terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aulas gratuitas na rede

Para começar o anoe mpenhado nos estudos, o Nube apresenta cursos de graduação pela Internet.

(Escrito por Fernanda Martinelli para o Nube News)


Aonde você mora não há a faculdade desejada? Está sem dinheiro e não consegue bancar suas aulas? Os cursos superiores via Internet chegaram e dessa vez para ficar. Eles estão longe de ser uma novidade acadêmica, mas o grande nível de interatividade permitida pela rede permite graduações não-presenciais. O Nube explica vantagens em aderir a esse método.

Esse modo de ensino requer o mesmo esforço individual de qualquer empreitada similar, talvez até mais. O regime semi-presencial significa parte do tempo curricular a ser utilizado ao menos para as avaliações periódicas, podendo ocorrer quinzenal, mensal ou bimestralmente.

Outra característica das universidades eletrônicas ou e-learning é a possibilidade do professor e seus alunos se encontrarem em videoconferências , chats ou e-mail. Normalmente os cursos atuais são um misto de ambas as categorias com atividades em conjunto, exigindo reuniões virtuais e a maior parte da comunicação ficando off-line.

Segundo levantamento feito pelo Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD), em sua edição 2008, mais de 2,5 milhões de brasileiros estudaram com metodologias a distância no ano de 2007. Esse percentual aumenta a cada ano, e estados como Minas, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e Distrito Federal apresentaram maior índice. Para Antonio C. Valada Junior, administrador de vagas no Nube, “além do conforto, esse tipo de sistema otimiza nosso tempo. Conheço adeptos e a maioria recomenda”. Valada ainda recomenda: “Pesquisaria primeiro sobre a instituição, se é reconhecida em território nacional.Após matriculado, tiraria todas as dúvidas quando possível, assim como nas aulas presenciais”.

Se você está interessado em fazer cursos gratuitos, pode se animar. O Ministério da Educação criou em 2005 um programa chamado de Universidade Aberta do Brasil . Consiste em uma colaboração do Governo Federal com instituições superiores de ensino público, levando a capacitação técnica de se graduar por meio do ensino à distância. Apesar de o programa priorizar a capacitação de docentes oferecendo cursos de licenciatura, são disponibilizados também vários cursos superiores com o mesmo perfil em diversas áreas distintas.

Há outras maneiras de fazer faculdade grátis? Sim, com a ajuda de órgãos do governo ou de instituições filantrópicas, você não se preocupa em devolver o valor investido. Abaixo, separamos uma série de sites, auxiliando em sua inscrição para uma destas bolsas de estudos.

Programa de Financiamento Estudantil – Fies
CNPq
Fundação Estudar
Instituto Ling
Capes (apenas pós-graduação gratuita)
Cederj

Lembre-se: o requisito mais importante com o qual você deve se preocupar em cumprir é manter boas notas para não perder o privilégio. Agora só depende de você. Boa sorte!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi,tudo bem?