sexta-feira, 30 de outubro de 2009

SIM E NÃO

Nada como começar um texto inspirada no título de uma música do Nando Reis.


Abordarei neste post sobre a difícil arte de dizer “Não”.

Vou confessar uma falha minha: sempre tive dificuldade em dizer “não”. E por mais uma vez menciono meu pai, que sempre me alertou quanto a isto.“Diga não para as pessoas, demonstre personalidade...”


A questão é: Tenho medo de magoá-las. Quer dizer, sempre tive. Agora, não mais... sim, sempre temos um “pé atrás”, mas posso afirmar que neste quesito já passei para a próxima fase.

Aprendi que para estar de bem comigo não devemos “agradar”. Este é o primeiro passo para irmos ao fracasso.

Além do mais, dizer “Sim” nem sempre é a melhor escolha. Ficamos depois de mau-humor, rancorosos, nos perguntando o porque de não termos dito o que queríamos. As pessoas não são assim conosco, então porque sermos cheios de dedos com elas? Serão elas merecedoras desta consideração? Seguramente não são todas.

Mais uma vez citarei meu pai, que diz “Melhor ficar vermelho na hora do que amarelo pro resto da vida”. E isto é mais do que a verdade. Quantas vezes nos seguramos para não despejarmos tudo o que estamos pensando, e depois ficamos remoendo o assunto, mal dormimos, ficamos de cara feia o dia inteiro, nos arrependemos...e a pessoa nem sabe o que se passa. Pra que isto?

Claro, devemos ter certa dose do remedinho “semancol”. Mas, se me permitem um exemplo, digamos que uma pessoa te peça algo que você não quer fazer. Se você diz sim para esta pessoa, estará dizendo não para você. Concorda? Você estará negando a sua vontade. Pra que isto? Para agradar? Fazer isto para que? Acha que vão te respeitar mais, que você vai se tornar mais agradável? Hmm...boa justificativa. Mas posso responder? NÃÃÃO. Se estas pessoas abusam de você, isso significa que elas te respeitam?? Você sente necessidade de ser aceito por estas pessoas? Hellooooo, eles ABUSAM !

Eu mesma já fiz tantas vezes isto que me irrito só de lembrar. Agora, em determinadas situações, testo meu “não”. Mesmo que eu pudesse fazer...é NÃO. Não interpretem isto como uma pessoa de má vontade, é que estou apenas “ME” testando. Sabe, é legal dizer NÃO. Mais legal ainda é ver a cara das pessoas ao ver você negar algo! (tudo bem, podem me internar)

Falar um NÃO na hora certa dá forças ao nosso próprio ego. Parece que dá uma força tremenda, me sinto inchada, envaidecida... hahahaha. O que importa é dizer do dia em que disse o primeiro não: foi libertador. Ta, não lembro NA MINHA VIDA qual foi o primeiro dia, é pedir demais da minha frágil memória. Mas aqui no trabalho, por exemplo.... “não”. Simples, singelo e devastador. Ta, não foi nada devastador, mas me senti bem. Bom isso, né? Passaram a me consultar mais, a perguntar meu ponto de vista...sou respeitada. Antes de fazerem qualquer coisa, perguntam o que eu acho. Pasmem, sou a mais nova daqui, me chama de “mascote”. Foi uma conquista!

Ouvi tantos nãos na minha adolescência que perdi a conta. Respeitei sempre meus pais, mas como ouvi muito mais não do que sim – na maioria das vezes era não pelo não, sem explicações – os tratava como pais e não como amigos. Tudo bem, estou falando aqui de respeito, apenas (Daqui a pouco inverto tudo, é só eu virar adulta, um instante só). O mais engraçado é que eu não falava não para eles, mesmo que não cumprisse com as obrigações, apenas concordava e fazia as coisas escondido, mas isso não vem ao caso.

No geral, as pessoas odeiam ouvir um NÃO, mas te respeitam. Parece que um “não” bem fundamentado tem mais credibilidade do que um sim. Mais ou menos como se falar sim fosse comum. Por outro lado, quando falamos não dá a impressão que a “coisa” foi pensada. A pessoa que ouve o seu não fica de cara feia num primeiro momento, mas depois que ela pensa um pouco e acaba dando mais valor a você, mesmo que não admita isso nunca. Talvez porque muitas vezes temos que dizer aquele não senão ficamos muito “facinhos”.

QUE CONFLITO !

Precisamos ter paciência...sim?

NÃO!

“Nem tanto ao céu, mas muito menos ao inferno.”

6 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkk, voce sempre muito criativa!!! Adorei,mtu bom......eu também já passei por muitos momentos desse e sei que não é facil dizer 'nao' pra qualquer um!!!!!Parabéns pelo blog....ta famosa jah!!!

Beijs, Fefê!!!
Victor

Anônimo disse...

No relacionamento de "pais e filhos", muitas vezes disser um "não" se torna muito difícil, não só para explicar o porquê desse "não"que na maioria das vezes envolve "n" fatores,difíceis de serem explicadas mas também para proteger os filhos de experiências desagradáveis.
O conflito se instala nesses momentos difíceis,em que o relacionamento pais e filhos fica abalada, mas isso me faz lembrar um provérbio:"Procure me amar quando eu menos merecer,porque é quando eu mais preciso".
É aceitando incondicionalmente e de forma amorosa, que provamos aos filhos o quanto significam para nós pais.
Marcelo

Nanäieh (Sol) disse...

Geeeente, tenho que "comentar o comentário" de meu pai. Que coisa LINDA!

Te amo. Sei que é tudo para o meu bem :)
Desculpe, quando pareço não entender, e dou 'chilique'.

Anônimo disse...

Ai que lindo!!
(ateh os comentarios do post! :o)
nandaa! "voce sempre muito criativa!!" [2]
Sabe que este post, caiu do ceu (na hora certa!! hihihi)
te amo maninha.
estou distante. Porem, acompanhando e sempre contigo *-*
sempre lembro de ti.
em minhas historias.. esta sempre o seu nome.. em fim:
vc eh Tudo e muito mais do que qualquer pensa.
uma amizade tao linda da gente...
te amo maninhaa
(Sei que nao foi pra mim o post...
Mas preciso agradecer! hahaha)
;*

Zeca disse...

Nanda, gostei do blog, apesar de encontrar ´certa confusão no ato de dizer sim ou não. O sim é fácil dizer, pois é palavra agregadora [faz os outros felizes] parece ser palavra comunitária. Já o não é palavra individual, se
sensatos,coerentes e com maturidade, deixa-nos felizes e nos impede de nos machucar. Desculpe se me alonguei no comentário, seu texto é ótimo, comentei o tema.
Bjs. Zeca

Anônimo disse...

O que você escreveu na verdade serve para todo mundo, e é muito bom ver que você pensa de modo 'comunitário', se me permite por assim dizerGosto da sua escrita,nos prende.
BJS, Léo