segunda-feira, 21 de março de 2011

TV Nube: Por que a empresa deve contratá-lo?

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)


Para obter uma colocação, além de possuir um bom currículo e postura, é necessário também saber vender seu peixe na hora da apresentação.Quando fica frente a frente com o entrevistador e ele pede motivos para a empresa contratá-lo, qual sua resposta?

Esse foi o principal anseio destacado pelos estudantes na enquete “Qual o seu maior desafio durante uma entrevista de estágio?”, realizada pelo Nube. A pesquisa ficou no site entre os dias 24 de janeiro a 04 de fevereiro, totalizando 7.372 pessoas participantes, entre 15 e 30 anos.

Com 40.67% , expor razões para fazer parte da equipe se sobressaiu. Em segundo lugar ficou “Apontar seus defeitos”, com 22.73% dos votos. Responder “quem é você” também foi o escolhido por parte dos jovens, com 17.86% . Atrás ficaram as opções de “Revelar seus objetivos para o futuro”, com 10.35% e Falar sobre suas qualificações, com 8.38%.

Para Jéssica Leal Maltez, do setor de seleção do Nube, “a dificuldade surge por desconhecerem o perfil buscado pela empresa. A maior parte dos jovens não deseja transmitir algo a mais, com receio de prejudicá-los. O discurso acaba padronizado, clichê, não permitindo uma avaliação assertiva do selecionador”.

De acordo com a Abres – Associação Brasileira de Estágios, no primeiro trimestre do ano é quando as empresas abrem a temporada de estágios, pois vários contratos chegam ao fim, alguns estagiários são efetivados e muitos estudantes terminam a graduação, gerando novas vagas. Portanto, essa é a hora de enfrentar o medo.

Dica do Nube: existe sempre o perfil certo para a vaga certa. Não adianta decorar fórmulas de sucesso e estudar modos de responder à questão. Seja o mais natural possível, pois assim você evita a situação em de o seu corpo dizer algo diferente das suas palavras. Procure passar confiança, demonstre ter interesse real em conseguir a vaga.

O Nube já deu as dicas. Agora é com você! Boa sorte em sua carreira.

De olho nas redes sociais

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)

Nos últimos anos, a web se tornou febre entre os estudantes e o principal meio de comunicação. Sendo assim, o Nube não quis ficar de fora. Já nos acompanha no ambiente virtual? Conheça nossos canais e perfis interativos.

Se você faz parte do microblog mais comentado do mundo, nos siga no Twitter. A página do Nube, há 22 meses no ar, tem constante atualização e além de incluir dicas de currículo, divulga as melhores vagas do mercado, dentre outras coisas.

Já na rede de perguntas e respostas Formspring, auxiliamos os jovens com dúvidas de cursos, faculdades e entrevistas, além de outros assuntos ligados ao mercado. Está ai sua chance de esclarecer questionamentos!

Como você preenche seu tempo livre? Seria uma ótima opção utilizá-lo para adquirir conhecimento. Para quem quer dicas de como se portar em um processo seletivo, entre em nossa página do YouTube. A página também contém vídeos relacionados a marketing pessoal, mercado de trabalho e a importância da comunicação, além da nossa presença na mídia.

Com mais de 600 milhões de usuários ativos por todo o mundo, o Facebook também está na lista de sites nos quais o Nube tem perfil É uma das maneiras de ficar sabendo sobre opções de cursos gratuitos, onde estaremos na semana e muito mais.

Concluindo nosso elo, nos adicione como amigo no Orkut. Você estará em contato com nossa comunidade e poderá falar conosco, também, pelo chat.

”Os estudantes têm a proximidade com milhares de vagas semanais, além de receberem primeiro as dicas de palestras e eventos enriquecedores”, afirma o gerente de comunicação do Nube, Mauro de Oliveira.

Já nos adicionou?
Siga e indique os perfis do Nube nas redes sociais:

Twitter (@nubeestagios): http://www.twitter.com/nubeestagios
Formspring: http://formspring.me/nubeestagios
Youtube: http://www.youtube.com/nubeestagios
Facebook: http://www.facebook.com/nubeestagios
Perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8922157702717926189
Comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=258849

Faça o teste ortográfico e ganhe pontos!

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)

Se por enquanto você não conseguiu seu estágio, é tempo de correr atrás e utilizar os diversos recursos disponíveis. Além das vagas de aprendiz, o Nube oferece uma forma de aumentar as suas chances de conquistar uma colocação no mercado de trabalho. Quer saber como? Acesse o nosso site e faça o teste ortográfico on-line.

Para se dar bem nessa prova, é importante manter a calma. O resultado ficará registrado em seu cadastro. Na hora de responder, escolha um ambiente silencioso e reserve pelo menos 15 minutos para responder às 30 questões de múltipla escolha.

Dica do Nube: Cuidado com o tempo! Você terá apenas 20 segundos para cada pergunta.

Passo-a-passo:

- Faça seu login, no site do Nube;
- clique na aba currículo;
- depois em provas on-line;
- escolha teste ortográfico.

Bruna Tavares, colaboradora de filtros do Nube, revela: “Acaba sendo um critério das empresas e, caso o estudante não o realize, pode não ser chamado para participar de alguns processos seletivos”. A fala e a escrita são super valorizados pelas organizações e, segundo Bruna, o exame funciona como uma pré-seleção e também um diferencial.

A prova é muito rápida. Portanto, não há desculpas para não fazê-la. Quem não se sair tão bem na avaliação, principalmente pelo fato de termos a nova ortografia, poderá refazê-la após seis meses.

Boa sorte!

Invista em você!

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)

Você tenta melhorar a sua imagem profissional? O Nube, em parceria com o Cedep – Centro de Desenvolvimento Profissional, oferece chances de turbinar o seu currículo sem precisar colocar a mão no bolso.

O projeto Responsabilidade Social realiza treinamentos uma vez por mês com temas diversos. Se você está no início da carreira ou quer dicas para se dar bem quando avaliado, participe de nossos encontros!

Com duração de três horas, os assuntos variam entre marketing pessoal, empregabilidade, como falar bem em público e processos seletivos. “Procuramos mostrar para os participantes os melhores caminhos para conquistar uma vaga o quanto antes”, afirma a palestrante e analista de RH do Cedep, Yolanda Brandão. “Investimento em cursos, participação em palestras e aumento da rede de contatos são algumas dicas para ajudar o candidato no momento da busca de uma oportunidade no mercado”, completa Yolanda.

"Os palestrantes valorizam nossas opiniões e isso faz toda a diferença para o aprendizado.", afirma o estudante Claujuar Alencar. O local é de fácil acesso: próximo ao metrô República, no Centro de São Paulo. Gostou? Tome nota das próximas datas:

31/03, às 14h – Marketing Pessoal: seu sucesso é você
28/04, às 10h – Competências para o profissional do século XXI
26/05 - Sucesso em Entrevistas de emprego
30/06 - Intraempreendedorismo: um diferencial
28/07 - Redes Sociais e carreira
25/08 - Falar em Público: Encare esse desafio!
29/09 - Dinâmicas de Grupo: O sucesso é possível!
27/10 - Competências para o profissional do Século XXI
17/11 - Sucesso em Entrevistas de emprego
14/12 - Intraempreendedorismo: um diferencial de poucos

Dica do Nube: algumas instituições aceitam tais treinamentos como parte das horas de atividades extras exigidas. Fique ligado em nossa programação e garanta sua inscrição!

Lembre-se também: uma semana antes, você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição e é muito importante respondê-lo.

Além disso, mantenha seu cadastro do Nube atualizado e, se ainda não respondeu as questões, faça agora mesmo o teste on-line. Ele aumenta suas possibilidades de conseguir uma vaga no mercado ainda este mês.

Boa sorte e esperamos por você!

Oficinas e Palestras: Participe!

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)

Gosta de visitar museus? Curte uma dança? Se interessa por assuntos ligados à tecnologia? Com tanta competitividade, é certo você querer adquirir aptidões diversificadas. Portanto, não perca mais tempo! Veja as dicas do Nube e monte sua agenda: atividades extracurriculares, além de agregarem valor, aumentam seu conhecimento em uma seleção. Veja nossa lista!

De 14 a 22 de março – Museu Itinerante Ultragaz – São Paulo, SP

A primeira parada da exposição “A Natureza das pessoas” será em São Paulo, no CEU Butantã, com a exposição “A Natureza das Pessoas”, com 40 reproduções de grandes obras de arte.
O projeto conta com um programa de arte e educação voltado a estudantes de escolas da rede pública. Oferece à Secretaria Municipal de Educação Livros de Estudos sobre o tema da exposição e as obras, além de um Guia para os professores trabalharem com os alunos em sala de aula.
Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Ultragaz, destaca esse como mais um projeto inovador: “reforçamos ainda mais nosso compromisso social. Apoiar um projeto desse tamanho e com tantos objetivos em benefício da arte e da sociedade vai ao encontro de nossa filosofia”.
Após a exposição em São Paulo, o projeto será montado em mais dez cidades de todas as regiões do País: Santos (SP), Campinas (SP), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Salvador (BA), Vitória (ES), Juiz de Fora (MG) e Canoas (RS).
O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 1700 – portão 01. A entrada é gratuita a toda a comunidade aos fins de semana. Informações: www.ultragaz.com.br e 0800-70-10-123.

