segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O Que Você Faz Enquanto Dorme?


Anteriormente, havia digo que não mais escreveria em meu blog – não antes do ano seguinte. Porém, as férias vieram e o sedentarismo tomou conta de meu ser. Resolvi repartir este nobre momento com meus leitores.

Não sei como começou, talvez (provavelmente) tenha sido durante minha infância. Já mencionei em algum texto de meu blog, talvez em 3, não sei ao certo, de que sou ansiosa. Sim, eu sou. E esta ansiedade provocou um distúrbio em meu corpo, o chamado DTM (Distúrbio Temporo-Mandibular). Este distúrbio muitas vezes não é identificado pelo seu portador, que range os dentes durante o sono, e há casos que até durante o dia. É o famoso ‘bruxismo’. Alguns engraçadinhos, sempre que ouvem este termo, relacionam com bruxarias, paganismo, wiccas e afins. Tolice.

O paciente (como foi meu caso) somente nota algum sintoma de tal distúrbio quando sente inexplicavelmente fortes dores de cabeça ou mesmo o desgaste do esmalte dos dentes.

Há uns 5 anos atrás, durante a noite, comecei a usar a famosa ‘borrachinha’. Feita de silicone, é moldada com água quente em nossa mandíbula, para que possamos “mastigá-la” durante o sono, ao invés de triturarmos nossos dentinhos. Funcionava! Porém, ela desgastou tanto que ficou com buracos. Nem eu mesma sabia desta força que eu possuo.

O fato é de que ela não me serve mais. A parte inferior – que eu mal cheguei a usar, diga-se de passagem-, como foi moldada faz algum tempo, não se encaixa mais em meu maxilar. Tentei usar esta noite, mas foi uma frustrada tentativa. No meio da noite, cuspi o aparelho. Acordei com raiva de mim (e da borracha também).

Pela manhã, fui ao dentista. Ele analisou meus dentes, disse que estão em perfeito estado, porém desgastados. Sim, pelo maldito bruxismo. Receitou-me uma nova placa, chamadas interoclusais de acrílico (esse nome dei por mim mesma, pesquisando no Google). Mas são estas, visto que ele mencionou o material: acrílico. No começo, fiquei um pouco assustada, como vou colocar um material como acrílico na minha boca? Mas não falei nada, afinal o dentista é ele, não eu. Sou a mera paciente. Só pago, não dito.

A pouco também fiz um levantamento com a finalidade de tirar um orçamento destas placas. Coff, coff. Precinho amargo este, hein? Bom, o que não se faz pela saúde?

A vocês, leitores, peço que avaliem o comportamento enquanto dormem. Sei que é difícil, pois afinal, estamos dormindo! Ao levantar, verifiquem se há dores na mandíbula, ou mesmo dores de cabeça. Elas podem se estender até o pescoço e mesmo os ombros. Ah, não se esqueçam de verificar os dentes para ver se não possuem sequelas.

Descobri que para o bruxismo não há cura. Alguns remédios podem ajudar na ansiedade, que contribui para que estes hábitos noturnos reduzam. Porém, não acaba. Ela está em você, e vai te encher o saco. Esses aparelhos ajudam na prevenção do desgaste dos dentes e contra as dores ocasionadas pelos movimentos involuntários, e podem até cessar por algum tempo estes hábitos. Porém, depois de algum tempo eles retornam. E vêm com tudo!

Então, nada melhor do que se acostumar com essas irritantes borrachinhas. Ou acrilicozinhos, como quiserem. Já encomendei o meu, e você?

ps: Imagem retirada do site "Laboraório Aliança - http://www.laboratorioalianca.com.br/


Namastê.

3 comentários:

Lari disse...

Saudade desse blog Fefa....rs Cada vez que venho aqui algum assunto inesperado é abordado... Essa minha amiga viu, eta criatividade! rs
EU tb andei postando no meu... Leia lá! espero que goste!
Bjs e que as aulas comecem logo!!!

Lari disse...

Ai Amiga que comentário fofo!!! Vc sabe que vc é minha razão quando estou na tormenta né?? rs
te adoro amiga!!!
obs- mais que isso, preciso de vc!!!

bjao Fefa

Anônimo disse...

vamos postar mais!!!!