sábado, 5 de março de 2011

Você sabe se concentrar?

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal Nube)

Quando você está lendo, se pega perdido em seus pensamentos? Possui dificuldades na hora de se focar nos estudos? Qual a sua capacidade de fixação? Nos dias de hoje, é comum pessoas viverem sobrecarregas com um grande número de atividades, não centrando em uma tarefa específica. Saiba mais detalhes com o Nube e avalie seu controle.

Mente e emoção andam juntas. Quando algo vai mal, fica difícil prestar atenção em qualquer coisa. Para melhorar sua concentração e realizar mais em menos tempo, deve-se viver plenamente o presente, não pensando no próximo passo. Reserve momentos para a prática; fique só e relaxado. Carina Tugumi, do setor de filtros do Nube, revela não ter muitos problemas: “Tento não pensar em outros assuntos. Além disso, pode soar estranho, mas ouço música. Me auxilia bastante quando preciso me entreter”.

No início, você vai se sentir inquieto ou mesmo experimentar uma considerável ansiedade. Continue tentando, mesmo com pensamentos tomando conta de sua mente. Além desses exercícios, tente manter foco, como por exemplo, ao ler esse texto, em falar com uma pessoa, ao ver uma paisagem, etc. A atividade do momento deve ser a única coisa importante. Para o gerente de comunicação do Nube, Mauro de Oliveira, “focar no resultado é essencial, pois determina comportamentos conduz sentimentos”. Mauro ainda aconselha: “o sucesso começa primeiro na cabeça de cada um”.

Pacientemente, desenvolverá ao máximo sua capacidade. Se estiver estudando, leia com o objetivo de entender, reter e lembrar. Recite para você mesmo os pontos principais do texto, confira os erros e as omissões. Procedendo assim, aumentará a sua capacidade de compreender, sintetizar e fixar a matéria. Não se esqueça: pratique.

Gostou das dicas do Nube? Então não perca tempo, exercite!

Nenhum comentário: