sábado, 6 de fevereiro de 2010

Bicho que Fala ?

"Eu falo, tu falas, ele fala, minha cachorra fala". Minha cachorra fala? Não, de fato ela não pronuncia nem um 'Ai'. Mas tem bicho que tem essa capacidade...claro, não levada ao pé da letra.

Cientistas dos EUA descobriram um roedor que é capaz de alertar seus companheiros, com um único latido, sobre o possível ataque de um predador oculto, bem como o tipo e a direção, descrevendo até mesmo sua cor. Da espécie denominada 'Cynomys gunnisoni' [oi?], também conhecido como "Cão-da-Pradaria-de-Cauda-Curta" [hein?] este pequeno roedor tem a capacidade de comunicação realizada de forma mais complexa até do que macacos e golfinhos. E eu que sempre defendi a inteligência deles...

- Mas quem é esse bicho, afinal?
O 'Cynomys gunnisoni'- tá bom, tá bom! - o "Cão-da-Pradaria-de-Cauda-Curta" é parente dos esquilos, e reside no Norte dos Estados de Arizona, Novo México e Sul do Colorado. Antigamente, eles existiam em grande número, mas pelo fato de serem considerados por fazendeiros uma 'praga', seu número diminuiu acentuadamente. Hoje, vivem em colônias, e cavam complexas tocas subterrâneas.

Quando se aproxima um predador, estes pequenos chuchuzinhos [é que achei eles bonitinhos ^^] emitem uma série de ruídos.

- E DAÍ?

Como esses ruídos podem significar palavras? Minha cadelinha também late, e ninguém (suponho eu) entende nada. Ahhhh, agora vem a explicação:

Para analisá-los, os cientistas realizaram diversas experiências, apresentando diferentes modelos de predadores e gravando a resposta diante de coiotes, falcões e texugos. Isto foi feito durante 30 anos [falta do que fazer...].
A partir destas gravações, os pesquisadores descobriram que os 'Cynomys gunnisoni' [hahahaha gostei do nome] enfrentam tantos predadores que desenvolveram "palavras" diferentes para qualificá-los. UAU!

Estes bichinhos têm qualidades tonais diferentes (assim como as vozes humanas) mas diferentes roedores usam as mesmas "palavras" para descrever os mesmos predadores, permitindo que o alarme seja entendido pelo resto da colônia.

Um único latido, por exemplo, poderia significar: "coiote magro ao longe, movendo-se rapidamente em direção à colônia".

"Cães-da-pradaria têm a linguagem natural mais complexa decodificada até agora. Eles têm palavras para diferentes predadores, eles têm palavras para descrever as características individuais de predadores diferentes, por isso é uma língua muito complexa, que tem muitos elementos", disse o cientista com nome hiper difícil - "Slobodchikoff".


E...? Tá, é sempre bom adquirir informações. HAHAHAHAHA :]

Nenhum comentário: