terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A origem do macarrão

(escrito por Fernanda Martinelli para Nube News)
Ps: Agradecimento ao amigo Zeca pela sugestão! :)


Você conhece a história de um dos pratos mais consumidos em todo o mundo? Popular entre muitos povos, o macarrão, segundo textos antigos, já existia desde 2.500 a.C. Curioso, não? Conheça com o Nube qual a origem dessa deliciosa refeição!

Quando o homem notou ser possível moer determinados tipos de cereais, obtendo uma massa ao ser misturada com água, surgiu o alimento. A primeira está no Talmud de Jerusalém (livro de leis judaicas), século V antes de Cristo. Chamado itriyah pelos antigos hebreus, em uma espécie mais amassada, utilizada durante as cerimônias religiosas.

Além disso, também era famosa na Roma antiga, século VII antes de Cristo. Lá, comia-se uma papa de farinha, chamada “pultes”. Na Idade Média, o termo “macarrão” era usado para nomear diferentes tipos de massas.

Atualmente creditamos essa invenção aos italianos, não é mesmo? Nesse país, no ano de 1279, foi registrada uma cesta desse mantimento no inventário de bens de um soldado genovês , chamado Ponzio Bastione. A palavra “macaronis”, presente no documento, seria derivada do verbo maccari. Significa achatar e, por sua vez, vem do grego makar, “sagrado”.

Contudo, a versão mais aceita pelos historiadores aponta os árabes como os “pais” dessa comida, levando-o à Sicilia no Século IX, quando conquistaram a maior ilha italiana. Mas então, como apareceu essa história de italianos? O Nube explica: a partir do século XIII, eles foram os maiores difusores e consumidores do alimento por todo o mundo. Inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos, incorporando à receita um ingrediente nobre e responsável por toda a diferença no sabor: a farinha de grano duro, permitindo o cozimento correto.

Ele chegou ao Brasil por meio de famílias de imigrantes, no final do século XIX. Faz parte do grupo dos alimentos energéticos, sendo rico em carboidrato. Pâmella Eduarda Queiroz, de 21 anos, é amiga do Nube no Facebook. A estudante de Marketing de Belo Horizonte – Minas Gerais, conta durante entrevista: “é super prático, com diversas formas de preparação com e isso agrada quase todo mundo”. E sugere: “gosto de consumi-lo com molho branco, bolonhesa e lasanha”, indica Pâmella.

Ficou com água na boca, não? Além de delicioso, compõe um cardápio completo, com fibras, vitaminas e sais minerais!

Gostou de nossa matéria? Caso possua alguma receita especial, envie para nós publicarmos! Fique de olho em nossas matérias pois seu cardápio pode ser publicado.

2 comentários:

Anônimo disse...

mmm deu fome
kkkk


bjinhos, Táh

Zeca disse...

Gostei muito, cardápio é cultura..
Bjs.

Zeca