sexta-feira, 13 de março de 2009

A cor dos olhos influencia em nossa visão?

Isso é algo a se pensar.
Será que a cor de nossos olhos tem algo que se possa relacionar com nossa capacidade de enxergar?
O que sabe-se até hoje é que pessoas que possuem olhos claros, pelo fato de não haver pigmentos suficientes, torna-se difícil o bloqueio de raios de luz, gerando danos, por vezes irreversíveis.
Porém, até onde vai esta relação entre a cor e tais danos?Isto nunca esteve muito claro, sendo assim, uma relação sutil.
No ramo dos esportes, alguns pesquisadores examinam este efeito.Na Universidade de Louisville, uma pesquisa revelou que pessoas de olhos mais escuros têm, no geral, melhores performances em tarefas que exigem rápido tempo de reação, como acertar bolas, jogar como goleiro e até no boxe.
Por sua vez, pessoas de olhos mais claros obtêm melhores resultados em ações que exijam mais precisão,como boliche, ou arremessar bolas de baseball.
Sempre pensei na possibilidade de tal relação...porque, de uns tempos para cá, não venho enxergando muito bem (hahaha!). Por meus olhos seres razoavelmente claros (castanho-esverdeados), e alternarem a cor de acordo com a mudança climática (sou chique...), resolvi fazer uma pesquisa a respeito.


É...(pausa dramática) - Daqui a pouco, além de exames anti-dopping, o COI (Comitê Olímpico Internacional)passará a se preocupar com lentes de contato.

3 comentários:

Anônimo disse...

hum...eu pensava muito nisso quando era criança, também me perguntava se nós enxergávamos as cores de forma diferente...derrr.
Mas quando pesquisei, vi que não há mesmo "nada comprovado".
Realmente, os olhos mais claros devem ser mais "sensíveis", falo por experiência própria, pois, sei lá, 80% das pessoas que conheço que têm olhos claros tem certa "deficiência" na visão, sem contar com a "história" da pigmentação.

Esse tópico despertou em mim certa curiosidade, lembrei de alguns padrões e leis de ótica, talvez o "formato e o tamanho" de certos componentes anatômicos do nosso sistema ocular como a córnea, a pupila e etc, exerçam influência no "desempenho" de nossa visã, sei lá. =z

Ps.: eu e esses meus posts chatos. -.-'
Ps².: porra eu sempre tenho que colocar algum "ps" ¬.¬'
Ps³.: bom...pigmentação dos olhos, sistema ocular, tempo de resposta e etc, deixando isso de lado, posso dizer com toda certeza que os olhos mais lindos que já vi foram uns castanho-esverdeados que tenho visto por ai.
=x

Allan.

Pati disse...

Bom, no dia que comecei a "seguir" esse blog, eu tentei milhares de vezes postar um comentário, mas pra variar minha net estava um horror. ¬¬'

Hoje, consegui \õ

Nossa, esse é um dos blogs mais interessantes que eu vi ultimamente.

Temas interessantes, úteis, escritos de forma fácil de entender,e que mantém a pessoa interessada no que está lendo.

Você está de parabéns "Nandaka".

E sobre o assunto dos olhos, acho que na verdade todo mundo sempre tem essa curiosidade seja quando pequeno, ou até mesmo depois de velho .. rs


beijos.

Anônimo disse...

Kaaaaraaaka fefe vc. tá tdo!! acertou na escolha da profissa. que blog "maneiro"... Mátérias q. são de teor super informativo, bem escritas e não são como aquelas bobas e fúteis de algumas meninas da sua idade. continue assim q, vc. vai longe...
beijin