quinta-feira, 2 de abril de 2009

O que são fotografias?

[ momento de reflexão... post também ]

Alguém saberia explicar o que são fotografias?

Seriam desenhos de pessoas pintadas?

Lembranças em uma folha guardadas?

Um baú cheio de fotos emboloradas?

Porta retrato na sua sala pendurado ou num canto encostado?

Imagens em sua mente registradas e gravadas?

Fotos salvas no computador ou disquete que imaginamos nunca perdê-las?


Afinal, a tecnologia avançada faz com que deixemos de lado a era arcaica com máquinas de revelação. Antigamente, era indispensável não comprarmos um filme, e devíamos ter todo cuidado para a foto não queimar depois desembolsar mais dinheiro para revelar. Ficávamos naquela ansiedade de esperar 2, 3 até mesmo 4 horas para se deliciar com as imagens.

Pois essas fotos arcaicas todos têm em casa e só perdem quando querem, você pode rasgar para não recordar o passado, queimar em um momento de fúria, presentear alguém, perder por desleixo, enfim várias possibilidades de você se desfazer delas caso queira.

No meu caso confiei demais no computador e ele me tirou todas as fotos sem pedir permissão, triste?
Não. Confesso que na hora fiquei meio atordoada, mas isso só confirmou minha certeza de que nem tudo que você pensa que é seu é, nem tudo que você acha que está no seu domínio está, muitas vezes não damos a menor importância do que temos hoje, nem sequer olhamos quem está em nossa volta, acreditando que sempre estará lá, não falamos o que estamos sentindo, não fazemos o que queremos deixando para o amanhã, imaginando que teremos a mesma oportunidade que tivemos hoje. Fotos que representavam muita coisa, neste momento se perdem no vão imaginário para onde as fotos excluídas se encontram.

Isso é uma cobrança e comparação minha, de foto e vida.

Agora fica a dúvida, vale a pena confiar na memória do computador?

Ou sempre devemos ter uma máquina preta, muito antiga, volumosa e um filminho no bolso pra garantir a imagem?

Ps: por curiosidade, a primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce.

Remexendo nas minhas anotações dos cadernos da faculdade do ano passado, me deparei com as seguintes notas: O mais antigo conceito de fotografia foi o da câmara escura, em 1558, e conhecida por Leonardo da Vinci que a usava, como outros artistas no século XVI para esboçar pinturas.

A fotografia nasceu em preto e branco, mais precisamente como o preto sobre o branco, no início do século XIX. Dai, passamos por daguerreótipo (na foto -que é um processo fotográfico feito sem uma imagem negativa), etc.


Tá...ok. Isso foi somente um comentário nostálgico de quando havia aulas de fotografia, semestre passado. Em breve postarei notícias mais relevantes, e não reflexões de minha autoria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Taí assunto interessante esse de fotografia,mais ainda quando se compara com a vida e as pessoas que nos cercam.
Obrigadú,
Marcelo