segunda-feira, 21 de março de 2011

Não vai pular carnaval?

Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)

Fantasias, música e dança enchem os olhos de qualquer criança. O Carnaval é uma época de todas essas características. Esse tempo de folga é um momento para se divertir e descansar. Contudo, você poderá aproveitá-lo para colocar um sorriso no rosto dos baixinhos, seja auxiliando no reforço escolar ou em atividades lúdicas.

Neste ano, a principal campanha do Lar Escola Cairbar Schutel – LECS, é incentivar a população sobre o trabalho voluntário. Além de poder contar histórias, brincar e ajudar com reforço escolar, você se divertirá e aprenderá muito com essa atitude.

Fundada em 17 de janeiro de 1963, a instituição possui capacidade para atender gratuitamente 60 pessoas – meninos e meninas, de 0 a 17 anos, em situação de risco social.
Já passaram por lá mais de 635 crianças. Dessas, 590 retornaram para o seu lar de origem, 16 foram adotadas internacionalmente e 29 no Brasil.

Em 2011, espera-se ampliar o número de voluntários. “Precisamos aumentar o número de contribuintes de nossa instituição, em todos os setores, seja na confecção dos trabalhos artesanais de nossas equipes da melhor idade, seja ajudando na montagem e desmontagem de nossos eventos, tais como bazares e almoços beneficentes, dentre outras coisas”, explica Haércio Suguimoto, vice-presidente da entidade.

Segundo a diretoria, a principal preocupação do LECS em curto prazo é atingir a excelência no atendimento, proporcionando um ambiente o mais próximo possível ao de uma família padrão. “Buscamos condições necessárias para os abrigados se desenvolverem física, mental e espiritualmente e também auxiliar para a família se equilibrar e voltar a ter condições de recebê-los novamente ou, não sendo possível, prepará-los para se adaptar a uma família substituta, sempre sob a supervisão das Varas da Infância e da Adolescência de São Paulo”, esclarece o Suguimoto.

De acordo com o vice-presidente, mesmo com mais de 100 voluntários e 60 funcionários cuidando das 60 crianças abrigadas em três casas-abrigo, ainda é necessário ampliar o quadro de pessoas para as atividades realizadas no LECS. “São 24 horas de atividades ininterruptas em dois turnos distintos, então o número de pessoas por tarefa é duplicado”, esclarece.

Ana Flávia Viana, do setor de seleção do Nube, revela: “Além de ser ponto positivo em uma dinâmica, o trabalho voluntário contínuo é cada vez mais valorizado pelas empresas. Representa maturidade, iniciativa e comprometimento, por ter contato com um ambiente profissional e seguir regras”. Para Flávia, algumas atividades podem ser compatíveis com os valores da organização, auxiliando no alinhamento do perfil. “Dessa forma, os currículos com informações sobre trabalhos voluntários são cada vez mais valorizados”.
Caso tenha interesse no projeto, visite-os na Rua Francisco Preto, 213, na Vila Morse, São Paulo. Para informações, entre em contato com a entidade pelo telefone (11) 3742-0516

Dica do Nube: Além de ajudar ao próximo e fazer o bem para a sociedade, estará fazendo um bem para você mesmo. Faça sua parte!

Nenhum comentário: