sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

X, Y ou Z : A qual pertenço?

Você sabe em qual dessas nomenclaturas se enquadra? Descubra com o Nube e fique por dentro.
(Escrito por Fernanda Martinelli para o Portal Nube)

Gerações X, Y, Z. Calma, isso não é uma sopa de letrinhas! Se você não se assustou, ainda há os Baby Boomers. Pessoas de diferentes épocas possuem um modelo mental muito distinto um do outro. Para evitar conflitos desnecessários o melhor é entendê-los.Você sabe qual é a sua tribo? O Nube resume cada uma delas a seguir.

O termo “Baby Boomers” popularizou-se após a Segunda Guerra Mundial, com nascidos entre 1945 e 1965. Muitos soldados voltavam para suas casas, e a natalidade aumentou, tratando-se de um reflexo biológico muito comum em espécies ameaçadas.

Já a geração “X” inclui geralmente pessoas nascidas a partir de 1965, não chegando aos anos 1980. Marcada pela luta contra a ditadura dos generais e por uma produção cultural de resistência à censura com lemas como "é proibido proibir", os “xis” não aderiram tão fortemente à tecnologia, sendo para eles mais enfatizada a experiência. Essa é a era do "flower power", movimento hippie de oposição às guerras, defendendo uma sociedade baseada no amor.

Ambiciosos, criativos, impacientes. Esses são os “ipisilones”, nascidos a partir da década de 1980 em meio a brinquedos eletrônicos e crescidos dentro de apartamentos. Hoje, eles estão tomando conta do mercado de trabalho, mostrando haver um modo de raciocínio bem diferente do utilizado pelas gerações anteriores. Os “Y” também possuem outras denominações, como “geração Internet” ou “filhos do milênio”. Mudam de emprego com maior frequência, são mais habituados a desafios e ávidos por promoções rápidas na carreira.

“Penso muito rápido e em muitas coisas ao mesmo tempo. Prestar atenção na TV, no notebook, na música e no telefone é o básico”: assim é o cotidiano de Lucas Lousada, de 21 anos, help desk do Nube. Contudo, ele revela ter vivenciado um pouco dos antigos costumes. “Quando pequeno, batia figurinha, colecionava álbuns, girava pião, além de jogos de tabuleiro e de cartas. Então, comecei a ver TV, ganhei um pocket game, videogames, computador. Hoje as crianças já nascem nesse meio, é muito natural”.

Lucas diz ser essencial o respeito entre os perfis, pois divergências existem. “Embora ligados à Twitter, Facebook, Orkut, Formspring, MSN, etc., os jovens de minha idade possuem dificuldade na comunicação presencial”. E complementa: “Em 15 anos morando no mesmo condomínio, desconhecia a quantidade de pessoas bacanas ao meu redor. Já meus pais sabem o nome de todos os vizinhos”.

Se você não conhece o mundo antes da Internet, é um nativo digital, mais conhecido geração Z, formada por indivíduos nascidos a partir de 2001. Trazem como marca impaciência e profunda individualidade, pois vivem na velocidade do mundo digital. O ponto fraco dos Z’s é a pouca capacidade de trabalhar em times. Gerente de comunicação do Nube, Mauro de Oliveira revela: “nasci no meio da geração X, caracterizada por pessoas competitivas e independentes. Contudo, por conta de meu convívio com os jovens e por trabalhar com tecnologia, acredito ter um chip de Y, pela facilidade em fazer muitas atividades ao mesmo tempo e ampla utilização das ferramentas digitais”. Os valores principais de cada grupo são diferentes. "Valorizo muito o encontro com amigos fora do meio digital, mas reconheço trabalhar muito e ter menos tempo livre em relação aos jovens", completa Oliveira.

Com o aumento da expectativa de vida, as fases estão sendo redefinidas, segundo a psicoterapeuta Lídia Rosenberg Aratangy em entrevista à revista Época. Um exemplo disso é a pesquisa do Ibope Nielsen Online, de 2009, apontando o Brasil como o 5º país com maior número de conexões. Desses, 27,5 milhões acessam a Internet regulamente de suas casas, e 36,4 milhões acessam do seu trabalho. Contudo, dados do IBGE indicam 65% dos brasileiros sem acesso. Dentre os principais motivos para 54% está o custo elevado.

Dica do Nube: Saber lidar com a diversidade de experiências entre esses três tipos de gerações será essencial para a receita de sucesso em um futuro muito próximo.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O bem de uma pedalada

Por qual razão o ciclismo é tão benéfico? Saiba os motivos com o Nube e programe seu passeio.

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal Nube)



Fazer exercícios é uma excelente forma de adquirir ganhos duradouros à saúde. Com uma prática diária, você proporciona uma melhoria significativa em seus aspectos físicos e psicológicos.O ciclismo, em apenas algumas semanas, pode proporcionar uma percepção de bem-estar e satisfação. Veja algumas dicas com o Nube e garanta a boa forma no verão.

Esse esporte pode ser um aliado de quem pretende adotar um estilo de vida mais saudável – promessa comum feita em todo começo de ano. “Tal hábito traz grandes benefícios ao organismo e ao coração de uma forma global e integrada”, afirma o cardiologista do Hospital e Maternidade São Luiz, João Vicente da Silveira. “E vale lembrar: é fundamental a utilização de trajes e equipamentos apropriados, como o uso de capacete”, alerta o médico.

Pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta todo o corpo. Essa afirmação é compartilhada por Carolina Xavier, 21 anos, estudante de nutrição do Rio de Janeiro: “Costumo andar de bicicleta aos finais de semana. Isso me dá energia e disposição, além de auxiliar na perda de peso e na respiração. Notei diferença no meu corpo, ficou mais tonificado”. Além disso, tal ato estimula a liberação das endorfinas e aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

Quer mais? Com uma constante prática, ocorre consumo das gorduras e redução do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos. Também há uma diminuição da glicemia, controlando a diabetes, fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, levando a angina e ao infarto agudo do miocárdio. Desde criança adepto à prática, o gerente de tecnologia do Nube, Luiz Pasqual, revela: “Sempre andei de bicicleta com uma turma de amigos. Quando não tinha companhia, ia sozinho. Além disso, também praticava outros esportes,como a natação. Isso me trazia muitos benefícios”. Para quem deseja iniciar, Pasqual indica: “os locais mais indicados são parques, como o Ibirapuera, em São Paulo, além de orlas de praia e ciclovias. Mas nada de ruas!”, alerta.

Vamos à ação? O Hospital e Maternidade São Luiz fará parte do World Bike Tour (WBT), cujas etapas anteriores do evento foram realizadas em cidades de Portugal (Lisboa e Porto) e da Espanha (Madri) e agora acontecerá no Brasil, no dia 25 de janeiro, em São Paulo. Além de prestar atendimento médico, a instituição quer reforçar o incentivo ao Esporte, área na qual a rede atua há mais de uma década, com ações de patrocínio e de apoio.

Bom treino!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

JORNAL HOJE - PARTICIPAÇÃO =]

Consultores alertam sobre erros que reprovam candidatos em entrevistas



Se você vai se preparar para uma entrevista de estágio, estude ortografia. Um teste feito com mais de oito mil candidatos reprovou quase a metade na hora do ditado.
Outros problemas também podem reprovar candidatos a uma vaga de emprego.

Um dos erros mais comuns é o excesso nas roupas. “O candidato, durante a dinâmica, procura um destaque e muitas vezes ele pode pecar nisso, porque vira um excesso. Acaba sendo ruim para ele”, alerta Wagner Bezerra, consultor RH.

Se a vaga pede fluência em idiomas, você não precisa responder a entrevista em inglês ou espanhol.

Não demonstre antipatia, ansiedade e arrogância. Nem mostre intimidade exagerada com os candidatos e entrevistadores. “O considerado comum nas pessoas é se comportar de uma maneira em cada lugar e na entrevista de emprego não é diferente. Você está numa situação coorporativa, então tem que se comportar como tal”, diz o consultor.

Se a questão é postura, problemas pessoais devem ficar em casa. “Problemas acontecem. O que faz o diferencial é a maneira que o candidato explica a situação. Evitar dar uma de coitado. Isso não vai agregar nada, ele não vai conseguir se destacar”, afirma Wagner.

Passamos a vida inteira falando português, estudamos essa matéria por, no mínimo, 11 anos na escola. Falar e escrever bem são um dos maiores obstáculos para quem procura um emprego.

Uma empresa está há oito meses com uma vaga de estágio aberta porque não encontra candidatos que acertem todas as palavras de um único ditado.

O mesmo teste foi aplicado em oito mil candidatos. Quase a metade deles foi reprovada. Só 1,9% acertou as 30 palavras do ditado como exceção, majestoso, seiscentos e desajeitado.

“Uma pessoa que não domina nem seu próprio idioma, como ela vai poder se destacar na empresa? Como vai utilizar outro idioma? Como na Copa, nas Olimpíadas?”, diz Carmen Alonso, gerente de treinamento.

Outra recomendação: tome cuidado com as gírias. “Nas redes sociais, no MSN, ela pode tranquilamente usar uma linguagem mais informal, mas para um universo empresarial, a partir do momento que o funcionário representa a empresa, a exigência é muito alta”, alerta a gerente de treinamento.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Faça já o teste ortográfico!

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)


Um dos critérios mais avaliados pelos recrutadores em um processo seletivo é o uso de bom português. Escrever errado pode fazer o candidato ficar de fora em uma seleção. Sabia disso? Não desanime, o Nube dá a solução para seus problemas em um clicar de mouse.
a
Conhece nosso Teste Ortográfico On-line? Por meio dele você tem a possibilidade de aumentar as chances de conquistar uma colocação no mercado de trabalho, servindo como base para ver quais pontos precisam ser melhorados em seus conhecimentos.

Para se dar bem em nosso teste, basta ficar tranquilo, pois é simples e fácil. O resultado ficará salvo em seu cadastro e as empresas poderão avaliá-lo. Se você já fez o seu, poderá renová-lo a cada seis meses, mantendo seu cadastro atualizado.

Para obter sucesso em sua nota, o Nube aconselha a escolha de um ambiente silencioso, possibilitando sua concentração. Reserve ao menos 15 minutos de seu tempo para dedicar-se às 30 questões preparadas, sendo todas de múltipla escolha. Atente-se ao tempo disponível, pois você terá apenas 20 segundos para cada pergunta.

Se deseja se dar bem nessa avaliação, leia antes nossa matéria sobre as Novas Regras para o Português. Assim, suas chances de adquirir uma nota mais alta aumentarão.

Tenha certeza: todas as profissões cobram profissionais com uma boa comunicação e redação. Muitos gestores solicitam aos candidatos a realização de um texto, mesmo em dinâmicas para vagas de engenharia ou matemática, por exemplo.

Lembre-se: consultar dicionários ou sites para responder o exame pode gerar grandes problemas futuros, pois você deverá mostrar na prática todo o conhecimento demonstrado na web.

Vamos à prática?

- Faça seu login, no site do Nube
- clique na aba currículo
- depois em provas on-line
- escolha teste ortográfico

Atenção: O resultado não aparecerá para você, mas ficará gravado em seu perfil.
Não perca tempo, ponha a cabeça para funcionar e boa sorte!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Curso de Panificação Gratuito

Se você tem mais de 16 anos, inscreva-se no curso da Oficina de Alimentos. Saiba mais com o Nube!

(Escrito por Fernanda Martinelli para o Portal Nube)

Gostaria de fazer um curso nas férias? Não perca tempo! Estão abertas as inscrições para o curso de panificação e confeitaria da Oficina de Alimentos, no bairro de Parelheiros, em São Paulo. Fruto de uma parceria entre o Instituto Camargo Corrêa e a ONG Vivenda da Criança, o curso é gratuito, dura cerca de três meses e ensina, além das técnicas e procedimentos exigidos pela profissão, noções de higiene, manipulação correta dos alimentos, cidadania, ética e boas práticas.


O curso visa formar 60 jovens por ano, dando oportunidades de adquirir uma formação profissional e, assim, melhorar suas chances no mercado de trabalho. Cleber Martins dos Santos, de 23 anos, participou da primeira turma, no começo de 2010. Na época, ele trabalhava no período noturno em uma metalúrgica e ia direto para as aulas da Vivenda da Criança, no período da manhã. “Era cansativo, mas valeu a pena”, diz ele.

Por meio de indicações, Cleber acabou contratado pela padaria Le Pain, em Pinheiros. No novo emprego, o rapaz está ampliando seus conhecimentos. “Faço o básico aprendido durante o curso, como pão francês e pão integral, mas também estou aprendendo várias receitas e técnicas novas”, afirma. De acordo com o coordenador de projetos do Instituto, Jair Resende, “essa é uma das iniciativas do programa Futuro Ideal, hoje presente em 22 municípios brasileiros”.

Já para Douglas Couto, coordenador das aulas profissionalizantes da Vivenda da Criança, “o curso tem um perfil importante para a região, carente de mão-de-obra especializada. Cumprimos tanto uma função social quanto econômica, suprindo o mercado da região com os profissionais. Hoje, a maioria das vagas está fora do bairro de Parelheiros. Queremos, então, investir nos jovens talentos e contribuir para a melhora da qualidade de vida”.

Cláudia Giannoni, colaboradora do Nube e formada em gastronomia, revela: “fazer cursos específicos como esses oferecidos se tornou essencial para quem deseja uma posição de destaque. A realidade é dura e exige muita técnica e principalmente espírito de líder para se conseguir comandar uma equipe”. Cláudia dá dicas: “Muitos "segredos" surgem com a prática, assim, cada um consegue acrescentar o seu toque pessoal na comida. A experiência adquirida com as explicações nos dá a segurança necessária para criar uma imensidão de receitas, as quais projetam sonhos e prazeres específicos nas pessoas”.

Para se inscrever no curso é preciso ter entre 16 e 29 anos, ter completado a 6ª série do ensino fundamental e passar por um teste de caráter não eliminatório.

Lembre-se: a matrícula deve ser realizada no local, até sexta-feira, 21/01/2011. A Vivenda da Criança está localizada na Rua Henrique Hessel, 300, em Parelheiros, SP. Para mais informações, acesse o site do Instituto Camargo Corrêa. Ocontato pode ser feito também pelo telefone (11)5920-8492.

Aproveite essa chance! O Nube deseja boa sorte!

Do outro lado do Rio

Conhece Niterói? Saiba com o Nube sobre os cenários e arquiteturas arrojadas existentes. Surpreenda-se!

(Escrito por Fernanda Martinelli para Nube News)

Para muitos niteroienses, o pôr do sol dourado é a mais elegante silhueta para emoldurar a ponte de acesso aos cariocas. Se você chegar ao Rio de Janeiro, vai verificar o grande fluxo em direção ao município. Saiba a razão desse vaivém com o Nube e agende um passeio ao local.

Desembarque na Praça de Araiboia, coração de Niterói. Assim é com quem chega de diversas regiões do país para uma visita turística. Ao lado da estação das barcas, saem ônibus para as mais variadas regiões, no valor de R$ 2,30. Por exemplo, tomando a linha 33, para Fortaleza de Santa Cruz da Barra, você irá pelo centro da cidade, passando pelo Museu do Ingá (Museu de História e Arte do Rio de Janeiro) , depois pela longa Praia de Icaraí (Água Sagrada, em Tupi), bairro muito freqüentado pelos visitantes, com bons restaurantes e hotéis, além do Museu de Arte Contemporânea (MAC), idealizado por Oscar Niemeyer, cuja entrada custa R$ 5,00.

Bem próximo, outro colosso é de igual importância para os nativos da região: a Pedra do Índio. Hoje, a “face de Tupã” é o marco de um ótimo ponto para os pescadores locais e apreciadores de praia.

Se você deseja dar um bom mergulho, o Nube indica a Praia dos Charitas (grego, pronuncia-se “Cáritas”), pois é bastante procurada por banhistas devido à vista exuberante da Baía de Guanabara. “Mesmo morando no Rio, não tinha a oportunidade de atravessar a ponte. Quando cheguei e me deparei com o ambiente, mesmo acostumada com as belezas da cidade maravilhosa, fiquei admirada. É tudo muito lindo!”, revela em um sorriso Viviane Andrade, estudante do bairro de Ipanema, zona sul do RJ.

Registre esses momentos com auxílio de uma máquina fotográfica. Para capturar imagens únicas vá até o Forte de São Pedro, pois de lá é possível avistar toda a orla. Também se tem a visão das Praias da Várzea, do Canal, Adão e Eva (separadas por um rochedo), de Fora e do Imbuí. As duas últimas são consideradas oceânicas e suas águas têm coloração azulada.

Finalmente, chega-se à Fortaleza de Santa Cruz, atual sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército. Trata-se da primeira fortificação erguida no entorno da baía, em 1555, e atualmente encontra-se em processo de restauração. A visita, de hora em hora, sai pela pechincha de R$ 4,00, obrigatoriamente guiada por um militar.

Se você gostou dessas dicas e deseja conhecer tais pontos, o Nube antecipa o custo do serviço para você: o preço das barcas Rio-Niterói é de R$ 2,55 por pessoa, e a viagem leva 20 minutos. Elas saem diariamente da Praça XV, no centro do Rio, com destino a Niterói, Paquetá e Cocotá.

Boa viagem!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Verão: Acerte no tecido

Faça a escolha correta das roupas com as dicas do Nube e evite passar sufoco no calor desta estação.

(Escrito por Fernanda Martinelli para o site Nube)




Como se vestir socialmente nesta estação sem errar no modelito? Geralmente nosso maior medo é usar conjuntos sociais para ir ao trabalho e acabarmos suando demais. Mas não se preocupe: o Nube preparou especialmente para você esta matéria. Vamos ao guarda-roupa?

Calças, ternos, gravatas, golas. A insuportável temperatura se torna um fator relevante na decisão de nossas combinações. Cores leves são fundamentais no calor e evitam marcas indesejáveis de transpiração. Tons escuros como preto e azul marinho absorvem a luz solar e esquentam muito mais, tornando-se um verdadeiro “forno”.

Desodorantes adequados também contribuem para afastar as constrangedoras marcas nas axilas. A indicação de ação anti-transpirante no rótulo disponíveis na versão roll-on são os melhores, pois criam uma espécie de camada na região, impedindo marcas na camisa.

Para Rodolfo Martins, do setor administrativo do Nube, “tudo depende das atividades realizadas. Invisto em tecidos leves e neutros, mas já utilizei cores fortes em dias quentes e acabei sufocado”.

De acordo com o instituto Climatempo, para janeiro de 2011 há previsão de bastante chuva, mas não muito acima da média. A diferença de 2010 é a menor intensidade em janeiro e em março, e mais intensas em fevereiro. Contudo, a temperatura continua bastante abafada durante grande parte do período da estação.

Dica do Nube: Relaxe no visual; contudo, sem descuidar da aparência. Lembre-se: você está em ambiente de trabalho. Por isso, é fundamental manter a sobriedade.

Pronto. Agora você já sabe em quais acessórios apostar e não precisa mais se abanar por aí. Boa sorte!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Conhece um mentiroso? Você é?

O vídeo reportagem da TV Nube ouviu especialista e dá dicas para não perder a credibilidade na carreira. (Veja ao fim da matéria)

Reportagem: Fernanda Martinelli
Imagens: Igor Castro

Situação 1: É dia de entrega de exercícios em sala de aula e você, por algum motivo, não terminou as atividades. Qual a desculpa? a) O cachorro comeu seu caderno. b) A empregada se confundiu e colocou sem querer na máquina de lavar c) Foi assaltado e levaram seu caderno, mas mesmo assim você havia terminado a lição do professor.

Situação 2: Você tem uma entrevista marcada para hoje e está inseguro se quer ou não a vaga. Alternativas: a) Liga e diz estar com problemas intestinais. b) Irá levar a mãe ao médico e, infelizmente, não dará tempo de comparecer. c) Espera o horário se aproximar, liga de casa e diz estar no trânsito, pois seu ônibus quebrou.

Achou absurdo? Esses motivos são inventados com freqüência por indivíduos mentirosos. Como um vício, você inicia com pequenas doses, algumas aplicadas até sem fundamento. Quando percebe, não consegue mais controlar e não há como sustentar tudo aquilo. O Nube indicará razões pelos quais esse caminho não é o melhor a ser seguido, independente do problema ou de quão complicado é o momento.

Já pensou se todas as suas lorotas fossem descobertas? Se bem contada pode trazer muitos benefícios momentâneos. Contudo, você poderá perder toda a credibilidade e respeito, sendo um verdadeiro exterminador de relacionamentos. Paula Figueiredo, da área de atendimento a empresas do Nube, revela: “Procuro manter distância, pois não é possível conviver com amigos assim. Na vida todos nós mentimos, algumas vezes de forma saudável, como ao ganhar um presente no qual você não gostou e afirmar o contrário”. Outro exemplo do cotidiano é alimentar a mente de uma criança, afirmando a existência de Papai Noel, ou esconder uma festa surpresa para um amigo.

Algumas pessoas, em uma fuga tão desesperada, chegam a se convencer com suas próprias fantasias, como é o caso de quem sofre de uma doença chamada “mitomania”. Formada em psicologia, a colaboradora do setor de treinamento do Nube, Yolanda Brandão, aborda sobre a questão: “Tal sintoma está geralmente associado a um quadro psicopatológico mais grave, como a depressão, TOC, entre outros. O tratamento adequado é procurar ajuda psiquiátrica e atendimento psicoterapêutico; porém, é importante não confundir uma pessoa necessitada de acompanhamento com um mentiroso”.

Um estudo organizado pela Opinium Research revela haverem muitas informações falsas na Internet, principalmente no Twitter. Segundo relatório, a cada cinco internautas, apenas um diz a verdade nas postagens do microblog. Indo mais além, cerca de 17% das pessoas do sexo masculino mentem, enquanto esse percentual sobe para 21% quando se trata das mulheres.

A mentira é utilizada pro diversas razões, seja por medo das conseqüências, insegurança ou baixa estima, por ganhos ou regalias, ou mesmo em caso de pressão. Ela já é cultivada desde o nascimento de uma criança, onde os pais a educam com afirmações como “não vai ali porque tem bicho”, “fala que eu não estou”, dentre outras.

Por isso, seja sincero. A realidade pode ser dolorida e amarga, mas é libertadora, principalmente quando se trata do ambiente empresarial.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Chefes durões: uma vantagem?


Gestores rígidos podem transformar funcionários". Acredita nessa afirmação? Saiba mais a respeito.


(Por Fernanda Martinelli para o Nube News)


Ao iniciar em uma vaga de estágio, a maioria dos estudantes tem receio de como será o comportamento de seu superior. Nesta matéria, o Nube indica motivos pelos quais uma pessoa exigente contribui para seu desenvolvimento.

Um estudo holandês mostrou razões pelas quais chefes mais durões podem ser, na verdade, uma vantagem: algumas pessoas desempenham tarefas melhor quando recebem broncas. Já para outras, ser tratada com raiva pode sufocar a criatividade. Qualquer excesso na convivência talvez seja entendido como bajulação, portanto, a educação e a etiqueta profissional devem prevalecer na interação.

Esse diferencial ocorre por conta do grau de “motivação epistêmica”, uma característica ligada à personalidade do trabalhador e ao ambiente de trabalho, revelando o nível de engajamento do funcionário e seu desejo de entender uma situação. Tendo esse ponto em alta, aproveita-se mais as broncas, comparando-se a quando se recebe respostas neutras. Com isso, novas idéias são geradas, mais originais e abrangentes.

Do contrário, interpretam a raiva do chefe como um sinal negativo, pensando ter seu intelecto inferior ao de seus colegas de trabalho.Em ambientes descontraídos, a mensagem está sujeita a ser interpretada mais corretamente, traduzida em pensamentos como “devo me esforçar mais”, por exemplo. Esse foi o caso de Bárbara Campachi, administradora de vagas do Nube: “Já convivi com pessoas assim. Tinha a maior preocupação em agradá-los e realizar as minhas atividades com muita competência e responsabilidade. A melhor forma é quando há um equilíbrio, sabendo agir em cada situação”.

Uma pesquisa feita pela empresa norte-americana Kenexa Research Institute revela 64% dos brasileiros satisfeitos com o desempenho de seus chefes. Segundo dados, 66% dos empregados acham seus superiores eficientes, e apenas 10% julgam o contrário. Já 80% diz ser tratado com respeito.

Dica do Nube: Se já existe um problema de relacionamento hoje, não espere seu gestor ter tempo de sentar com você e "discutir a relação". Analise sua postura diante dele e tente pedir um feedback claro de quais pontos você pode melhorar, para traçar estratégias de construção de um comportamento mais útil para a equipe.

Além de contribuir para a qualidade da empresa, seu desenvolvimento será maior se levar isso como um grande ensinamento. Afinal, você está na empresa para aprender, e são pessoas com esse perfil as mais indicadas para tal relacionamento.

Torça com moderação

Saiba quando o amor pelo time acaba interferindo nas vagas de estágio e no ambiente de trabalho.

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal de notícias Nube)



Início de ano, novos campeonatos, jogos agendados. Atire a primeira pedra qual torcedor fanático nunca sentiu raiva do comentário maldoso feito por um colega a respeito do mau desempenho do seu time do coração. Embora piadas façam parte do pacote, saiba com o Nube como lidar com essas situações sem pisar na bola.

Sempre há um colega provocador e muitas vezes esse fato de “pegar no pé” acaba não sendo tão amistoso. Por vezes, não damos conta de como esses ídolos são importantes para a outra pessoa e de como isso pode ultrapassar as barreiras da gozação. Dependendo do indivíduo, o gracejo pode gerar uma indisposição, se estendendo inclusive para o ambiente de trabalho.

A estudante Vanessa Guastaferro é fanática por futebol. Palmeirense e frequentadora de estádios, Vanessa vai uniformizada para a faculdade. Ela revela: “sempre tiro um sarro e até hoje não me pediram para parar, pois faz parte do contexto. Contudo, evito este tipo de conversa no escritório, para evitar rancores ou falta de colaboração dos demais”.

Lembre-se: Sua disposição para brincadeiras nem sempre é igual a do próximo. Antes de começar a amolar com detalhes negativos, preste atenção se o momento é adequado. Tentar mudar a preferência do amigo é uma declaração de imaturidade. No mínimo ele possui boas razões para dedicar a alma a uma torcida.

Caso você se enquadre nesse perfil, tome cuidado. Verifique se em sua empresa tais demonstrações de afeto são bem-vindas. Poupe usar a camiseta do seu time, colocar bandeiras, wallpapers, fotos, flâmula no escritório ou até mesmo parar de trabalhar para assistir a jogos e comemorar em voz alta o êxito na partida. Embora liberal, alguém da organização pode estar de olho e não gostar de suas atitudes.

Se no regulamento da organização houver a restrição de vestimentas em ambiente corporativo e você for mesmo assim com o traje, poderá ser demitido por insubordinação, caracterizando a justa causa.( art. 482 da CLT)

Em pesquisa realizada em 2010 pelo Datafolha entre os dias 26 e 29 de novembro, o Flamengo é o time de preferência de 17% do país, sendo o primeiro colocado no Rio de Janeiro com quase três vezes o percentual obtido pelo segundo colocado. O Corinthians, o escolhido de 12%, segue em segundo lugar. Foram ouvidos 11786 brasileiros em 390 municípios do país, com idade a partir de 16 anos.

A agressividade no futebol tem assustado ao mundo todo, principalmente quando se trata de torcidas organizadas. De acordo com dados contabilizados e estudados pelo sociólogo e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universo, Maurício Murad, baseado em jornais, revistas e rádios, nos últimos dez anos, 42 torcedores morreram em conflitos dentro, no entorno ou nos acessos aos estádios de futebol.

Segundo Murad, essa constatação deveria ser uma grande preocupação para um país que vai abrigar um grande evento como a Copa do Mundo de 2014. “Essa violência é uma preocupação para a Copa porque, de todos os problemas que a Fifa [Federação Internacional de Futebol] acompanha, e de tudo o que o caderno de exigências para a Copa do Mundo determina, a segurança pública é um dos principais”.

Dica do Nube: Ser flexível é uma competência fundamental quando você está no ambiente de trabalho. Na dúvida, antes de agir, se pergunte se vale a pena colocar o seu estágio em risco por causa de uma brincadeira. Tenha bom senso e saiba quando chega o limite.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e, agora também, no Facebook.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aulas gratuitas na rede

Para começar o anoe mpenhado nos estudos, o Nube apresenta cursos de graduação pela Internet.

(Escrito por Fernanda Martinelli para o Nube News)


Aonde você mora não há a faculdade desejada? Está sem dinheiro e não consegue bancar suas aulas? Os cursos superiores via Internet chegaram e dessa vez para ficar. Eles estão longe de ser uma novidade acadêmica, mas o grande nível de interatividade permitida pela rede permite graduações não-presenciais. O Nube explica vantagens em aderir a esse método.

Esse modo de ensino requer o mesmo esforço individual de qualquer empreitada similar, talvez até mais. O regime semi-presencial significa parte do tempo curricular a ser utilizado ao menos para as avaliações periódicas, podendo ocorrer quinzenal, mensal ou bimestralmente.

Outra característica das universidades eletrônicas ou e-learning é a possibilidade do professor e seus alunos se encontrarem em videoconferências , chats ou e-mail. Normalmente os cursos atuais são um misto de ambas as categorias com atividades em conjunto, exigindo reuniões virtuais e a maior parte da comunicação ficando off-line.

Segundo levantamento feito pelo Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (AbraEAD), em sua edição 2008, mais de 2,5 milhões de brasileiros estudaram com metodologias a distância no ano de 2007. Esse percentual aumenta a cada ano, e estados como Minas, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e Distrito Federal apresentaram maior índice. Para Antonio C. Valada Junior, administrador de vagas no Nube, “além do conforto, esse tipo de sistema otimiza nosso tempo. Conheço adeptos e a maioria recomenda”. Valada ainda recomenda: “Pesquisaria primeiro sobre a instituição, se é reconhecida em território nacional.Após matriculado, tiraria todas as dúvidas quando possível, assim como nas aulas presenciais”.

Se você está interessado em fazer cursos gratuitos, pode se animar. O Ministério da Educação criou em 2005 um programa chamado de Universidade Aberta do Brasil . Consiste em uma colaboração do Governo Federal com instituições superiores de ensino público, levando a capacitação técnica de se graduar por meio do ensino à distância. Apesar de o programa priorizar a capacitação de docentes oferecendo cursos de licenciatura, são disponibilizados também vários cursos superiores com o mesmo perfil em diversas áreas distintas.

Há outras maneiras de fazer faculdade grátis? Sim, com a ajuda de órgãos do governo ou de instituições filantrópicas, você não se preocupa em devolver o valor investido. Abaixo, separamos uma série de sites, auxiliando em sua inscrição para uma destas bolsas de estudos.

Programa de Financiamento Estudantil – Fies
CNPq
Fundação Estudar
Instituto Ling
Capes (apenas pós-graduação gratuita)
Cederj

Lembre-se: o requisito mais importante com o qual você deve se preocupar em cumprir é manter boas notas para não perder o privilégio. Agora só depende de você. Boa sorte!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Timóteo, uma cidade especial

Se você ainda não conhece, conheça a maior área de proteção da Mata Atlântica da região de Minas Gerais.

(Escrito por Fernanda Martinelli para o portal Nube)

Gostaria de curtir uma bela viagem nestas férias? O Nube separou uma dica imperdível: a 216 quilômetros de Belo Horizonte, Timóteo tem 36% de sua área ocupada pelo Parque Estadual do Rio Doce e outros 14% pela Área de Preservação Ambiental, protegendo a maior área de Mata Atlântica do Estado.

Garantindo o título de “Pulmão” da região do Vale do Aço, em Minas Gerais, 50% do total territorial do município é formado por área verde, considerada reserva da biosfera pela ONU e com cerca de cinco mil hectares. Os turistas garantem: vale a pena.

Aonde você se encaixa nisso? O Centro de Visitantes do Macuco, um dos portais de entrada do parque, oferece camping para 500 pessoas, restaurantes e anfiteatro. Além disso, é o principal acesso à trilha Lagoa Juquita, onde se faz um passeio muito bacana a pé por um caminho de quatro quilômetros intocáveis de floresta. Para tal travessia, você conta com o auxílio de dez monitores da própria comunidade, colocando à disposição informações sobre o ambiente.

Para quem não tem medo de altura, entre as atrações destacamos o Pico do Ana Moura, o ponto mais alto da região do vale, com 864 metros. Lá, são instaladas torres de transmissão das emissoras de rádio e TV. Também é considerado o ponto mais apropriado para a prática de saltos esportivos em razão das condições térmicas e velocidade do vento. Outros esportes, como montanhismo, rapel e trekking também são praticados.

Contribua para o turismo! Já nos transformamos em uma das “maiores indústrias" do mercado e devemos crescer muito ainda. Segundo o jornal norte-americano Miami Herald, de uns tempos para cá o Brasil se transformou no quinto melhor país para os turistas internacionais, apenas atrás da China, Estados Unidos, Marrocos e Argentina e à frente de países tradicionais como Espanha, França e Grécia. A média dos anos anteriores foi de cerca de US$ 4,3 bilhões, ou seja, apenas 0,6% do total mundial (estimado em US$ 710 bilhões).

Gostou? Fique por dentro das dicas do Nube e tenha assunto para impressionar durante os processos seletivos!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Sem dinheiro para estudar?

Fique atento às inscrições de cursinhos extensivos para 2011 e tenha sucesso na hora do vestibular.

