sexta-feira, 15 de abril de 2011

Entrevista: Com qual roupa eu vou?

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal Nube)

Boas roupas, barba bem feita, maquiagem simples e discreta, tom de voz e cabelos bem cortados são alguns dos requisitos básicos para se ter sucesso em um processo seletivo. Contudo, muitos jovens ignoram. Veja as dicas do Nube para se dar bem na hora H.

Há quem aposte em um sorriso como cartão de visitas. Quando se fala em aparência, é preciso entendê-la não como beleza física, mas sim um preparo comportamental. Afinal, os primeiros 30 segundos são decisivos, revelando se entrevistador ou o cliente “vai ou não com a sua cara”, com as atenções voltadas para sua credibilidade. Fernando Fraco, help desk do Nube, aconselha: “O ideal é entrar no site da empresa para saber a sua história e qual o perfil dos funcionários. Muitas vezes, por fotos, temos uma ideia de como devemos nos apresentar”.

Para Carolina Dias, da área de seleção do Nube, “é desejável o uso de trajes sociais, a salvo se o estudante busca vagas para trabalhar em regiões de mata ou em um clube aquático como salva-vidas. Se não puder comparecer com tais vestimentas, avise a empresa, mas tente pedir emprestado ou comprar a roupa com antecedência”. A selecionadora revela: “durante uma entrevista, presenciei um estudante de boné e uma garota de chinelo”.

Em dias de muito calor, Carolina indica: “Meninas podem optar por saias, vestidos ou bermudas sociais (abaixo do joelho), bem como regatas com alças grossas, onde não apareça o sutiã. Já os meninos, se a empresa pedir por vestimenta social completa, siga o solicitado, mas poderá tirar o terno durante a apresentação”.

Para não dar vexame e conquistar a vaga desejada, o Nube separou alguns conselhos imprescindíveis para ser um profissional de sucesso:

1) Tenha postura – Coluna ereta, mãos para fora dos bolsos, cabeça erguida.O profissional precisa transmitir segurança, energia e seriedade.
2) Aperto de mão – Fundamental em qualquer entrevista, a dica é deixar seu interlocutor aplicar a força e ai você o acompanha na mesma medida.
3) Olho no olho – Tal gesto passa credibilidade. Invista principalmente no cumprimento.
4) Tom de voz – Controle-o de acordo com o condutor do processo e atente à velocidade da fala. Cuidado com o nervosismo e pronuncie as palavras pausadamente.
5) Unhas – Mantenha-as sempre aparadas e limpas. Se você as rói, tente parar, pois é um péssimo hábito. Para as mulheres, ao escolher um esmalte, dê preferência a cores claras, neutras. Deixe o vermelho para sair a noite com as amigas.
6) Perfume – Prefira fragrâncias bem leves e discretas para não impregnar o ambiente.
7) Cabelos – Devem estar sempre cortados e penteados. Para os homens, uma boa opção é o auxílio de gel. Para as meninas, cabelos presos. Caso prefiram os fios soltos, mantenha-os alinhados e não os deixe cair sobre o rosto.
8) Acessórios – Relógios, pulseiras, bolsas, brincos e colares não são proibidos, mas atente se os mesmos estão combinando com seus trajes e se não estão muito chamativos.
9) Boas roupas – Item essencial, formador de 99% da opinião sobre um candidato. O uso de saias e decotes, nem pensar! Opte por cores neutras, como tons pastéis, marrom ou pretinho básico. Meninos, camisas brancas e azuis são bem-vindas. Atenção: nada de gravatas de Piu-piu ou Taz-Mania. Os sapatos devem estar limpos e engraxados.

Lembre-se: Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão. Pense nisso! Agora é com você.

Boa sorte.

Nenhum comentário: