quinta-feira, 21 de abril de 2011

Energia nas catracas do metrô

(Matéria de Fernanda Martinelli para Nube News)

Você tem conhecimento da importância de participar de eventos e concursos? Pois é, isso conta pontos no currículo e em dinâmicas de grupo. Essa foi a atitude tomada pelos alunos do Centro Universitário FEI – Fundação Educacional Inaciana, vencedora do EDP University Challenge 2010.

Já pensou em aproveitar a grande circulação de pessoas nas catracas do metrô e trens para transformar esse movimento em eletricidade com o uso de gerador de energia limpa? Promovido pela primeira vez em terras nacionais, ganhadores foram premiados com uma bolsa de estudos no valor de R$ 15 mil e um estágio de três meses na sede da EDP no Brasil, com possibilidade de intercâmbio na Europa.

O concurso reuniu cerca de 800 estudantes de mais de 20 instituições de ensino superior. A entrega do prêmio aconteceu no último dia 15 de março na sede da empresa, localizada no Itaim Bibi, em São Paulo. Os participantes elaboraram um plano de marketing. Contudo, o grupo de alunos do 3º período foi além e criou também um plano de comunicação integrada de marketing, diferencial para a conquista do prêmio.

A sugestão dada foi o uso de geradores elétricos acoplados nas roletas: Na proposta, quem passa pelas catracas do metrô estará exposto à mensagem “EDP, energia limpa. Bom para o planeta, melhor para você”. Nesse momento, comprovariam a veracidade da alegação vendo como o movimento gerado é transformado em eletricidade, com o uso de energia limpa, iluminando o local.

“Assim como a água passa pelas turbinas de uma hidrelétrica gerando energia, as pessoas passarão pelas catracas e portas giratórias e terão os seus movimentos transformados em eletricidade. É algo simples e eficiente, tornando menos dependente o uso de fontes externas”, explica o estudante Renato Gois Figueiredo.

A mensagem criada pelo grupo da FEI foi EDP, energia limpa. Bom para o planeta, melhor para você. “Este tipo de premiação mostra a alta qualidade do curso de Administração da FEI, bem como a capacidade dos nossos alunos para o desenvolvimento de projetos criativos e inovadores”, destaca o coordenador do curso de Administração da FEI, Edmilson Alves de Moraes.

Para a professora da FEI, Melby Karina Zuniga Huertas, “participar de concursos promovidos por empresas é uma boa forma de o aluno se aproximar a seus potenciais empregadores. Em busca de talentos, esse tipo de concurso oferece aos alunos a oportunidade de mostrar conhecimento, capacidades e habilidades.

Para Melby, alguns pontos positivos são aflorados nos estudantes:“trabalhar em equipe, iniciativa, empreendedorismo e criatividade são características evidenciadas quando o aluno participa de eventos como esse”.

Dica do Nube: Quando tiver a chance, não deixe de participar de projetos. Faça igual ao grupo de alunos e alavanque sua carreira!

Nenhum comentário: