quarta-feira, 11 de março de 2009

Celacanto Provoca Maremoto – Alguém lembra ?

Esta frase não é de minha autoria, muito menos de minha época. Dedico esta postagem primeiramente ao meu pai, que foi a pessoa que e informou o ocorrido,por estes dias (deixando inclusive um comentário em um de meus posts e despertando,assim, minha curiosidade e imaginação).
Vou contar-lhes o admirável fato, passado em 1977, no Rio de Janeiro.
“CELACANTO PROVOCA MAREMOTO” – Este foi o curioso grafite que aparecia nos muros de Ipanema,e , de lugar em lugar, acabou por chegar à Europa e América do Norte.
Pesquisando sobre “esse tal de celacanto”, descobri que é um peixe esquisitíssimo e só existe no sudeste da África. É enorme, podendo chegar a 1 metro e meio de comprimento, dentes muito fortes, se alimenta de outros peixes e suas nadadeiras são semelhantes a patas.
Maremoto, vocês sabem melhor do que eu, é uma grande agitação das águas do mar, e é provocada pelos abalos sísmicos submarinos. “Well” ...por maiores que sejam esses queridos celacantos,não há como provocarem um maremotinho que seja.Todavia, “Celacanto Provoca Maremoto”.Isto virou um assunto, uma notícia, uma investigação. Suas implicações poderiam relacionar-se ao período da ditadura, em linguagem figurada. Os mais rasos viram na frase uma previsão cabalística : “O mundo vai acabar e eu não vou nem ficar sabendo que porra é essa!”
O autor do “Celacanto Provoca Maremoto” é o jornalista carioca Carlos Alberto Teixeira.
A imprensa deu início à investigações sobre tal escritura, afirmando que o “celacanto” era um código entre traficantes, afirmando que aquele ponto era venda de drogas (todos comigo: Ohhhh! ), ou mesmo mensagens extraterrestres, pois, naquele tempo- (e até hoje!)- é difícil encontrarmos pichações com frases, havendo ali, um período completo (sujeito,objeto e verbo). Geralmente encontramos um grafitismo só - como nomes, assinaturas. Este despertava a curiosidade por possuir sentido completo.
Após tamanho sucesso concebido por meio de sua curiosa frase, Carlos Alberto Teixeira recebeu propostas com preços exorbitantes, para que pichasse à vontade. Com isso, Teixeira ganhou dinheiro como artista plástico, graças ao “celacanto Provoca Maremoto”.

Mas, a verdadeira causa de tudo isto, a real chave do celacanto, era algo bem mais simples. Na década de 60, exibido pelo National Kid (estreada em 1960 na TV japonesa e chegada ao Brasil em 1964, juntinho com os milicos), um episódio retratava seres abissais, entre eles o chamado “Celacanto”. Ou será que não?

3 comentários:

Anônimo disse...

garota você é foda!

marcos "BLT"

Anônimo disse...

É...eu vi o outro post, e fico com esse seu "ou será que não?", muitos de nós podemos pensar que não, mas sim, existia uma pequena fração do povo que tentava algo contra a ditadura nessa época, se pensássemos um pouco mais, perceberíamos que hoje estamos em nada mais nada menos do que numa espécie de ditadura psicológica, pois somos intensamente manipulados "sem ao menos perceber".

Ps.: já que é pra não ficar se segurando, confesso, tá mandando muito bem, até eu fiquei com vontade de virar "blogueiro" agora, mas claro, blog com conteúdo, sempre.

Ps².: Posso falar que te amo no blog?
uahea =**

Anônimo disse...

Faltou assinar...

\/

Allan.