De 14 de março a 28 de junho - Dançando e Convivendo nos Parques de São Paulo – São Paulo, SP

Desde 2006, as Danças Circulares integram a programação de atividades contínuas da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), instalada no Parque do Ibirapuera, orientadas para a sensibilização das questões socioambientais e incorporação dos valores da cultura de paz.
O programa é gratuito e aberto a todos os interessados, coordenado por Estela Maria Guidi Pereira Gomes. Para participar, basta comparecer em um dos parques: São Domingos ou Lions Clube Tucuruvi.
São Domingos: Rua Pedro Sernagiotti, nº 125. Segundas-feiras às 14h nos dias 14, 21 e 28 de março, 04, 11, 18 e 25 de abril; 02, 09, 16, 23 e 30 de maio. Informações e inscrições pelo telefone (11) 3831-7083.
Parque Lions Clube Tucuruvi: Rua Alcindo Bueno de Assis, alt. nº 500 – Tucuruvi. Quintas-feiras às 8h30 nos dias 15, 22 e 29 de março; 05, 12, 19 e 26 de abril; 03, 10, 17, 24 e 31 de maio; 07, 14, 21 e 28 de junho. Informações e inscrições pelo telefone (11) 2203-5837.

17 de março - Palestra sobre problemas de ética empresarial – São Paulo, SP

A Câmara de Comércio França-Brasil convida para a palestra com Jean Bartoli, professor da FIA, da FGV e da Fundação Dom Cabral. Bartoli é autor do livro “Ser executivo: um ideal? Uma religião?” e discutirá os problemas de ética empresarial e relacionamento nas empresas.
O evento ocorrerá das 18h às 20h na Alameda Itu, 852, 19º andar, São Paulo. Associados com entrada gratuita e não-associados R$ 20,00. Dúvidas, entre em contato com (11) 3088-0990 ou acesse www.ccfb.com.br
De 17 de março a 21 de abril - Exposição Fotográfica Entre Espaços – Curitiba, PR
O Palacete dos Leões irá receber a exposição de imagens produzida pela fotógrafa paranaense Charly Techio, coordenadora do curso de Fotografia do Centro Europeu de Curitiba.

A entrada para a mostra é gratuita e os trabalhos poderão ser visitados de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30. Mais informações pelo telefone (41) 3219-8056.

18 de março - Palestra sobre Graduação nos EUA – São Paulo, SP

A Alumni, centro binacional Brasil/Estados Unidos, com foco no ensino de inglês para suas diferentes aplicabilidades, abordará no dia 18 de março, sobre como ingressar em uma graduação, pós-graduação ou curso de inglês nos EUA.
Com horários às 13h30, 15h e 16h30, a entrada é gratuita, mas com vagas limitadas. Para participar, é necessário realizar a inscrição com antecedência pelo e-mail advising@alumni.org.br ou pelo telefone (11) 3067-2915/2916. O Centro de Orientação EducationUSA-ALUMNI está localizado na Alameda Jaú, 1208.

De 18 de março a 08 de abril - Exposição “De Volta aos Anos 80” – São Paulo, SP

Com entrada franca, possui o objetivo de reviver o espírito de uma das décadas mais marcantes do século XX. No acervo, estão os primeiros videogames, brinquedos e LPs, além de roupas e instrumentos de artistas que fizeram sucesso na década de 80.
Acontece na Praça de Eventos do Shopping SP Market – Av. das Nações Unidas, 22.540, São Paulo. Serão mais de 60 itens expostos das 10h às 22h. Informações, acessar o site do SP Market ou entrar em contato com (11) 5682.3666.

29 de março – Curso de introdução ao desenvolvimento de aplicações para iPhone, iPod Touch e iPad – São Paulo, SP

A atividade terá início às 19 horas e faz parte da grade de capacitação na Introdução à Tecnologia iOS da A ENGT DTP & Multimídia. Terá três horas/aula sobre a utilização das APIs do iOS, uso do SDK 3.x e superior, Xcode, Interface Builder e linguagem Objective-C, formadores da arquitetura de criação de aplicações nas plataformas iPhone, iPod Touch e iPad.

Para participar do curso é aconselhável possuir noções da lógica de programação orientada a objetos e ter grande interesse em criar aplicações ricas para dispositivos móveis, tanto para uso pessoal como corporativo.

Haverá também uma prova com 20 questões, dando origem ao certificado de participação e aproveitamento. A ENG São pauta fica na Rua Martins 168, Butantã. Cadastros podem ser feitos pelo site http://www.eng.com.br

De 4 de abril a 6 de junho de 2011 - “Grupo de Coaching – Faces da Feminilidade” – São Paulo, SP

Durante os encontros serão abordados diversos assuntos: “Pretendemos discutir temas importantes para o universo feminino. A inquietação e a curiosidade particulares do nosso universo irão mover as discussões”, revela a coach ontológica da Appana Mind Káritas de Toledo Ribas,especialista em Medicina Comportamental.

O “Faces da Feminilidade” terá início no dia 04 de abril, das 20h às 22h, na Appana Mind – Desenvolvimento Humano e Psicofisiologia Aplicada – Rua Simpatia, 348 – Vila Madalena – São Paulo. Serão dez encontros com duração de duas horas limitados a 12 participantes por grupo.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.appanacoaching.com.br ou pelo telefone (11) 3815-0863.

Profat oferece curso gratuito para jovens – Inscrições até 24 de março - São Paulo, SP

Jovens com idade entre 15 e 17 anos podem participar do Programa de Formação para o Trabalho (Profat), oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-SP). O programa oferece 25 vagas em São Paulo e 25 vagas em Santo André nas seguintes áreas: cooperativismo, cidadania, mundo do trabalho, tecnologia, comunicação e rotinas administrativas.
As inscrições ocorrem até o dia 24 de março e interessados devem preencher a ficha de inscrição e no site do Sescoop-SP (www.sescoopsp.org.br) ou pessoalmente na instituição, localizada à Rua Treze de Maio, 1376, Bela Vista, São Paulo. Informações pelo telefone (11) 3146-6291. Os pais e/ou responsáveis devem ainda participar da palestra informativa do programa.
O curso possui carga total de 280 horas, no período das 13h às 16h30, com aulas quatro vezes por semana.

Além de aprender, é uma ótima oportunidade para praticar seu network. “É fundamental aos estudantes frequentarem esses cursos, pois conseguem diversos contatos. Ao irem a uma entrevista, com certeza, conseguirão enriquecê-la”, ressalta a Supervisora de Estudantes, Aline Correia de Araújo.

Boa sorte e sucesso em sua carreira!

Quer ser um líder? Faça sua escolha!

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)


Ser carismático, valorizar as pessoas, motivar os colegas de trabalho, desejar o bem dos pares, saber ouvir e dar feedback. Para assumir um papel de liderança, a pessoa nasce pronta ou pode ser criada? O talento natural nos possibilita ser bem sucedido em determinadas funções, mesmo sem conseguir explicar a origem de tal facilidade.

Um fator é indiscutível: existem pessoas com habilidades para liderar. Contudo, isso não garante o sucesso como líder, pois só é útil quando transformado em competências, ou seja, somando-as às atitudes e conhecimentos necessários para conquistar resultados na área almejada.

Se não possui o perfil adequado para realizar alguma atividade, é possível desenvolvê-lo. Talvez você não consiga o mesmo êxito de alguém com esse dom, mas conseguirá desenvolver-se plenamente com esforço, dedicação e persistência. Você pode conseguir isso participando de treinamentos gratuitos. O Nube oferece, em parceria com o Cedep, algumas palestras sobre temas variados. Consulte as datas aqui .

Dica do Nube: Uma habilidade, se não trabalhada constantemente, poderá ser desperdiçada e nunca ser utilizada com maestria. Para o especialista em liderança e Master Coach Alexandre Prates, é importante investir em relacionamentos: “independente da sua profissão, tudo se resume ao ser humano. Você precisará conhecê-lo para prosperar em qualquer cenário do mundo corporativo”.

Prates revela ser a ambição essencial para a construção de um indivíduo influente: “a principal missão é engajar as pessoas em prol dos resultados. Um líder sem ambição constrói equipes mornas”. E incrementa: “ambição é diferente de ganância”.

Na era da competitividade, inovar conta pontos. Para Natalia Caroline Varga, do setor de seleção do Nube, “o modo criativo de realizar a mesma coisa de diversas formas encanta e surpreende pessoas ao redor”.

Seja um líder e garanta a sua sustentabilidade no mundo corporativo!

Seu sucesso é você

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)

Você já parou para pensar em como o marketing pessoal é importante em nossa vida? Para os selecionadores do Nube, esse item exerce forte influência durante uma dinâmica, pois demonstra características fundamentais dos candidatos. Não perca oportunidades. Veja algumas formas de melhorar a sua apresentação.

Todos nós projetamos um conceito de marca, como se fossemos um produto ou serviço. Segundo a colaboradora de Treinamento do Nube, Liane Blumenthal Holzhacker, algumas perguntas devem ser feitas no momento de entendermos sobre o impacto de nossa imagem: “Qual impressão você quer deixar? Quando pensam em seu nome, devem lembrar de qual estilo de pessoa?”.

O assunto é de grande importância, afinal nos afeta em várias esferas. “No campo profissional, nossa aparência, muitas vezes, se confunde com o local onde trabalhamos. Também, faz a diferença quando procuramos uma colocação no mercado de trabalho”, explica Liane. Para ela, os amigos irão nos indicar, ou não, dependendo da forma como transmitirmos nossa personalidade.

Assim, o primeiro passo para o sucesso é ser verdadeiro. “É preciso encontrar um equilíbrio, o qual realmente reflita o seu “eu”. Caso contrário, o seu marketing será mentiroso e logo as máscaras cairão.”, garante Liane.

A colaboradora de treinamento do Nube em BH, Vanessa Ramos, dá algumas dicas para o aperfeiçoamento: “Busque a ampliação de sua cultura, por meio de leituras, conhecimentos gerais, opções de lazer; dê importância a sua imagem, pois é seu cartão de visitas; invista no seu conteúdo, com uma boa formação, experiências, valores e ética”. Além disso, é válido aumentar a sua visibilidade, ou seja, a probabilidade de ser visto pelo mercado e, claro, apostar nos seus diferenciais.

A fim de ajudar a carreira dos estudantes o Cedep – Centro de Desenvolvimento Profissional, irá realizar mais uma palestra gratuita. O tema será “Marketing Pessoal: seu sucesso é você”. Programada para o dia 31 de março, às 14h, trará como conteúdo programático formas de desenvolver e trabalhar a autoestima, de investir em valores específicos e de saber quem realmente você quer ser.

Aproveite a ocasião para assumir a responsabilidade por seu crescimento, estimulando o autodesenvolvimento.

Ainda não se cadastrou? Garanta mais um certificado para o seu currículo. Porém, lembre-se: as vagas são limitadas. Clique aqui e efetue sua inscrição.

Exposição Mackenzie 140 anos

Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)

Com o objetivo de ampliar a noção de inter-conhecimento da área de negócios e fornecer capacitação para ingressos no mercado de trabalho, o evento “Semana Mackenzie de Oportunidades” reunirá palestras com foco nos estudantes.

A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição. A realização será nos dias 29, 30 e 31 de março, das 10h30 às 12h. Além disso, o jovem terá a oportunidade de interagir com empresas gestoras. Após as palestras, os participantes receberão um certificado.

Veja alguns temas e agende sua visita:

29 de março
10h30 às 12h – Introdução à oratória

14h às 15h - Palestra em Vídeo “Construindo a Humanidade”

19h às 20h - “Desmistificando a Bolsa de Valores”

30 de março
10h30 às 12h - “Entrevista de emprego - dicas e orientações”

15h às 17h - Temas de Discussão: Igreja, Estado e Política

18h às 19h - Chá Musical – Violão


31 de março
10h30 às 12h - “Pré-Sal, Copa e Olimpíada Como Oportunidades”

15h às 17h - Temas de Discussão: Necessidade de Nova Reforma

20h às 21h – Administração

Se você ficou interessado, tome nota do endereço: Auditório do SINDICONT - Sindicado dos Contabilistas, na Rua Buenos Aires, 283 – Centro, Rio de Janeiro.

O gerente de comunicação do Nube, Mauro de Oliveira, recomenda: “os conhecimentos agregados ao estudante ajudam a destacá-lo em um processo de seleção”.

O Nube já deu a dica. Agora é com você!

IV Semana FECAP

Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)

Aproveite mais uma oportunidade para agregar conhecimentos diferenciados e ter um grande diferencial em seu currículo. O Centro de Oportunidades e Talentos (COT) da FECAP realizará de 14 a 18 de março, no campus Liberdade a IV Semana de Recrutamento em Auditoria e Consultoria. É visada a troca de experiências entre alunos e empresas com estratégias de relacionamento.

Durante a abertura terá uma mesa redonda com o tema “Como a geração Y age sobre pressão?”. A mesa inicia, às 19h30 e será composta por profissionais da Big Four, como o Gerente de Auditoria Ernst & Young Terco, Fábio Serrão, o Consultor Empresarial Sênior da Deloitte, Fabiano Villoslada , e a Diretora de People e Change da KPMG, Lorene Carvalho.

Se interessou? Para participar do debate, na Avenida da Liberdade, 532, é muito simples: leve uma lata de leite em pó ou contribua com R$ 4,00. As arrecadações serão repassadas para a Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono. A colaboradora de Treinamento do Nube, Aline Gabriel Barroso, afirma ser uma grande chance para o crescimento: “contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional, pois nos permite ouvir a experiência de profissionais capacitados”.

Para mais informações, entre em contato com o Centro de Oportunidades e Talentos da FECAP pelo telefone (11) 3272-2207 , www.fecap.com.br ou cot@fecap.br.

Saiba usar seu tempo livre!

Último dia do Programa C&A

Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)

Termina hoje, dia 11/03, o prazo para inscrições no Programa de Estágio da C&A. Se você reside no Rio de Janeiro ou em São Paulo e possui um perfil empreendedor, ousado e criativo, garanta já a o seu cadastro. A maior rede de varejo de moda do país oferece atuação na área comercial, possibilitando desenvolvimento pessoal e profissional, com treinamentos teóricos e práticos.

Direcionado a estudantes de Administração de Empresas e correlatos, cursando o penúltimo ou último ano, com formação prevista para junho ou dezembro de 2012, tanto do período matutino, quanto noturno. O foco são jovens com interesse em iniciar uma carreira de liderança na C&A.

Corra! São 30 vagas: 20 para o Estado de São Paulo e 10 para o Rio de Janeiro. Ao final do Programa, o estagiário irá assumir a Supervisão de uma área dentro de uma loja C& A.

Inscrições e mais informações no site do Nube, ou pelo link http://www.nube.com.br/cea

Essa pode ser a sua chance de sucesso!

Por quanto tempo assiste TV?

Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)


Quem não gosta de se esparramar em frente à televisão? Segundo uma nova pesquisa, quanto mais você permanece sentado no sofá vendo novelas ou em um computador, maiores as chances de adquirir doenças cardiovasculares e encurtar a sua vida. Surpreso? Saiba mais com o Nube.

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of the American College of Cardiology, realizada com mais de 4.500 pessoas escocesas de 35 anos ou mais, a maioria dos participantes (54%), disse gastar duas a quatro horas diárias na frente das telas, enquanto 29% passam ainda mais tempo. O uso de tais aparelhos no trabalho ou na escola não foi contabilizado.

“É tudo uma questão de hábito. Muitos de nós aprendemos a chegar em casa, ligar a TV e passar várias horas ali. É conveniente e fácil", disse Emmanuel Stamatakis, especialista em epidemiologia e saúde pública da University College de Londres. Ao final do estudo, 215 dos participantes tiveram um ataque cardíaco ou outro problema cardiovascular e 325 morreram de qualquer causa.

Esses alertas são urgentes, "especialmente porque a maior parte dos adultos passa longos períodos inativos, viajando em meios de transporte, mal sentados em uma mesa de escritório ou diante do computador", destacou o estudo.

A ligação entre o tempo de diversão e os problemas de coração quase não se alterou quando consideraram a quantidade de exercício realizado pelos participantes da enquete. Contudo, não foi provada a culpa de assistir TV ou ficar no computador. A verdadeira causa pode ser “o modo” das pessoas ficarem enquanto estão entretidas, ou seja, sentadas. Por qual razão esse ato é tão prejudicial?

Acomodar-se em uma cadeira (de modo prolongado) diminui a ação de uma enzima (lipase lipoprotéica), responsável por quebrar as gorduras no sangue, como colesterol e triglicérides. Quando a atividade da enzima diminui, os níveis dessas substâncias sobem. Você deve estar se perguntando “Como posso combater esse mal?”. Fique calmo. Busque se alongar, fique de pé a cada 20 minutos, deixe a coluna ereta. Estique as pernas, os braços. Faça seu sangue circular. Se você achou difícil, pense na saúde de ser corpo.

Quer mais? Segundo índices, pessoas comem alimentos menos saudáveis enquanto assistem TV, além de aumentar a possibilidade de exposição a anúncios de comidas gordurosas. Estar acima do peso também parece desempenhar um papel. Para Graziele Marques, supervisora de atendimento do Nube, “a interação com o conteúdo televisivo faz as pessoas não perceberem o consumo em excesso. Sempre vamos atrás de algo na hora da propaganda, como salgadinhos e doces. Aí mora o perigo”.

Graziele ainda dá dicas para jovens aproveitarem as férias longe da poltrona: “Procurem por lugares dinâmicos, quebrando a rotina e tornando-a mais saudável, como galerias de arte, jardins zoológicos, parques de diversão. Muitos oferecem ingressos mais acessíveis ou até gratuitos durante certos dias ou horas da semana. Aproveite esse período de férias para combinar com os amigos uma tarde de jogos”.

Combata o sedentarismo. No mais, o Nube repete o velho ditado: “Saia da TV e vá ler um livro”.

Não vai pular carnaval?

Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)

Fantasias, música e dança enchem os olhos de qualquer criança. O Carnaval é uma época de todas essas características. Esse tempo de folga é um momento para se divertir e descansar. Contudo, você poderá aproveitá-lo para colocar um sorriso no rosto dos baixinhos, seja auxiliando no reforço escolar ou em atividades lúdicas.

Neste ano, a principal campanha do Lar Escola Cairbar Schutel – LECS, é incentivar a população sobre o trabalho voluntário. Além de poder contar histórias, brincar e ajudar com reforço escolar, você se divertirá e aprenderá muito com essa atitude.

Fundada em 17 de janeiro de 1963, a instituição possui capacidade para atender gratuitamente 60 pessoas – meninos e meninas, de 0 a 17 anos, em situação de risco social.
Já passaram por lá mais de 635 crianças. Dessas, 590 retornaram para o seu lar de origem, 16 foram adotadas internacionalmente e 29 no Brasil.

Em 2011, espera-se ampliar o número de voluntários. “Precisamos aumentar o número de contribuintes de nossa instituição, em todos os setores, seja na confecção dos trabalhos artesanais de nossas equipes da melhor idade, seja ajudando na montagem e desmontagem de nossos eventos, tais como bazares e almoços beneficentes, dentre outras coisas”, explica Haércio Suguimoto, vice-presidente da entidade.

Segundo a diretoria, a principal preocupação do LECS em curto prazo é atingir a excelência no atendimento, proporcionando um ambiente o mais próximo possível ao de uma família padrão. “Buscamos condições necessárias para os abrigados se desenvolverem física, mental e espiritualmente e também auxiliar para a família se equilibrar e voltar a ter condições de recebê-los novamente ou, não sendo possível, prepará-los para se adaptar a uma família substituta, sempre sob a supervisão das Varas da Infância e da Adolescência de São Paulo”, esclarece o Suguimoto.

De acordo com o vice-presidente, mesmo com mais de 100 voluntários e 60 funcionários cuidando das 60 crianças abrigadas em três casas-abrigo, ainda é necessário ampliar o quadro de pessoas para as atividades realizadas no LECS. “São 24 horas de atividades ininterruptas em dois turnos distintos, então o número de pessoas por tarefa é duplicado”, esclarece.

Ana Flávia Viana, do setor de seleção do Nube, revela: “Além de ser ponto positivo em uma dinâmica, o trabalho voluntário contínuo é cada vez mais valorizado pelas empresas. Representa maturidade, iniciativa e comprometimento, por ter contato com um ambiente profissional e seguir regras”. Para Flávia, algumas atividades podem ser compatíveis com os valores da organização, auxiliando no alinhamento do perfil. “Dessa forma, os currículos com informações sobre trabalhos voluntários são cada vez mais valorizados”.
Caso tenha interesse no projeto, visite-os na Rua Francisco Preto, 213, na Vila Morse, São Paulo. Para informações, entre em contato com a entidade pelo telefone (11) 3742-0516

Dica do Nube: Além de ajudar ao próximo e fazer o bem para a sociedade, estará fazendo um bem para você mesmo. Faça sua parte!

sábado, 5 de março de 2011

DÓI

Quer fazer cursos?

Veja a listagem preparada pelo Nube e garanta já sua inscrição. Não fique de fora!



(Escrito por Fernanda Martinelli para o Nube News)



04 de março - Heródoto Barbeiro fala sobre informação em tempo real na Metodista – São Bernardo do Campo - SP
O jornalista Heródoto Barbeiro ministrará a palestra “Os desafios do Jornalismo hoje: a informação em tempo real”, na Universidade Metodista de São Paulo. O evento é aberto a toda a comunidade e ocorrerá às 9h, no Auditório Sigma, Campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo).

A entrada é gratuita. O tema exposto por Heródoto é direcionado aos alunos do primeiro semestre do curso de Jornalismo e demais interessados.
Saiba mais sobre os cursos no Portal da Metodista .

05 a 29 de abril, às 19h - Cursos de Artes na USP – São Paulo, SP

O Departamento de Artes Visuais, da Escola de Comunicações e Artes da USP, abre inscrições para os cursos de curta duração do primeiro semestre de 2011. Nessa data, tem início o “Habitando a vestimenta - inter-relações entre corpo, espaço e vestimenta”, coordenado pela artista e mestre em design Marion Velasco.

O objetivo é analisar a “especialidade do vestir” na história e no presente, propor uma reflexão sobre o futuro da vestimenta, bem como criar e desenvolver situações performativas.

São 23 vagas voltadas para alunos de graduação, pós-graduação, técnicos de museus e de escolas, fotógrafos, estilistas, designers. As aulas serão ministradas as terças e quintas-feiras, das 19 às 22h. O curso custa R$ 300,00 e será no Departamento de Artes Visuais, ECA/USP, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Cidade Universitária, São Paulo.

As inscrições vão de 28/02/2011 até 01/04/2011. Para mais informações, acesse www.cap.eca.usp.br ou entre em contato com (11) 3091-4430 e extensao.cap@usp.br.


11 de março - PUC-SP abre inscrições para formação em Psicodrama

O curso visa formar profissionais de Educação, Saúde e Organizações, como especialistas na abordagem teórico-metodológica psicodramática, voltado para o resgate da espontaneidade-criatividade nas relações.

É dirigido a profissionais com formação universitária: pedagogos, professores, psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentre outros. As aulas serão sempre as sextas-feiras, das 19h30 às 21h30 e aos sábados, das 9 às 13h30, na Unidade Cogeae Consolação, na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

17 de março - PUC-SP oferece curso de neuropsicologia – São Paulo - SP

A Neuropsicologia desenvolveu-se de modo acentuado nas últimas décadas, com importantes repercussões sobre as disciplinas das neurociências em geral e o contato com as linhas básicas da nova ciência é importante para psicólogos e clínicos de áreas afins, pois amplia seu saber sobre os processos mentais do ser humano.

A metodologia adotada inclui atividades em classe e estudo de casos clínicos retirados da literatura e do cinema, estabelecendo a indispensável conexão entre teoria e prática. O curso está organizado em dois módulos independentes, diferentes e complementares, podendo ser cursados isoladamente.

Aulas as quintas-feiras, das 18 às 20 horas, na Unidade Cogeae Consolação, que fica na Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

10 de março: Orientação para empresários e franqueadores sobre mercado de franquias

Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, consultoria em desenvolvimento de negócios e de franquias, além de mestre em administração e professor dos cursos de pós-graduação da FGV, Senac e Anhembi, concederá palestra a franqueadores, empresários e consultores sobre o tema.

Com a somatória de conhecimentos e experiências, o especialista em empreendedorismo responderá com criatividade as principais questões sobre o assunto, abordando franquias, expansão de negócios, licenciamento, perdas e ganhos, etc.

O evento, cujo investimento é de R$ 250,00 por meio de boleto, ocorrerá na Alameda Santos, 455 – mezanino, próximo à estação Brigadeiro do metrô, das 18h às 22h, com duração de 4 horas.

Mais informações: Tel. (11) 3266-7611 – fransystems@fransystems.com.br


11 e 12 de maio - Seminário em São Carlos discute as ruralidades contemporâneas

O Departamento de Sociologia (DS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sediará nos dias 11 e 12 de maio o I Seminário Internacional "Ruralidades, Trabalho e Meio Ambiente". O evento é voltado a pesquisadores, estudantes de pós-graduação, professores e demais profissionais da Sociologia e áreas afins.

As atividades serão realizadas no Departamento de Sociologia (DS), na área Sul do campus São Carlos. A ficha de inscrição e mais informações estão disponíveis em www.ppgs.ufscar.br/eventos.html. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail iseminarioruralidades.ufscar@gmail.com

21 de março, às 8h - I Encontro Nacional de Tutores da Educação a Distância

Estão abertas as inscrições para o I Encontro Nacional de Tutores da Educação a Distância, com realização no dia 21 de março, das 8h às 18h, no Centro de Convenções da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.
Os participantes, presenciais ou a distância, receberão o Certificado de Participação, expedido pela Anated e Unicamp, equivalente a 8 horas de atividades. As inscrições devem ser feitas pelo site www.anated.org.br/encontronacional.

Para mais informações, acesse www.ateliedanoticia.com.br ou entre em contato com a redação: contato@ateliedanoticia.com.br ou (19) 3252-9385.

Dica do Nube: A participação em cursos agrega conhecimentos e é um fator muito importante durante um processo seletivo.

Não vai pular carnaval?

Nesse período, aproveite para realizar uma atividade voluntária! Gostou da ideia? Saiba como proceder!

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal Nube)

Fantasias, música e dança enchem os olhos de qualquer criança. O Carnaval é uma época de todas essas características. Esse tempo de folga é um momento para se divertir e descansar. Contudo, você poderá aproveitá-lo para colocar um sorriso no rosto dos baixinhos, seja auxiliando no reforço escolar ou em atividades lúdicas.

Neste ano, a principal campanha do Lar Escola Cairbar Schutel – LECS, é incentivar a população sobre o trabalho voluntário. Além de poder contar histórias, brincar e ajudar com reforço escolar, você se divertirá e aprenderá muito com essa atitude.

Fundada em 17 de janeiro de 1963, a instituição possui capacidade para atender gratuitamente 60 pessoas – meninos e meninas, de 0 a 17 anos, em situação de risco social.
Já passaram por lá mais de 635 crianças. Dessas, 590 retornaram para o seu lar de origem, 16 foram adotadas internacionalmente e 29 no Brasil.

Em 2011, espera-se ampliar o número de voluntários. “Precisamos aumentar o número de contribuintes de nossa instituição, em todos os setores, seja na confecção dos trabalhos artesanais de nossas equipes da melhor idade, seja ajudando na montagem e desmontagem de nossos eventos, tais como bazares e almoços beneficentes, dentre outras coisas”, explica Haércio Suguimoto, vice-presidente da entidade.

Segundo a diretoria, a principal preocupação do LECS em curto prazo é atingir a excelência no atendimento, proporcionando um ambiente o mais próximo possível ao de uma família padrão. “Buscamos condições necessárias para os abrigados se desenvolverem física, mental e espiritualmente e também auxiliar para a família se equilibrar e voltar a ter condições de recebê-los novamente ou, não sendo possível, prepará-los para se adaptar a uma família substituta, sempre sob a supervisão das Varas da Infância e da Adolescência de São Paulo”, esclarece o Suguimoto.

De acordo com o vice-presidente, mesmo com mais de 100 voluntários e 60 funcionários cuidando das 60 crianças abrigadas em três casas-abrigo, ainda é necessário ampliar o quadro de pessoas para as atividades realizadas no LECS. “São 24 horas de atividades ininterruptas em dois turnos distintos, então o número de pessoas por tarefa é duplicado”, esclarece.

Ana Flávia Viana, do setor de seleção do Nube, revela: “Além de ser ponto positivo em uma dinâmica, o trabalho voluntário contínuo é cada vez mais valorizado pelas empresas. Representa maturidade, iniciativa e comprometimento, por ter contato com um ambiente profissional e seguir regras”. Para Flávia, algumas atividades podem ser compatíveis com os valores da organização, auxiliando no alinhamento do perfil. “Dessa forma, os currículos com informações sobre trabalhos voluntários são cada vez mais valorizados”.
Caso tenha interesse no projeto, visite-os na Rua Francisco Preto, 213, na Vila Morse, São Paulo. Para informações, entre em contato com a entidade pelo telefone (11) 3742-0516

Dica do Nube: Além de ajudar ao próximo e fazer o bem para a sociedade, estará fazendo um bem para você mesmo. Faça sua parte!

O sucesso ao seu encontro

Escrito por Fernanda Martinelli para o portal Nube)Está disposto a investir em sua carreira profissional? O Nube oferece a oportunidade de turbinar o seu currículo e o melhor: sem precisar quebrar o cofrinho! Em parceria com o Cedep – Centro de Treinamento Profissional, foi criado o projeto Responsabilidade Social, com o intuito capacitar estudantes do ensino médio, técnico e superior. Os treinamentos são realizados uma vez por mês e possuem temas diversos, focados para jovens em início de carreira. Quer saber mais? Então confira como podemos agregar na sua trajetória.
Os encontros, com duração de três horas, abordam temas diversificados como: marketing pessoal, empregabilidade, como falar bem em público e processos seletivos. “Procuramos mostrar para os participantes os melhores caminhos para conquistar uma vaga o quanto antes”, afirma a palestrante e analista de RH do Cedep, Aline Barroso. “Investimento em cursos, participação em palestras e aumento da rede de contatos são algumas dicas para ajudar o candidato no momento da busca de uma oportunidade no mercado”, completa Aline.
O local, no Centro de São Paulo, foi escolhido por ser próximo ao metrô República e, por isso, de fácil acesso aos estudantes ou qualquer outra pessoa procurando uma recolocação no mercado de trabalho. Ficou interessado? Tome nota das próximas datas:

31/03, às 14h – Marketing Pessoal: seu sucesso é você
28/04, às 10h – Competências para o profissional do século XXI
26/05 - Sucesso em Entrevistas de emprego
30/06 - Intraempreendedorismo: um diferencial
28/07 - Redes Sociais e carreira
25/08 - Falar em Público: Encare esse desafio!
29/09 - Dinâmicas de Grupo: O sucesso é possível!
27/10 - Competências para o profissional do Século XXI
17/11 - Sucesso em Entrevistas de emprego
14/12 - Intraempreendedorismo: um diferencial de poucos


Cadastrada no Nube, a estudante Monique Coutinho participou do “Falar em público: encare esse desafio”, em janeiro de 2011. “Nunca havia participado. Fiquei surpresa com toda a estrutura e com a equipe tão bem preparada. Aprendi bastante e vou colocar em prática todo o conteúdo ensinado”, comenta Monique.

Dica do Nube: algumas instituições aceitam tais treinamentos como parte das horas de atividades extras exigidas. Portanto, aproveite para unir o útil ao agradável. Fique ligado nos eventos gratuitos e cursos divulgados por nós. Com eles, você poderá ingressar mais cedo no mercado de trabalho.
Lembre-se também: uma semana antes, você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição e é muito importante respondê-lo.
Além disso, mantenha seu cadastro do Nube atualizado e, se ainda não respondeu as questões, faça agora mesmo o teste on-line. Ele aumenta suas possibilidades de conseguir um estágio ainda este mês.

Conte conosco e dê mais um passo em sua carreira profissional!

Herpes no Verão: Se previna!

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal Nube)
Você já ouvir falar em herpes? Sabe como é realizada a transmissão? Conheça com o Nube sobre essa doença, cuja temporada inicia no verão, e evite riscos a sua saúde. Curta o calor com sabedoria.

Causada por vírus, essa infecção atinge boa parte da população. Sua ocorrência se dá sob as formas de herpes labial e genital. Após o contágio, ele persiste no organismo, sendo capaz de apresentar manifestações periódicas. No verão, essas manifestações aumentam, devido a exposição solar frequente em praias e piscinas. O quadro pode ser evidente em períodos de estresse.

Todo mundo tem em algum momento contato com o herpes simples. Pego por meio da saliva do beijo, relação sexual ou por outras secreções, sobrevive em uma junção nervosa do assintomático, até se manifestar em qualquer fase da vida. A maioria das pessoas é portadora do vírus e não chega a desenvolver a lesão.

No caso labial, se divide em quatro estágios: O lábio arde e coça; inicia-se um pequeno inchaço, formando bolhas frequentemente dolorosas; as bolhas rompem-se e juntam-se ocasionando ferida com secreção; neste estágio, pode ser transmitido a outras pessoas com muita facilidade; a ferida seca e sara; formam-se crostas e ocorre a cicatrização.

Estas lesões reaparecem com frequência sendo variáveis de indivíduo para individuo, podendo infectar outras partes do corpo, se tocada logo após o contato com a ferida labial. Ao ser beijada pela mãe ou qualquer outra pessoa que apresente a infecção (principalmente no terceiro estágio), a criança pode contrair o vírus, extremamente perigoso em caso de recém-nascidos.

O herpes genital é o outro tipo, considerado, dentre as doenças sexualmente transmissíveis, a de mais rápido crescimento numérico. Milhões de pessoas no Brasil têm herpes genital e, a cada ano, dezenas de milhares de homens e mulheres, a maioria entre 18 e 35 anos, podem ser transmissores.

A forma inicial de transmissão é pela relação com o portador. As manifestações são mais graves na primeira infecção e aparecem poucos dias após a relação sexual. Há períodos com e sem manifestações clínicas e essas são desencadeadas por algo que abaixe as defesas do organismo como o sol da praia, o stress e o período menstrual, e doenças do sistema imunológico.

Bianca Toth, do setor de atendimento do Nube, revela desde pequena sofrer com o caso bucal: “costumo passar pomadas para amenizar o problema. Quando está muito calor, ela estoura. Nessas épocas, gosto de passar batons hidratantes”. A estudante de 18 anos dá dicas: “Não ponha a mão no ferimento e evite exposição ao sol”.

Lembre-se: Não há como prevenir o herpes genital e labial. Deve ser feita uma administração, nas pessoas sabidamente infectadas, com uma vacina composta de substâncias, ensinando o organismo a combater melhor a doença.

No período de manifestação, as lesões facilitam a transmissibilidade de doenças venéreas perigosas como AIDS e Hepatite B.

Dica do Nube: Cuide-se! Evite sentar em vasos sanitários públicos ou colocar a mão suja na boca.

Fuja da Insônia!

(Escrito por Fernanda Martinelli para Nube News)


Dormir pouco é a porta de entrada para uma série de inconvenientes.
Além do impacto físico, foi comprovado cientificamente um abalo emocional, estético e na saúde. Você sofre desse mal? Fique antenado com as dicas do Nube e seja mais amigo de seu travesseiro.

