segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Timóteo, uma cidade especial

Se você ainda não conhece, conheça a maior área de proteção da Mata Atlântica da região de Minas Gerais.

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal Nube)

Gostaria de curtir uma bela viagem nestas férias? O Nube separou uma dica imperdível: a 216 quilômetros de Belo Horizonte, Timóteo tem 36% de sua área ocupada pelo Parque Estadual do Rio Doce e outros 14% pela Área de Preservação Ambiental, protegendo a maior área de Mata Atlântica do Estado.

Garantindo o título de “Pulmão” da região do Vale do Aço, em Minas Gerais, 50% do total territorial do município é formado por área verde, considerada reserva da biosfera pela ONU e com cerca de cinco mil hectares. Os turistas garantem: vale a pena.

Aonde você se encaixa nisso? O Centro de Visitantes do Macuco, um dos portais de entrada do parque, oferece camping para 500 pessoas, restaurantes e anfiteatro. Além disso, é o principal acesso à trilha Lagoa Juquita, onde se faz um passeio muito bacana a pé por um caminho de quatro quilômetros intocáveis de floresta. Para tal travessia, você conta com o auxílio de dez monitores da própria comunidade, colocando à disposição informações sobre o ambiente.

Para quem não tem medo de altura, entre as atrações destacamos o Pico do Ana Moura, o ponto mais alto da região do vale, com 864 metros. Lá, são instaladas torres de transmissão das emissoras de rádio e TV. Também é considerado o ponto mais apropriado para a prática de saltos esportivos em razão das condições térmicas e velocidade do vento. Outros esportes, como montanhismo, rapel e trekking também são praticados.

Contribua para o turismo! Já nos transformamos em uma das “maiores indústrias" do mercado e devemos crescer muito ainda. Segundo o jornal norte-americano Miami Herald, de uns tempos para cá o Brasil se transformou no quinto melhor país para os turistas internacionais, apenas atrás da China, Estados Unidos, Marrocos e Argentina e à frente de países tradicionais como Espanha, França e Grécia. A média dos anos anteriores foi de cerca de US$ 4,3 bilhões, ou seja, apenas 0,6% do total mundial (estimado em US$ 710 bilhões).

Gostou? Fique por dentro das dicas do Nube e tenha assunto para impressionar durante os processos seletivos!

Nenhum comentário: