domingo, 20 de setembro de 2009

O Sentimento da Necessidade de Dormir


...Sono. Que palavrinha popular, não? Aliás, ela não sai da boca de algumas pessoas. O sono pode ser uma ferramenta natural de gerenciamento do tempo. Como? Bom, que quem dorme está menos vulnerável aos perigos do meio ambiente, creio que todos concordam. Mas o sono evoluiu para que os animais otimizassem o uso do tempo...
Não possuo dúvidas de que exista uma sociedade de dorminhocos profissionais em algum lugar, e alguns que ainda não se filiaram a tal seita, mas o perfil é completamente compatível e aceitável.Um culto de pessoas orgulhosas por obter o número correto de horas de sono por noite, deve ser uma bastante secreta.
Muitas pessoas, diria até a maioria delas, parece se sentir insegura a respeito de seu sono, e gostariam de dormir um pouco mais (EU!).Elas estão certas de que ficar acordado até as duas da madrugada não pode ser bom. Ou pode? Bom, podendo ou não, elas FICAM.
Em verdade, ninguém sabe ao certo. Os cientistas não têm certeza sobre por que o sono existe,e tornou-se difícil explicar a diversidade de hábitos de sono em pássaros, peixes e mamíferos, incluindo humanos.
Bom, como exemplificar torna o texto mais agradável, foi partir para um exemplo: Por que os leões dormem durante 15 horas por noite e as girafas apenas cinco – quando são elas que terão de correr por suas vidas quando chegar o momento da caça? Como dormem os pássaros migratórios, que voam por dias a fio? Tenho certeza que vocês já os viram por ai... E por que algumas pessoas são madrugadoras quando jovens, jogando psp madrugada afora e vendo seriados (mesmo que para isso acordem 12hrs da manhã seguinte) e se tornam corujas quando mais velhas?
A resposta pode resumir-se no gerenciamento do tempo, segundo um novo artigo na edição de agosto do jornal "Nature Reviews Neuroscience". No artigo, Jerome Siegel, professor de psiquiatria da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, revela que o sono evoluiu para que os animais otimizassem o uso do tempo, mantendo-os seguros quando as caças estivessem escassas – ou talvez perigosas. CA-RA-CA ! Não tinha pensado nisso.

ADAPTANDO....Por essa visão, as diferenças na qualidade de sono, incluindo até mesmo períodos de insônia, não devem ser vistas como problemas – mas como adaptações às demandas do ambiente.
“Nós passamos um terço de nossas vidas dormindo, e isso parece tão mal adaptado – e assustador!."O maior erro cometido pela natureza é o nome frequentemente usado pelos cientistas”, disse Siegel. “Porém, outra forma de olhar para isso é a seguinte: a falta de sono desnecessária seria um erro ainda maior”.

As pesquisas do sono não são unanimidades – peritos discordam fortemente em quase toda teoria oferecida, e esta não é uma exceção.

Entre outras objeções, os críticos apontam que animais dormindo são menos alertas a predadores do que se estivessem acordados, e que o sono parece servir a outras funções essenciais. Alguns estudos sugerem que o cérebro consolida as memórias do dia durante o repouso; outros dizem que ele precisa do sono para reparar danos neurológicos [me enquadro nesta].

Pessoas dormindo são altamente sensíveis a alguns ruídos, como o choro de um bebê ou uma pancada ou vozes incomuns. Hahaha, fora os pesadelos...(recordações indesejáveis de meus sonhos agora - pausa para respirar e rir).
Em humanos, é notório que a qualidade de sono muda com a idade, dos profundos mergulhos no começo da infância, às cinco ou seis horas de sono leve e irregular que muitos idosos chamam de uma noite dormida. Lembro agora de um dia que tive que sair MUITO CEDO de casa pra ir no médico...(eu reclamando, resmungando com minha mãe de meu sono que me consumia), cheguei na esquina de minha rua, a qual possui um asilo, encontrei velhinhos extremamente felizes por ver-nos àquela hora por eles passar...e saudaram-nos alegres. Fofos..mas CRE-DO. Porque acordar de 'madrugada'? E minha vovó, que quando vem nos visitar acorda às 6:30, mas tardar 7hrs da manhã, e me vem acordar falando que vai tomar café, perguntando do PÃO? Ahhhhhhhhhhh não.

Os médicos há tempos discutem se os idosos são privados de sono como um resultado, ou simplesmente precisam de menos tempo de repouso.
Na visão de Siegel, é uma questão de trocas: pessoas mais velhas não possuem mais a necessidade de crescer dos jovens, que exige sono profundo e longo, e podem ter mais necessidades e habilidades para fazer coisas para eles mesmos, no lugar disso.Interessante...
Resumindo, quando é preciso obter alimento, os animais simplesmente vão, esteja o sol brilhando ou não. Dependendo do animal, um longo período acordado pode, ou não, ser seguido por um longo sono de recuperação.

Nada disso significa dizer que um bom sono seja desnecessário, ou que problemas sérios de sono não existem. O sono é necessário, e os problemas existem.
Mas a teoria sugere, realmente, que um intervalo de insônia pode não ser prova de uma doença. Se o sono evoluiu para ser o gerenciador de tempo definitivo, então estar acordado às duas da manhã pode significar que há trabalho importante a ser feito.

Hora de desligar as reprises de filmes antigos e começar a fazê-lo.

Um comentário:

Unknown disse...

Admito, estava com sono e com preguiça,e ao ver o tema e tamanho do post quase deixei pra ler mais tarde,mas...ao começar a ler não consegui parar e quando percebi já tinha acabado

Porque será?! rs

Ps.: conheço alguém que fica jogando PSP e vendo seriado xD

Allan.