segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cai Fora, Plástico !

Dia de compras no mercado, que alegria! Que mãe não gosta de comprar alimentos para por na mesa dos filhos? Mesa farta, dinheiro no bolso para efetuar compras, passando pela longa e demorada fila, e finalmente chegando ao caixa, colocamos os produtos na sacola. Epaaaaaaaaaaaa! SACOLA?

O texto de hoje será dedicado ao meio-ambiente.

É muito difícil nos livrarmos da comodidade de apanhar 'sacolinhas' - que parecem inofensivas aos olhos de um pobre mortal- no ato de empacotar produtos, e muitas vezes até abusamos do bom senso, colocando em um só produto duas ou mais sacolas, com a desculpa de 'poder não aguentar e rasgar'. TOTALMENTE ERRADO!

Primeiramente, estamos desperdiçando algo do modo mais absurdo possível. Ao chegar em casa, a senhora que carrega consigo mais de 20 sacolas plásticas seguramente jogará no lixo assim que chegar ao seu lar ou utilizará para fins como apanhar o cocô do cachorro. O fato destas sacolas demorarem mais de QUINHENTOS ANOS - sim, 500 anos - para se decompor no meio ambiente não é sequer cogitado.

Achou um absurdo? Pode ficar pior. A taxa mundial do consumo de saquinhos plásticos está estimada em 500 bilhões ao ano, quase 1 milhão por minuto- POR MINUTO! O mais preocupante é que apenas 0,6% deles são reciclados - ZERO VÍÍÍRGULA SEEIIISSS !

Mas podemos reverter este quadro. Quer contribuir?

* Habitue-se a andar sempre com uma sacola resistente para carregar suas compras.
* Recicle seu lixo, assim você contribui para que o meio ambiente seja preservado para as próximas gerações.

Ao procurar por mais informações sobre reciclagem deste tipo de material, encontrei o site do Projeto de Educação Ambiental da Uniplac http://www.uniplac.net/ . O Projeto tem como objetivo promover a Educação Ambiental na comunidade acadêmica e externa através da separação dos resíduos sólidos e plantio de espécies vegetais nativas.

Ah...e posso citar também aquelas sacolas que fornecem em mercados, ou mesmo estas reaproveitáveis que vendem por ai. Algumas são resistentes, bem mais que estas plásticas fornnecidas nos mercados.
Pense bem antes de encher a mão com dúzias delas...
Deixarei vocês com um vídeo agora que transmite um pouco mais do que eu quero dizer...para algumas pessoas, palavras não bastam. Imagens comprovam e mobilizam mais em determinados casos.


4 comentários:

Anônimo disse...

gostei do seu texto, e ainda mais por tentar conscientizar as pessoas.
Precisamos disto se quisermos ter um mundo melhor e mais 'limpo'.

Bjs, e parabéns

Rafa

Anônimo disse...

Belo texto nanda
beijos

Anônimo disse...

alias ass:kpta
^^

Anônimo disse...

vc é um cranio,ein fezita

=D
muitu bom seu blog!!!!!!!

bjs
Maira