terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Oração Pelo Haiti e os Mistérios da Cruz


Nestes últimos dias, acompanhamos o sofrimento do povo haitiano decorrente do forte terremoto que, de acordo com a escala Richter atingiu 7 graus de magnitude.

Foi o terremoto mais forte da região, causador de uma vasta destruição no subúrbio da capital Porto Príncipe. O terremoto foi uma verdadeira catástrofe, e houve um grande número de mortos. O mundo inteiro está se mobilizando a ajudar as milhares de vítimas deste fenômeno natural. Desabamento de hospital e Igreja também estão na lista das conseqüências deste tremor. E é sobre isto que eu gostaria de falar...

(Silêncio)

Não sabia deste fato até pouco tempo. Soube ao conversar com uma funcionária de meu trabalho, até constatar por meio de notícias que este fato realmente é verídico.

Esta fotografia que publiquei muito me instiga; permitam-me dizer que até me incomoda. No meio dos escombros o fotógrafo enquadrou a cruz da Igreja que desmoronou – intacta. Em meio a mortes, ao caos, ao sofrimento, em meio a ruínas, lá está ela: a Cruz.

Há algum meio de interpretação para isto? Há vários...desejo expor o meu.

A cruz ainda erguida não é milagre. Que tipo de Deus permitiria que morresse milhares de “filhos seus” para salvar uma estátua, sendo ela uma mera representação?

Ele está ali para mostrar que sofre conosco. Portanto, não é um Deus intocável acima de seu pedestal, separado de nós e da vida comum. Nosso Deus é o que desce ao reino dos mortos – ou seja, o nosso reino, visto que todos nós vamos morrer- anunciando que a morte não será a palavra final.

De 5 em 5 minutos analiso novamente a foto, ainda chocada.

Por fim, do que sei eu?

Amigos: Fé, Esperança e Paz.

Nos resta dirigir orações à população do Haiti e desejar-lhes o melhor.


(E me invade o silêncio)

Nenhum comentário: