sexta-feira, 15 de abril de 2011

Comemore o Dia do Café!

(escrito por Fernanda Martinelli para o portal Nube)

Companheiro durante a manhã, a tardinha e até mesmo nas horas de estudo: no dia 14 de abril, é comemorado o dia internacional do café. Se você é mais um de seus apreciadores, confira a programação separada pelo Nube.

O Roteiro do Café é passeio temático criado pela São Paulo Turismo, por meio do projeto TurisMetrô, em parceria com o Café Moka. Devido ao grande sucesso de público, ele foi prorrogado até o dia 19 de junho. O passeio é uma boa opção tanto para os turistas quanto para os moradores de São Paulo, podendo conhecer um pouco da história da cidade e sua relação com essa tradicional bebida.

A estação da Sé é ponto de partida. Na caminhada até a São Bento, o guia explica sobre como a economia baseada na cultura cafeeira contribuiu para o desenvolvimento urbano no final do século XIX e início do século XX. Entre as atrações arquitetônicas estão os mais antigos arranha-céus da cidade, o Edifício Rolim (1920) e o Edifício Guinle (1913), da “Época de Ouro”.

Uma das curiosidades é conhecer o local próximo à rua XV de Novembro onde funcionou, em 1850, a primeira cafeteria. Nas proximidades, também se instalaram o Galo da Sé, Café São Paulo, Girondino, Café Brasileiro e Café dos Andes. A visita segue para a mais antiga sede do Banco do Brasil na cidade. O prédio possui adornos inspirados em ramos de café. Depois, será a vez de visitar o Largo do Café, recebendo esse nome por concentrar uma espécie de “bolsa de valores dos grãos”, mais tarde transferida para Santos.

Os participantes embarcam na Estação São Bento e a próxima parada é a Estação da Luz, linha de trem instalada para transportar toda a produção do interior até o porto de Santos. Nas redondezas, um ponto de parada interessante é a Vila dos Ingleses. O local, hoje tombado como patrimônio, foi construído em 1915 para abrigar funcionários da ferrovia. Depois de uma caminhada, os participantes embarcam na Luz e retornam à estação da Sé para finalizar o passeio. A duração gira em torno de 2h30.

Tome nota dos dias:
Abril: 16 e 17/04; 30/04 e 01/05
Maio: 07/05 e 08/05; 14/05 e 15/05; 21/05 e 22/05; 28/05 e 29/05
Junho: 04/06 e 05/06; 11/06 e 12/06; 18/06 e 19/06.
Horários:
- Sábados: 1 saída às 9h e 1 saída às 14h
- Domingos: 2 saídas às 9h e 2 saídas às 14h

Lembre-se: Você deve chegar no local com 30 minutos de antecedência Para participar, você deve apresentar uma embalagem de qualquer produto Moka. Grátis crianças de até seis anos.
Interessados devem agendar o passeio dois dias antes pelo site http://www.cafemoka.com.br

Luara Passareli, colaboradora do setor administrativo do Nube e estudante de história, diz: "o café foi muito importante na história do país principalmente em termos econômicos, pois por meio de seu cultivo o Brasil passou a ser o maior produtor mundial no século XIX. É importe frisar sua importância atualmente, tanto na mesa brasileira como de outras nações”.

A colaboradora dá algumas dicas: “É essencial a participação nesses eventos para demonstrar o respeito e consideração com a preservação da memória nacional, além de agregar para a formação e informação das pessoas, e ao mesmo tempo fazer parte do processo histórico”.

Nenhum comentário: