terça-feira, 31 de março de 2009

Peixe-Robô é Criado Para Evitar Poluição

Cientistas britânicos desenvolveram m peixe-robô, com lançamento previsto para 2010 no mar do norte da Espanha, com a finalidade de detectar a poluição. Testes com cinco modelos serão realizados, e, caso sejam bem sucedidos, a equipe prevê a utilização dos mesmos em rios e oceanos pelo mundo afora.
Medindo 1,5 metro, e elaborados em formato de carpa,a unidade custa 20 mil libras e imitam o movimento de peixes reais. Sensores químicos fazem parte do equipamento, para descobrir poluentes perigosos, como oleodutos ou vazamentos de embarcações .
A informação será transmitida para costa por meio de tecnologia de rede sem fio Wi-Fi. Para isso, contarão com ajuda de bases que também servem para recarregar suas baterias.
Diferentemente do peixe robô anterior, que necessitava de controle remoto, os novos modelos poderão navegar independentemente, sem nenhuma interação humana.
O cientista-sênior Rory Doyle, da companhia de engenharia BMT Group, que desenvolve o peixe-robô com pesquisadores da Essex University, ressaltou boas razões para a fabricação de um robô em formato de peixe em vez de um mini-submarino convencional. “Ao usar um peixe-robô, nós estamos utilizando um design criado há centenas de milhões de anos pela evolução e que é incrivelmente eficiente em consumo de energia", disse ele.
"Essa eficiência é algo que nós precisamos para garantir que nossos sensores de detecção de poluentes possam navegar no ambiente aquático por horas."

Se este projeto der mesmo certo, será uma alegria mergulharmos pelas praias do Brasil afora, pegando um solzinho, na companhia destes amigáveis seres robóticos. Não estou sendo irônica; realmente será bem entusiasmante me deparar com um deles.

Nenhum comentário: