terça-feira, 22 de setembro de 2009

Meu Dente Queixeiro



Estou com uma dor tão chata,mas tão chata, que resolvi escrever sobre “ele” para ver se resolve se aquietar e me escuta. Talvez fique feliz ao ver a importância que está ganhando e assim amenize o que agora sinto.


Safadinho,hein? O dente queixeiro, popularmente conhecido como siso, e para engraçadinhos “o dente do juízo” está dando mais sinais de vida em minha pequena boca. Pensei que já tinha me deixado em paz...mas não. Tenho tantos dentes, para que aparecer outro, meu Sr.? Meu sorriso não ficará mais bonito com sua presença. Pelo contrário, gosto dele assim. E gosto ainda mais sem esta dor que vosmecê me proporciona.

Lembro-me agora de que, quando eu tinha uns 6, 7 anos, minha mãe me ajudava a extrair meus dentes de leite, dizendo que era para eu me preparar pois o dente do juízo ia chegar. Eu me perguntava o que seria este dente, reclamando da dor que sentia enquanto movia o dente para um lado e para o outro tentando fazê-lo cair. Ela dizia que para algumas pessoas não nascia, mas o dela nasceu, e ela teve de extrair. Eu perguntava “porque tirou, mãe!?!”, confusa pelo fato de seu dente ter nascido "quando ela era velha". E o pior: queria que o meu nascesse também !

Que pensamento mais tolo. Que desagradável dor agora sinto. Eu que sempre cuidei tanto de meus dentes, pois sempre escutei “escooova, senão o bichinho da cárie vai te causar uma dor insuportável”. Sabe, confesso que uma época cheguei a ficar paranóica com isso. Escovava-os antes e depois das refeições. Isto mesmo: ANTES e depois. [hahaha só rindo.] Até que me disseram que assim ele ia ficar mole, apodrecer e cair. E não repeti a atitude. Agora, possuo uma higiene normal, como o dentista manda.

Mas, voltando: meu deeeeeeeente. Até que estes molarezinhos de cima que estão nascendo não incomodam tanto...como os debaixo! Quer dizer, só quando mastigo...Parece que levei um soco do lado esquerdo. Amanhã vou ao dentista antes do trabalho para tirar uma chapa.

Por um lado, até agradeço que eles tenham resolvido dar o ‘ar da graça’. Muitas vezes, os dentes do siso ficam presos ou encaixados no osso da maxila ou da mandíbula ou simplesmente não erupcionam. Isto pode acarretar uma sobreposição ou mesmo o deslocamento de outros dentes , e até levar ao desenvolvimento de cárie dentária localizada. Sai fora! Esta dor com certeza é mais suportável do que seria a de uma cárie. Nunca tive, mas vai saber, né?

Por serem responsáveis por tantos inconvenientes, estes dentes são geralmente extraídos, mesmo sendo dentes íntegros, ou seja, inteiros e sadios.

Bom, se os dentes estiverem causando dor ou inflamação, eles devem ser extraídos – fato. O salgado é o preço. Eu não pedi para eles nascerem, não reclamei que tinha poucos dentes na boca, nem nada do gênero. Não poderiam tirar gratuitamente, juntar com outros e formar uma dentadura para uma sra. sem condições?


Hahahaha que nojo.



Saaaaaaaaaaaaaaaaaaai pra lá, dente ruim.


ps: Estava eu terminando meu post aqui no trabalho e vieram com um pedaço de chocolate para mim. É, siso: se comporte, ou não vai ganhar cacau.


Nenhum comentário: