O intuito aqui não é a abordagem sobre um tema específico, muito menos há quaisquer foco em minhas notícias. Julgarei o que é de importância para mim, e postarei sem qualquer agenda específica.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Chefes durões: uma vantagem?
Gestores rígidos podem transformar funcionários". Acredita nessa afirmação? Saiba mais a respeito.
(Por Fernanda Martinelli para o Nube News)
Ao iniciar em uma vaga de estágio, a maioria dos estudantes tem receio de como será o comportamento de seu superior. Nesta matéria, o Nube indica motivos pelos quais uma pessoa exigente contribui para seu desenvolvimento.
Um estudo holandês mostrou razões pelas quais chefes mais durões podem ser, na verdade, uma vantagem: algumas pessoas desempenham tarefas melhor quando recebem broncas. Já para outras, ser tratada com raiva pode sufocar a criatividade. Qualquer excesso na convivência talvez seja entendido como bajulação, portanto, a educação e a etiqueta profissional devem prevalecer na interação.
Esse diferencial ocorre por conta do grau de “motivação epistêmica”, uma característica ligada à personalidade do trabalhador e ao ambiente de trabalho, revelando o nível de engajamento do funcionário e seu desejo de entender uma situação. Tendo esse ponto em alta, aproveita-se mais as broncas, comparando-se a quando se recebe respostas neutras. Com isso, novas idéias são geradas, mais originais e abrangentes.
Do contrário, interpretam a raiva do chefe como um sinal negativo, pensando ter seu intelecto inferior ao de seus colegas de trabalho.Em ambientes descontraídos, a mensagem está sujeita a ser interpretada mais corretamente, traduzida em pensamentos como “devo me esforçar mais”, por exemplo. Esse foi o caso de Bárbara Campachi, administradora de vagas do Nube: “Já convivi com pessoas assim. Tinha a maior preocupação em agradá-los e realizar as minhas atividades com muita competência e responsabilidade. A melhor forma é quando há um equilíbrio, sabendo agir em cada situação”.
Uma pesquisa feita pela empresa norte-americana Kenexa Research Institute revela 64% dos brasileiros satisfeitos com o desempenho de seus chefes. Segundo dados, 66% dos empregados acham seus superiores eficientes, e apenas 10% julgam o contrário. Já 80% diz ser tratado com respeito.
Dica do Nube: Se já existe um problema de relacionamento hoje, não espere seu gestor ter tempo de sentar com você e "discutir a relação". Analise sua postura diante dele e tente pedir um feedback claro de quais pontos você pode melhorar, para traçar estratégias de construção de um comportamento mais útil para a equipe.
Além de contribuir para a qualidade da empresa, seu desenvolvimento será maior se levar isso como um grande ensinamento. Afinal, você está na empresa para aprender, e são pessoas com esse perfil as mais indicadas para tal relacionamento.
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