Seja por pura e simples falta de sono, por estar entretido com a TV, videogame, livros, Internet: você deve descansar seu corpo. A insônia crônica pode desencadear problemas cardíacos graves. De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, não livrar-se da fadiga eleva a pressão arterial à noite. A hipertensão, vale lembrar, é um dos fatores de risco mais perigosos para o coração.

A pesquisa revelou os efeitos nocivos a longo prazo, até mesmo para pessoas sem predisposição a problemas cardíacos. Segundo os especialistas, o ritmo arterial aumenta quando o sono não vem, ou seja, ela não cumpre um ciclo natural. "O mais preocupante é o risco de se manter uma pressão alta por muito tempo. Se isso ocorre, há chances grandes de danos nas artérias e vasos, podendo resultar em infarto, acidente vascular cerebral (AVC ) e insuficiência cardíaca ou renal", explica o cardiologista José Aziz, de São Paulo.

Em outro estudo, feito pela Universidade Western Reserve, nos Estados Unidos, foi constatado também que a apneia do sono aumenta em até três vezes os riscos de AVC entre homens. "O maior perigo da interferência da falta de sono ao coração é a seu modo silencioso. Os pacientes não apresentam sintomas e, na maioria dos casos, nem sabem que o fato de não dormir bem pode ser nocivo ao coração", explica Aziz.

Estudante de Sistemas da Informação e help desk do Nube, Giuliano Quaglio, de 19 anos, conta possuir há três anos alguns problemas durante a noite: “iniciou quando eu comecei a trabalhar e estudar ao mesmo tempo, talvez por medo de não entregar as atividades escolares ou profissionais”. Giuliano revela ir se deitar às 03h30 da manhã, normalmente navegando na Internet, ocupado com jogos online, conversas no MSN e GTalk, além de livros. Após essa prática, ele acorda às 8h para seu estágio.

Giuliano também está ciente das consequências desse frequente ato: “quando durmo menos, acordo mais agitado. Meu organismo briga comigo, eu fico com dor de cabeça, propenso à gripes, entre outras coisas que não são legais de sentir”.

Para você não perder mais ainda seu sono, o Nube separou alguns conselhos. Nada de contar carneirinhos! De acordo com o neurologista Shigueo Yonekura, ler um livro que não seja complexo pode ajudar a pegar no sono, assim como músicas calmas, massagens relaxantes ou chás que não sejam a base de cafeína.

Além disso, refeições leves, praticar exercícios com regularidade, não fumar e manter um ambiente agradável e convidativo são medidas recomendáveis. Em casos mais duradouros, procurar um médico (neurologista ou até mesmo um otorrino) é aconselhado.

Dica do Nube: Resista àquele sono geralmente às 18h, pois, caso você durma, vai acordar de madrugada, e tente repousar sempre por no mínimo 8h diárias.

Lembre-se: O sono faz bem para o cérebro, para o corpo e coração.

Caçadores de emoção

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)


Decidir uma profissão a ser seguida é um grande problema para a maioria dos jovens. Por isso, o Nube ajuda você a fazer a escolha certa. Se você é criativo, se identifica com recursos técnicos e gosta de clicar os seus momentos, pode começar a pensar em ser fotógrafo.

Uma imagem é a manifestação mais democrática da arte. Para trabalhar nessa profissão você precisa, além de ser paciente, saber aceitar críticas, conseguir fazer as pessoas se sentirem à vontade e ser capaz de realizar planejamentos, sempre atento a detalhes. A comunicação é feita por meio de diferentes técnicas, específicas para cada proposta, sem, entretanto, ofuscar a mensagem da obra.

O equipamento básico para quem se destina a fazer esse curso é a câmera. Como existem vários tipos de modelos, antes de comprar a sua vale a pena saber a área que deseja seguir. É papel do fotógrafo selecionar objetos e o conjunto de luzes para serem fixados na máquina. Natássia Truz Moraes, de 20 anos, é cadastrada no Nube e iniciou esse ano o tecnólogo de Fotografia na FMU. “Estou adorando as aulas. Escolhi essa faculdade por possuir interesse em imagens. Aprendemos desde fotos até cinema”. Após o término, Natássia pretende seguir na carreira de fotojornalismo.

Durante a formação, são oferecidas aulas com ênfase em fotografia digital, sem abandonar os processos analógico e fotoquímico. Entre as disciplinas estão: câmera; captura digital; princípios da construção de imagens; tecnologias digitais; iluminação em estúdio; gerenciamento de cor e impressão; o campo de luz na arte; preservação de fotografias; still life; poéticas visuais; fotojornalismo; edição, entre outras.

O mercado de trabalho em nosso país abriga um grande número de profissionais nesse ramo, mas se mostra promissor. Isso se dá pelo fato do produto estar presente em todas as áreas do conhecimento. Segundo o último Censo do MEC/Inep, temos no Brasil cerca de 877 ingressantes no curso. Para o fotógrafo brasileiro Ulisses Matandos, 40 anos, é necessário fazer as pessoas refletirem sobre determinada imagem, com a finalidade de aflorar sentimentos. “É preciso parar, pensar, compreender, sentir, respeitar”, explica Ulisses.

Dê mais um passo rumo ao sucesso profissional

Fernanda Martinelli para o Portal Nube

Gostaria de investir em seu crescimento pessoal e profissional sem colocar a mão no bolso? O Nube te diz como! No Centro de São Paulo acontece o programa chamado Responsabilidade Social, realizado em parceria com o Centro de Desenvolvimento Profissional –Cedep. O objetivo é capacitar e ajudar os estudantes do ensino médio, técnico e superior na conquista de um estágio.

O local foi escolhido por ser próximo ao metrô República e, por isso, de fácil acesso aos estudantes ou qualquer outra pessoa procurando uma recolocação no mercado de trabalho. Os temas, cada um com três horas de duração, também foram selecionados para auxiliar a na colocação dos participantes.

Confira as próximas datas:

24/02, às 10h – Dinâmicas de grupo sem mistérios
31/03, às 14h – Marketing Pessoal: seu sucesso é você
28/04, às 10h – Competências para o profissional do século XXI
26/05 - Sucesso em Entrevistas de emprego
30/06 - Intraempreendedorismo: um diferencial
28/07 - Redes Sociais e carreira
25/08 - Falar em Público: Encare esse desafio!
29/09 - Dinâmicas de Grupo: O sucesso é possível!
27/10 - Competências para o profissional do Século XXI
17/11 - Sucesso em Entrevistas de emprego
14/12 - Intraempreendedorismo: um diferencial de poucos

Os treinamentos são promovidos uma vez por mês e abordam variados temas. Os jovens podem conhecer um pouco mais sobre as exigências do mercado de trabalho ou como melhorar o seu desempenho em dinâmicas e entrevistas. O estudante Gabriel Gama participou juntamente com sua prima do “Falar em público: encare esse desafio”, em janeiro de 2011. “A palestrante foi super direta e nos explicou muito bem como nos portar em apresentações. Gostei muito de ter participado e certamente irei nos próximos”, recomenda Gama.

Fique atento: algumas instituições de ensino aceitam esse treinamento como parte das horas de atividades extras exigidas na grade curricular. Então, aproveite para unir o útil ao agradável. Lembre-se também: uma semana antes, você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição e é muito importante respondê-lo.

Contamos com sua presença nos próximos cursos!

Para realizar a inscrição, clique aqui.

Pesquisa: Quanto recebe um estagiário em nosso país?

Escrito por Fernanda Martinelli para o portal Nube)

Você sabe quanto é a bolsa-auxílio de um estagiário de ensino médio? E de arquitetura? Um estudo foi realizado pelo Nube, entre 23 de março e 23 de abril de 2010 sobre os "Valores pagos aos estagiários do Brasil". O levantamento foi feito com 16.328 estagiários de diferentes níveis do país. Todos eles com contratos assinados de acordo com as novas regras da Lei do Estágio, nº 11.788, publicada em 28 de setembro de 2008. Confira os resultados:

A média de bolsa-auxílio geral, ou seja, considerando todos os níveis, é de R$ 683,33, registrando uma diminuição de 3,2% em relação ao ano passado. Segundo Carlos Henrique Mencaci, presidente do Nube, os motivos são a queda no valor pago aos alunos do nível médio e a redução da jornada diária dos estagiários de 8 horas para 6 horas.

Os estudantes de nível superior recebem média de R$ 765,25. O valor caiu 5,03% de 2009 para 2010. A graduação em Engenharia segue, pelo terceiro ano consecutivo, como o primeiro do ranking com remuneração maior, pagando R$ 1.022,30. Em segundo lugar, está Relações Internacionais (em 2008, não estava na lista dos dez com melhor bolsa e em 2009 ocupava o sétimo lugar), com R$ 1.008,38. Em terceiro, vem Economia, mantendo a mesma posição do ano passado, apesar de um aumento de 12,37% na bolsa-auxílio, agora em R$ 999,27.

