quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Fale bem e sem medo!

Tire suas dúvidas: o Nube separou dicas para você ter sucesso em apresentações e impressionar o público.

(Publicado por Fernanda Martinelli no portal de notícias Nube)

Imagine uma platéia olhando silenciosa e fixamente para você. Ou então, os diretores executivos mais importantes de sua empresa impressionados com seu discurso. Caso possua enormes dificuldades para falar em público, fique calmo. O Nube separou cinco dicas para fazer bonito na frente dos microfones.

1°) O primeiro passo para obter sucesso em suas falas é estar por dentro do assunto. Nunca pense saber tudo, sempre há algo a ser acrescentado em suas informações. Pesquise, monte um roteiro. Concentre-se em tópicos úteis, para permanecerem na mente das pessoas. Não enrole.

2°) A platéia é essencial. Tente descobrir se algum ouvinte é contra o tema e antecipe as possíveis perguntas. Para tranquilizá-lo, verifique com antecedência quanto tempo terá para falar, se será o único e quais instrumentos poderão ser utilizados, como powerpoint, lousa , datashow ou retroprojetor.

3°) Personalize. Como fazer isso? Primeiramente, adapte sua linguagem. A palestra para leigos é diferente da feita para experts no assunto. Outro conselho importante é olhar nos olhos, mas sem se importar com a manifestação das pessoas. Caso não lhe agrade, mantenha a calma e siga adiante.

4º) Seja humilde. Se você já tem facilidade, permaneça com seu jeito, mas acrescente alguns positivos de outros oradores para enriquecer sua apresentação. Lembre-se: o sorriso é importante, pois atrai pessoas e faz ganhar audiência.

5º) Mesmo com treino, a ansiedade sempre aparece. No início, respire fundo. Esse é um momento tenso e define se você vai conquistar a empatia. No começo, geralmente costumam analisar seu jeito, suas feições e sua voz.

"Ter calma é uma ótima saída para obter resultados positivos e mostrar as verdadeiras qualidades", afirma a gerente de treinamento do Nube, Carmen Alonso. Segundo ela, é importante manter a postura e falar com segurança.

Pronto! Agora você já possui as principais informações para se tornar um grande orador, é hora de praticar.

2 comentários:

Érr# disse...

Manter o equilibrio é o melhor jeito de se viver a vida !
Amei o post !
bjs

Anônimo disse...

Eu adorei essas dicas, sempre fico nervosa em apresentações. Amei esse post. Agradeço pela visita no meu blog, seja bem vinda,eu não tenho um site específico de fotografias mas vou fazer, aí te digo, eu não entendo de fotografia profissionalmente mas gosto de tirar fotos pra me divertir, começei a estudar fotografia na faculdade e adorei. Faço publicidade, mas tenho muita vontade de cursar jornalismo também. bju*:)
FELIZ 2011!