quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ceia: Prepare seu estômago!

Para não ter surpresas nas festas, separamos algumas dicas para chegar em 2011 com saúde e bem-estar.

(Escrito por Fernanda Martinelli para o Portal de Notícias Nube )

2011 está ai. Junto com ele, estão os deliciosos alimentos e bebidas para a ceia da virada, tornando-se irresistível o ato de comer somente uma vez. Pensando nisso, o Nube preparou esta matéria para você aproveitar esse momento ao lado dos amigos e familiares sem passar por indesejáveis problemas de digestão.

Durante as festas de fim de ano é muito comum abusarmos das comidas, ainda mais se misturadas aos brindes e comemorações. Para não passar maus bocados e curtir cada minuto da passagem, evite ingerir líquidos enquanto come. O metabolismo durante a noite é naturalmente mais lento. Mastigar e engolir muito rápido, em excesso ou o consumo de álcool aumentam esta sensação de estômago alto, causando desconforto e mal-estar.

Feijoada, molhos, tortas e massas são tentadores, mas nos prejudicam por conta de seu alto teor de gordura. Fique longe de atividades físicas depois das refeições, pois seu sangue está direcionado preferencialmente para o tubo digestivo. Por isso, nada de correr na praia após um belo prato. Adriana Kawano, da supervisão de atendimentos do Nube, dá a dica: “experimentem de tudo, mas sem exageros, pois ainda há o almoço do dia seguinte para você degustar o restante”.

Evite se estressar! Curta o final do ano e aprecie os fogos no ar. Fatores emocionais também levam a maior formação de ácidos no estômago. Já na elaboração dos pratos, no lugar do pavê de chocolate, por exemplo, invista nas frutas da época. Além de baratas e de excelente qualidade como abacaxi, ameixa, goiaba, mamão, manga, melancia, nêspera e pêssego, auxiliam seu organismo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou o fato de apenas 2,3% das calorias diárias ingeridas serem resultado do consumo desses alimentos.

Atente aos nossos comentários e aproveite bem a virada do ano! Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário: