sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Acerte na Redação

( Publicado por Fernanda Martinelli em Nube News )

Silêncio na sala. Quando chega a hora da redação em um processo seletivo, vem aquele friozinho na barriga. E agora? Em concursos, vestibulares e Enem, tal avaliação é fator fundamental para aprovar um candidato. Para se livrar do sufoco nessas situações, o Nube oferece algumas dicas.

Independente da área de atuação, por meio desse teste, as instituições têm um indicador mais concreto da formação do aluno, diferentemente das questões de múltipla escolha. Por tal motivo, é bom estar atento e evitar alguns "pecados".

Na dissertação, o primeiro passo é escolher um tema específico dentro do sugerido. É interessante fazer um rascunho para colocar as idéias no papel. Conforme elas forem surgindo, o aluno pode ficar mais à vontade, sem se preocupar com estética. Poderá rasurar, apagar, escrever por cima, reorganizando seus pensamentos, mas é importante haver concordância.

Ao passar a limpo, a releitura de seu texto é imprescindível. Verifique se há algo a acrescentar ou retirar, se há repetições ou frases sem desenvolvimento. Outra sugestão é deixar o título por último, pois ele deve instigar o leitor a respeito do tema.

Allan Maia, estudante de Tecnologia, conseguiu uma colocação no mercado de trabalho por meio do Nube. “Embora eu não atue na área de comunicação, durante uma das fases do processo seletivo nos solicitaram uma redação. Essa etapa foi decisiva”, ressalta Maia.

De acordo com Wagner Bezerra, um dos responsáveis pela seleção e recrutamento do Nube, alguns enganos são comuns entre candidatos de ensino médio e superior: “muitos cometem erros de português ou utilizam argumentos clichês, como ‘há muito tempo atrás’ e ‘pra mim fazer’, bem como redundâncias.” Para quem não possui tempo para leituras, Wagner indica: “uma revista quinzenal e um jornal aos domingos, por exemplo, podem fazer a diferença.”

Se você leu esta notícia até o fim, parabéns! Você já está um passo a frente dos demais. Fique por dentro das dicas do Nube e obtenha sucesso em seus processos seletivos!

Nenhum comentário: