segunda-feira, 30 de maio de 2011

TV Nube: Poupe tempo e consiga uma vaga

(Escrito por Fernanda Martinelli para Destaque Nube)



Vídeo AQUI !

A tarefa de contratar não é tão fácil para as empresas. Ou se pode acertar "na mosca" ou perceber o engano ao eleger determinado candidato. Como esse processo demanda certo tempo e muito trabalho, é importante observar certos aspectos para esse investimento ser recompensado.

Uma dica é procurar saber quais as tendências do mercado de trabalho, ou seja: qual o perfil as empresas têm buscado? Além disso, é preciso ir além de um bom currículo. Os cursos extras, diferenciais no passado, hoje são vistos pelos profissionais de RH como atributos praticamente obrigatórios. Incluem-se aí o conhecimento de língua estrangeira, a habilidade com alguns programas de informática e especializações em sua área de atuação.

Você já se perguntou “mas qual é então o diferencial?” A postura é a peça chave em uma seleção. Além da facilidade de comunicação, tradicionalmente esperada, outras características são importantes e podem trazer bons resultados caso a contratação ocorra.

Para estar em condições de competir, a empresa necessita, constantemente, fazer alterações e melhorias, seja em serviços, produtos, tecnologias, ou mesmo na estrutura interna. É importante a flexibilidade do funcionário para mudanças não refletirem em seu desempenho. Nesse caso, é necessário equilíbrio emocional suficiente para assumir suas tarefas de forma satisfatória, mesmo diante certa pressão.



Ter iniciativa é fundamental. A criatividade também é outra característica em alta, para haver sempre inovação. Clareza de raciocínio e habilidade para tomar decisões são quesitos desejáveis. A liderança é um traço decisivo no perfil. Não se trata daquele indivíduo “mandão”, mas sim envolvido em cada tarefa, participando do trabalho, fornecendo orientações, coordenando as atividades e motivando o grupo.

Luciana Coca, da área de recrutamento e seleção do Nube, revela: “por acreditarem não ter autonomia em uma empresa, os jovens sentem receio de apresentar suas ideias. Contudo, a vontade de contribuir para a organização é um diferencial, sugerindo melhorias ou soluções e utilizando o conhecimento teórico do curso para agregar na empresa”.

Por conta do nervosismo, os candidatos acabam não aproveitando o momento para fazer o seu marketing pessoal. O ideal é expor suas qualificações e seus diferenciais, sempre de forma clara e objetiva. “Caso o entrevistador se interesse por algum ponto, ele poderá detalhar mais sobre o assunto”, revela Luciana.

Durante uma atividade em grupo, o jovem deve agir naturalmente, encarando a dinâmica como um dia de trabalho. Dessa forma, a avaliação fica mais assertiva e mais proveitosa para ambas as partes. Para a recrutadora, “alguns estudantes costumam utilizar os conhecimentos teóricos para auxiliar no decorrer dos processos seletivos, sendo algo positivo, pois mostra domínio do assunto”.

Lembre-se: concentrar várias atividades em suas mãos é prejudicial, pois dificulta o envolvimento de terceiros. Pesquisar sobre a empresa e entender as características da vaga são sempre pontos positivos aos candidatos. Dessa forma, eles conseguem mostrar atitude e interesse na oportunidade.

Dica do Nube: Nenhuma empresa gosta de ter em seu quadro de funcionários alguém desmotivado ou sem qualquer entusiasmo para aprender coisas novas. É esperado energia e muito ânimo, pois esta é a expectativa quando se traz novos membros à equipe.

Tudo isso, atrelado ao compromisso com a empresa (o famoso "vestir a camisa"), aos colegas de trabalho e à consciência da importância de seus atos, traça o perfil do profissional procurado pelas empresas atualmente.

Muitas vezes, é difícil encontrar alguém com tantos atributos. Porém, cabe a cada organização ponderar os aspectos mais relevantes e colocá-los em prática da melhor forma possível, no objetivo de encontrar o seu candidato ideal.

Boa sorte!

terça-feira, 24 de maio de 2011

"O cheiro dele era tão bom nas mãos dela quando ela ia deitar, sem ele. O cheiro dela era tão bom nas mãos dele quando ele ia deitar, sem ela."

escritor anônimo

Posso me apaixonar por um sorriso, por um tom de voz, por um olhar... posso me apaixonar por aquela pessoa que eu desejaria ser, mas nada disso me completará. A paixão é avassaladora, aventureira, louca, arranca o sono, acelera a respiração. E num instalar de dedos pode acabar.

O amor é tranquilo. Ele não se importa em vestir a melhor roupa. Ele está ali de cara limpa e conhece todas as minhas inquietações, medos, arrepios, anseios, desejos, sonhos. O amor é aquele que sente quando não estou bem, identifica todos os meus sorrisos. O amor conhece todos os meus defeitos, às vezes tenta desfazê-los, mas se não consegue desiste de me incomodar.

A paixão me faz perder a hora, esquecer do que é meu e observar a cada instante o sorriso que me prendeu. A paixão prende. Ela me deixa tonta. Às vezes viciada.

O amor dorme comigo, me abraça, divide comigo um sonho, até mesmo um pesadelo, e me deixa sossegada, talvez até acomodada porque simplesmente sei que é meu.

A paixão domina, desaba, machuca e sai fora.

O amor permanece. O amor ama, ah, como ama... O amor é aquele que a cada dia me dá um pedaço do coração para que eu possa conhecê-lo por inteiro, em cada detalhe... detalhes que me fazem chorar, rir, sonhar, entender, perdoar...

A paixão é imatura.

O amor é responsável.

Prefiro amar! E só quero amar, pois não posso perder a hora.

O amor quando é sincero dura para sempre. (L)