sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Defendendo o Jornalista Com Meus Argumentos


Hoje, enquanto voltava da faculdade, e mesmo agora pouco fazendo trabalhos de variadas disciplinas (quase 2hs da manhã - sono) peguei-me pensando: Tolos os que pensam que o profissional que lida com a Imprensa possa ser um 'qualquer'. A questão é: se, no capitalismo tardio, a informação é estratégica ao ponto de mudar bilhares de pensamentos e manipular centenas de povos, quem serão seus mediadores? Os não-formados 'jornalistas de apartamento', que estudam livros e livros em casa e pressupõem capacidade de preencher NOSSA vaga? Enganados.
Neste ponto que quero chegar, pois é aí que o jornalismo assume função vital. E é por isso que estou interessada a discutir, altas horas da madrugada, este tema...conceitos e teorias não me deixam mentir. Com a convergência tecnológica, e a velocidade da informação com fluxos de velocidade cada vez mais acelerados, o profissional de imprensa precisa ter uma formação sólida e específica para assumir o papel de mediador. Em outras palavras, ele precisa ser um ESPECIALISTA.
É tal exemplo que eu adoro dizer: Ninguém gostaria de entrar em um hospital e ser atendido por um contador. Ou ser defendido no tribunal por um veterinário. Portanto, por que seria diferente com o jornalismo?
Em verdade, arrisco-me a dizer que, na atualidade, o profissional de mídia deve ser ainda mais especializado que um médico ou advogado. Da mesma forma, acredito que defensores da desregulamentação são os mesmos que lutam pelo controle do fluxo de informação nos megaconglomerados de mídia, e por isso não têm interesse que o espaço público seja mediado por profissionais coerentes e bem formados.

Em suma, para ser jornalista é preciso estudar jornalismo.

Agora...o que seguirei ? Não sei. Fotojornalismo?Ganhei um concurso. Assessoria?Estou atuando nisto. Escrever? É um dos meus fortes. Mas aonde entra a criatividade que penso ter? Na publicidade, que consigo resumir em 2 anos... no design, na editoração...e em variados cursos que seguramente farei. Um complementa o outro. Um só, não basta.

Este post foi mais um desabafo antes de pegar no sono. Amanhã é dia de compras...meu hábito inveterado.

BOA NOITE !

Um comentário:

Unknown disse...

o_O'

pqp escreve demais, desculpa...
mas não tem nem o que dizer.

Allan.