Já para o nível superior tecnólogo, a média é de R$ 702,40. Secretariado, com bolsa-auxílio de R$ 958,98 estreia na lista já em primeiro lugar, deixando o curso de Mecânica em segundo, com R$ 906,03. A terceira posição ficou para a área da Construção Civil, pagando R$ 896,95.

O ensino médio foi o mais atingido, sofrendo redução de 8,55%, com uma média de R$ 385,00. Uma das causas se deve ao artigo 17 da nova lei, que limita a contratação dos jovens desse nível em apenas 20%. Segundo dados do Inep/MEC, há no Brasil 8.337.160 e de acordo com dados da Associação Brasileira de Estágios- Abres, apenas 260 mil desses estudantes consegue estagiar, o equivalente a 3,11% do total. Em razão da demanda ser muito superior à oferta, o mercado acaba pagando menos, explica Seme Arone Junior, presidente da entidade. No ensino superior a situação não é tão diferente: são 740 mil estagiários para 5.080.056 matriculados, ou seja, apenas 14,57% conseguem uma colocação.

Consolidando o crescimento do nível médio técnico, a pesquisa registrou aumento de 10,81%. Atualmente os estudantes recebem em média R$ 517,70. Construção Civil, no topo da lista em 2009, caiu para terceiro, com R$ 620,83 de bolsa-auxílio, dando lugar à sua frente para o curso de Química, com R$ 693,51 e Segurança do Trabalho, com R$ 685,31.

Conheça as dez carreiras com as melhores bolsas-auxílio no Brasil, separados por nível:

Nível Médio Técnico:
1) Química: R$ 693,51
2) Técnico em Segurança do Trabalho: R$ 685,31
3) Construção Civil: R$ 620,83
4) Mecânica: R$ 615,93
5) Eletrotécnica: R$ 562,27
6) Edificações: R$ 562,24
7) Automação Industrial: R$ 548,35
8) Mecatrônica: R$ 543,95
9) Telecomunicações: R$ 536,56
10) Informática: R$ 511,74

Nível Superior:
1) Engenharia: R$ 1.022,30
2) Relações Internacionais: R$ 1.008,38
3) Economia: R$ 999,27
4) Química: R$ 897,45
5) Arquitetura e Urbanismo: R$ 896,35
6) Biblioteconomia: R$ 883,60
7) Nutrição: R$ 880,40
8) Estatística: R$ 864,70
9) Ciências Atuariais: R$ 817,61
10) Matemática: R$ 802,12

Nível Superior Tecnólogo:
1) Secretariado: R$ 958,98
2) Mecânica: R$ 906,03
3) Construção Civil: R$ 896,95
4) Mecatrônica Industrial: R$ 831,89
5) Processamento de Dados: R$ 791,03
6) Comércio Exterior: R$ 788,79
7) Gestão Ambiental: R$ 772,46
8) Tecnologia em Alimentos: R$ 765,00
9) Sistemas de Informação: R$ 655,00
10) Redes de Computadores: R$ 627,00

Para a analista de treinamento do Centro de Desenvolvimento Profissional - Cedep, Liane Holzhacker, o estudante não deve optar pela carreira porque ela tem um valor maior de remuneração. A escolha da profissão precisa respeitar as aptidões do jovem e as áreas de interesse e afinidade. Dessa forma, terá realização no mercado de trabalho e será mais feliz em sua vida profissional, afirma.

Apesar da quantidade de estudantes ser muito superior à oferta de vagas de estágio, os candidatos mais bem preparados conseguem uma colocação. Atualmente, as empresas valorizam os jovens talentos, efetivando os melhores estagiários ainda durante o período acadêmico, reforça Mencaci.

Vamos fazer o teste on-line?

( Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)

Quais são os seus planos para 2011? Se você ainda não conseguiu um estágio, então é tempo de mexer os palitinhos e utilizar os diversos recursos disponíveis. O Nube, além de disponibilizar milhares de vagas de estágio e aprendiz, oferece uma forma de aumentar as suas chances de conquistar uma colocação no mercado de trabalho. Ficou interessado? Acesse o nosso site e faça o teste ortográfico on-line.

Lembre-se: para tirar de letra essa avaliação e se dar bem, mantenha a calma na hora de realizá-la, pois o resultado ficará registrado em seu cadastro. Não opte por fazer na escola ou em local movimentado. Escolha um ambiente silencioso, concentre-se e reserve pelo menos 15 minutos para responder às 30 questões de múltipla escolha. Cuidado com o tempo disponível, pois você terá apenas 20 segundos para cada pergunta.

A colaboradora do Nube, Mariana Marinho, teve um ótimo resultado e garantiu sua vaga na nossa equipe administrativa. Mesmo trabalhando na área de exatas, sempre valorizei o bom português, tanto escrito, quanto falado. Procuro ler bastante para não cometer gafes na hora de conversar com um cliente ou enviar um e-mail, por exemplo, afirma.

Portanto, siga os passos abaixo e dê um impulso ao seu sucesso.
- Faça seu login, no site do Nube
- clique na aba currículo
- depois em provas on-line
- escolha teste ortográfico

Fique atento: Não use dicionário e livros durante o exame. A prova também será aplicada presencialmente e você poderá passar vergonha, caso não domine os conhecimentos exibidos pela web.

O resultado do teste não aparecerá para você, todavia na hora de filtrar seu currículo, ele com certeza será um diferencial.

Cursos: Garanta sua inscrição

Fernanda Martinelli para o Portal Nube

Sabe o significado ou já viu alguém tocar euphonium? Tem interesse por história de séculos passados? Gostaria de participar de cursos para agregar conhecimentos? O Nube listou algumas atividades para auxiliá-lo a conseguir um estágio em 2011. Tome nota.

Jacareí abre 90 vagas na Orquestra Sinfônica Jovem

A Prefeitura de Jacareí, a 80 km de São Paulo, está com inscrições abertas até o dia 25 de fevereiro para o processo seletivo de bolsista da Orquestra Sinfônica Jovem da cidade. O curso é gratuito, com duração de seis anos, e destinado a maiores de 12 anos. Há 90 vagas disponíveis para os seguintes instrumentos: violino (10), viola (5), violoncelo (3), contrabaixo (3), clarineta (12), flugel (5), trompete (10), trombone (10), euphonium (10), tuba (2) e percussão erudita (20).
“O objetivo do processo é a renovação da Orquestra, pois os aprovados assumem as vagas dos bolsistas ao término do curso”, explica o maestro Mauro Messias.
As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no EducaMais Espaço Jardim Paraíso, sede da Orquestra Sinfônica Jovem (Rua Expedicionário Lourenço Nogueira, n.º 211 - Jardim Paraíso). É necessário pagar uma taxa de R$ 7,00 e apresentar comprovante de residência, atestado ou declaração escolar, cópia do RG e da certidão de nascimento e uma foto 3x4.
Cadastros até 25/02, à rua Expedicionário Lourenço Nogueira, n.º 211 - Jardim Paraíso

Semana de Artes Gráficas (SAG) 2011

Uma das mais bem sucedidas iniciativas criada pelo setor gráfico, este ano será estendida para outros estados brasileiros. Além de ser realizada em oito regiões administrativa de São Paulo, agora também acontecerá em três outros estados brasileiros.
Desde sua criação, em 2006, a SAG já atendeu 7.876 pessoas de cerca de 125 empresas gráficas.
Para ver o cronograma 2011 e adquirir mais informações, acesse o site da Abigraf .

Galeria de Arte Brasileira do Século 19 é reaberta

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram) reinaugura no dia 17 de fevereiro, às 18h, a Galeria de Arte Brasileira do Século XIX. O evento de reabertura terá presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), José do Nascimento Junior, e da diretora do MNBA, Mônica Xexéo.
Depois de três anos fechada para reforma do espaço, modernização da expografia e restauração de pinturas, esculturas e mobiliário, a galeria volta a oferecer ao público o maior e mais importante acervo de arte brasileira oitocentista. Além de retomar a exibição de ícones das artes visuais como Batalha do Avaí (de Pedro Américo) e Primeira Missa no Brasil (de Victor Meirelles), ela reabre com acervo restaurado e ampliado para 230 obras – cerca de 110 a mais do que no início de 2008, quando foi fechada.
Endereço do MNBA: Av. Rio Branco, 199 – Cinelândia, Rio de Janeiro (RJ). Acesse o site www.mnba.gov.br
Informações com Nelson Junior (MNBA): (21) 2532-7503 e imprensa@mnba.gov.br ou Tatiana Beltrão (Ibram): (61) 2024-4035, 9619-5445 e 9894-8541. ascom@museus.gov.br e tatiana.beltrao@museus.gov.br .

Capacitação para profissionais de saúde- Ribeirão Preto

No próximo dia 19 de fevereiro, ocorrerá programa Pacto AVC, capacitando profissionais de saúde e equipes interdisciplinares para organização e eficácia do atendimento emergencial ao paciente com diagnóstico de acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral.
A iniciativa visa promover capacitação para o atendimento fundamental de emergência ao AVC. “É a segunda vez que realizamos o evento na cidade. Desta vez esperamos receber cerca de 300 profissionais de Ribeirão Preto e região. O tratamento correto e efetivo é essencial para evitar as sequelas e mortes relacionadas à doença, uma das mais mortais”, afirma o neurologista Octávio Marques Pontes Neto, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – USP.
O curso será ministrado no Hotel JP Ribeirão Preto, na Via Anhanguera, km 306,5 – Ribeirão Preto – SP. Informações: www.pactoavc.com.br

Orquestra Jovem de Guarulhos tem 75 vagas para jovens de 14 a 25 anos


A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos (Grande São Paulo) abre, na próxima segunda-feira (21/2), inscrições para o processo seletivo para definir seus 75 integrantes para a temporada 2011.
Até o dia 11 de março, jovens com idade entre 14 e 25 poderão se inscrever para as vagas nos seguintes instrumentos: violino viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, oboé, fagote, flauta, tuba, trompete, trombone, trompa, piano e percussão; além das funções de arquivo e montagem. O candidato deve comprovar ser estudante de música do instrumento para o qual está pleiteando a vaga. Os testes de proficiência serão realizados de 14 a 19 de março.
Criada em 2003, a Orquestra Jovem de Guarulhos conta com 75 músicos bolsistas, que recebem auxílio financeiro mensal da Prefeitura. O grupo já apresentou as obras L’Elisir d’Amore e Lucia di Lammermoor, de Gaetano Donizetti; La Traviata, de Giuseppe Verdi; Gianni Schicch, a ópera em um ato de Giácomo Puccini; Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni; O Barbeiro de Sevilla, de Gioachinno Rossini; e El Niño Judio, de Pablo Luna.
Os bolsistas receberão uma ajuda de custo. Interessados devem comparecer ao Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos (av. Tiradentes, 2.529, 1º andar, Vila São Jorge), com originais e cópias da cédula de identidade, do CPF e do comprovante de residência (em nome do participante ou responsável), além de uma foto 3x4. As inscrições podem ser feitas de segunda a sábado, das 9h às 20h.
Mais informações pelo telefone 2087-7440 ou pelo site www.guarulhos.sp.gov.br.

Programação Neurolinguística é tema de palestra gratuita em São Paulo


O CrerSer Mais promoverá um evento sobre temas como comportamento e carreira dos dia 21 de fevereiro a 14 de março.
A especialista Roselake Leiros vai apresentar motivos pelos quais a ferramenta PNL é reconhecida mundialmente como a mais eficaz no desenvolvimento humano. Ela garante: “qualquer pessoa pode aprender PNL e transformar sua vida profissional e pessoal”.
Os eventos terão início às 19h, com término previsto para às 21h. Os encontros serão na sede da CrerSerMais, próximo ao metrô Brigadeiro. Rua Teixeira da Silva, 329, cj 81 – Paraíso, São Paulo.
Aproveite essa oportunidade para o desenvolvimento profissional e pessoal e faça sua inscrição. Para participar, é necessário agendar o comparecimento via e-mail: contato@crersermais.com.br ou pelo telefone 11 3142-9263. Mais informações no site www.crersermais.com.br

Cursos sobre emprego e carreira no Shopping Penha, em São Paulo

No dia 18 de fevereiro haverá a palestra “Como conquistar seu emprego”, com a consultora de carreira da Meta&Vida, Cristiane Antunes. Ela dará dicas para elaboração de currículo, sobre como se portar em uma entrevista de emprego, além de orientações sobre como o networking pode auxiliar na busca por oportunidades.
Com inicio às 14h30 e duração média de duas horas, as aulas serão ministradas na Central de Cursos, no Shopping Penha - Piso G4, acesso pelo elevador B (Rua Dr. João Ribeiro, 304, no bairro da Penha, zona leste de São Paulo). Interessados devem se inscrever pelo telefone (11) 2095-8222 ou pessoalmente na administração do shopping. O candidato dele levar 1 kg de alimento não perecível, pois serão doados para uma instituição filantrópica.

Dica do Nube: Participar de cursos e agragar conhecimentos é um fator muito importante durante um processo seletivo. Invista!

Mais de 70 palestras em três dias

Fernanda Martinelli para o Portal Nube

Gostaria de aprender sobre os mais variados temas em um único final de semana? Não perca tempo! Nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro ocorrerá, em São Paulo, no Palácio de Convenções do Anhembi, o maior encontro de especialistas em concursos públicos.

Com o objetivo de informar sobre as oportunidades da carreira pública, uma das melhores opções profissionais de nossos dias, a iniciativa do Jornal Folha Dirigida, ao lado de seus parceiros, reúne em um só lugar todo o conteúdo necessário para disputar uma vaga nesse almejado setor. Serão mais de 30 expositores, 70 palestras, aulas-show, além de diversos profissionais para tirar dúvidas e dar informações sobre as diversas oportunidades abertas. “Uma boa oportunidade para os estudantes paulistanos agregarem valor ao currículo”, afirma a gerente de treinamento do Nube, Carmen Alonso.

Se você precisa de alguns motivos para participar, o Nube oferece alguns: somente em 2011 serão oferecidas mais de 100 mil vagas em todos o país. O primeiro passo para conquistar uma delas é estar bem informado. O evento dará todo o suporte necessário para você explorar e aproveitar as chances de emprego do setor público. A entrada é franca! Na sexta-feira, 18/02, o evento se estende das 10 às 22h. Já no sábado e no domingo, o horário será das 10 às 20h. Veja algumas opções para as datas:

Sexta-feira – 18/02/2011

12h30 – 13h40 – Crimes Cibernéticos, investigação criminal e segurança da informação, com Igor Jorge, da Adpesp
14h – 15h10 – Mapas Mentais e Memorização para Provas e Concursos, com Felipe Lima, da Editora Impetus
17h – 18h10 – Eu vou passar em concursos, com Silvio Motta/ João Antonio da Campus/Elsevier
20h – 21h10 – Manter-se atualizado, com Anis Kfouri, da OAB CAASP

Sábado – 19/02/2011
11h – 12h10 – Musicalidade na língua portuguesa, com Fábio Langbeck Osse, da Epius Robortella
15h30 – 16h40 – Concursos dos Tribunais: Forma de preparação, métodos de Estudo e uso de instrumentos de assimilação e memorização, com Alessandro Ferraz, da Neaf
15h30 – 16h40 – Raciocínio Lógico: Você consegue aprender, com Érico Lima de Oliveira, do Gov. Federal
18h30 – 19h40 – Emprego Público – Dicas de como conquistar o seu, com Hugo Duarte, da Gran Cursos

Domingo – 20/02/2011
12h30 – 13h40– Os novos desafios da Polícia Civil Centenária, com Daniel Estefano, da Adsesp
14h – 15h10 – Dicas e estratégias para o estudo dirigido em concurso público, com Roberto Ewald Witte, da Central Concursos
15h30 – 16h40 – Matemática não é bicho papão, com Bruno Villar, da Renato Saraiva
15h30 – 16h40 – Novo acordo ortográfico, com Marcio Gonçalves Coelho

Lembre-se: É muito bom somar pontos com tais eventos em seu portfólio. Prepare-se para conquistar a sua vaga em 2011!

Para mais informações, acesse o site da Folha Dirigida

Você sabe se concentrar?

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal Nube)

Quando você está lendo, se pega perdido em seus pensamentos? Possui dificuldades na hora de se focar nos estudos? Qual a sua capacidade de fixação? Nos dias de hoje, é comum pessoas viverem sobrecarregas com um grande número de atividades, não centrando em uma tarefa específica. Saiba mais detalhes com o Nube e avalie seu controle.

Mente e emoção andam juntas. Quando algo vai mal, fica difícil prestar atenção em qualquer coisa. Para melhorar sua concentração e realizar mais em menos tempo, deve-se viver plenamente o presente, não pensando no próximo passo. Reserve momentos para a prática; fique só e relaxado. Carina Tugumi, do setor de filtros do Nube, revela não ter muitos problemas: “Tento não pensar em outros assuntos. Além disso, pode soar estranho, mas ouço música. Me auxilia bastante quando preciso me entreter”.

No início, você vai se sentir inquieto ou mesmo experimentar uma considerável ansiedade. Continue tentando, mesmo com pensamentos tomando conta de sua mente. Além desses exercícios, tente manter foco, como por exemplo, ao ler esse texto, em falar com uma pessoa, ao ver uma paisagem, etc. A atividade do momento deve ser a única coisa importante. Para o gerente de comunicação do Nube, Mauro de Oliveira, “focar no resultado é essencial, pois determina comportamentos conduz sentimentos”. Mauro ainda aconselha: “o sucesso começa primeiro na cabeça de cada um”.

Pacientemente, desenvolverá ao máximo sua capacidade. Se estiver estudando, leia com o objetivo de entender, reter e lembrar. Recite para você mesmo os pontos principais do texto, confira os erros e as omissões. Procedendo assim, aumentará a sua capacidade de compreender, sintetizar e fixar a matéria. Não se esqueça: pratique.

Gostou das dicas do Nube? Então não perca tempo, exercite!