segunda-feira, 17 de agosto de 2009

17/08/09 - Volta às Aulas ou Término das Férias ?


Esta é a questão.Não sabemos ao certo quais nossas expectativas...e eis que as férias prolongadas decorrentes desta gripe suína abundante chegou ao fim. Escolas públicas voltaram ao normal a partir da data de hoje, repondo o conteúdo perdido, e algumas com aulas também ministradas no período vespertino.
Redes particulares adotaram medidas mais ousadas como forma de prevenção: bebedouros foram substituídos por galões com copos descartáveis, gel desinfetante distribuído, bem como aparelhos de ar-condicionado foram desligados. Nesta segunda-feira, estudantes retornam ao convívio dos colegas em escolas e universidades de redes públicas e particulares.
Iniciar mais um semestre de aulas, em todos os anos, é um acontecimento singular. É uma mistura de farra, expectativa, preocupação, ansiedade... É o reencontro de colegas, novas amizades, novos professores, curiosidade sobre os estudos, promessas de estudar mais...
Aulas chatas, outras nem tanto. Professores exigentes, outros que quebram-galhos, colegas gente boa, outros insuportáveis. É assim com todo mundo, e estas podem ser preocupações menores. Afinal, quantas decisões, convicções existenciais, projetos de vida são moldados no período escolar. Vale lembrar que este é o grande ensaio da convivência social - seja o aluno universitário ou aluno do primário - , fazendo das diferenças uma riqueza e não um peso.
Quanto às minhas aulas, tenho algumas expectativas, algumas promessas de manter o foco, aconteça o que estiver acontecendo...mas quem não tem? Estou feliz por estar aonde estou, com o ensino que tenho, com brilhantes professores, e amigas incríveis (lê-se 'Larissa Peruccini'). Pontos estes que se tornam favoráveis quando na mente povoam pensamentos como 'provas', semanas corridas de estudo/trabalho, cansaço por não pregar os olhos durante muito tempo... A recompensa chega quando vemos o muito que batalhamos por estar aonde estamos...isto é o mais gratificante. A hora de correr atrás é agora. Temos saúde de sobra para isto..afinal, como diz meu pai, "esta é a idade". Pessoas que são algo na vida hoje, já passaram pelo que eu passei. Reclamaram, sim. Mas não se arrependem. Pois tudo isto passa voaaando...e sei que estou construindo meu futuro.

Boa aula pra todo mundo.

2 comentários:

Unknown disse...

Humm é mesmo, volta às aulas, fim das férias, se bem que...bom isso não vem ao caso.

Tomemos cuidado com a gripe suína.


Allan.

Lari Peruccini disse...

AI QUE LINDA AMIGA!! A-DO-REI!!!
COQUINHO NELAS!