(Escrito por Fernanda Martinelli para Nube News)

Quem não sonha em fazer uma faculdade? Esse é o objetivo compartilhado por muitos jovens interessados em trilhar uma carreira de sucesso na área de atuação desejada. Para tanto, uma preparação com antecedência é fundamental. Assim, você tem a chance de revisar e fixar as matérias para as provas ao longo do ano, garantindo um bom desempenho. Para não se descabelar na hora do vestibular, o Nube dá a dica.

O Cursinho 20 de Novembro já está com as inscrições abertas para o Extensivo 2011 com bolsas de estudos de até 100%. Para obter o desconto no valor da mensalidade, variando de 30 a 100%, é necessário o candidato passar por uma entrevista socioeconômica.
"Um dos mais importantes projetos desenvolvidos por alunos da FATEC. Ao priorizarmos estudantes advindos de famílias de baixa renda, provamos ser possível democratizar o acesso às universidades públicas com formação crítica e de qualidade", destaca Jackson Ferreira, Coordenador do curso.

Para preparar os alunos, é utilizado um material didático apostilado e aulas regulares. Somados, proporcionam uma perfeita harmonia entre conhecimentos e fixação do aprendizado por meio de exercícios. As aulas são ministradas por professores preparados pelas melhores faculdades como USP, PUC, Mackenzie, Fatec e Unesp. Além disso, conta-se ainda com seminários, plantões de dúvidas, aulas especiais de exatas, tabelas de orientação vocacional e exames simulados, dando uma noção de como está o aprendizado e a preparação para o vestibular.

As aulas serão ministradas em um local próximo ao metrô Tiradentes e Armênia, na Avenida Tiradentes, 848. Os descontos variam de 30 a 100%, dependendo da condição socioeconômica do aluno, em um total de 800 vagas. A mensalidade custa R$190, e as aulas podem ser durante a semana, no período da manhã, tarde e noite e também aos sábados.

Se você deseja ingressar no curso, não perca tempo! As inscrições já estão abertas e custam R$50. Os candidatos podem reservar sua vaga por telefone (11) 3105-5539 / 3101-6113, e-mail contato@vintedenovembro.com.br, ou se inscrever pessoalmente. Mais informações através do site www.vintedenovembro.com.br

Gostou da dica? Não se esqueça: durante os estudos, assista às aulas com o intuito de aprender, não decorar o conteúdo. Sucesso!

Você sabe quanto ganha um estagiário em nosso país?

(escrito por Fernanda Martinelli para o Portal de Notícias Nube)


O salário mínimo aumentou, mas e a bolsa auxílio do estagiário? Fique feliz, pois a média é superior à remuneração base de nosso país. Em um levantamento realizado pelo Nube com 16.328 estagiários entre 22 de março e 23 de abril de 2010, chegou-se à média geral de R$ 683,33. Todos os contratos foram assinados de acordo com as novas regras da Lei do Estágio, nº 11.788/2008.

Uma queda de 3,2% foi registrada com relação a 2009. De acordo com o presidente do Nube, Carlos Henrique Mencaci, uma das razões é a diminuição no valor pago aos alunos do nível médio. Estudantes de ensino superior recebem R$ 765,25. Já para o superior tecnólogo, a média é de R$ 702,40.

“Com R$ 517,70, o nível médio técnico foi o único com acréscimo nos valores, chegando a 10,81%. O aumento das atividades econômicas gerou um maior número de oportunidades”, explica Mencaci.

O ensino médio ficou com R$ 385,00, sofrendo uma redução de 8,55%. Uma das causas se deve ao artigo 17 da nova lei, pois limita a contratação dos jovens desse nível em apenas 20%. Dados da Associação Brasileira de Estágios –Abres apontam para apenas 3% de jovens estagiários, algo preocupante, pois, segundo o Inep/MEC, há no Brasil 8,3 milhões de estudantes. Isso ocorre devido à demanda ser muito superior à oferta, acarretando um menor pagamento por parte do mercado, explica Seme Arone Junior, presidente reeleito pela entidade. Conheça os dez cursos com as melhores bolsas-auxílio no Brasil:

Nível Médio Técnico:
1) Química: R$ 693,51
2) Técnico em Segurança do Trabalho: R$ 685,31
3) Construção Civil: R$ 620,83
4) Mecânica: R$ 615,93
5) Eletrotécnica: R$ 562,27
6) Edificações: R$ 562,24
7) Automação Industrial: R$ 548,35
8) Mecatrônica: R$ 543,95
9) Telecomunicações: R$ 536,56
10) Informática: R$ 511,74

Nível Superior:
1) Engenharia: R$ 1.022,30
2) Relações Internacionais: R$ 1.008,38
3) Economia: R$ 999,27
4) Química: R$ 897,45
5) Arquitetura e Urbanismo: R$ 896,35
6) Biblioteconomia: R$ 883,60
7) Nutrição: R$ 880,40
8) Estatística: R$ 864,70
9) Ciências Atuariais: R$ 817,61
10) Matemática: R$ 802,12

Nível Superior Tecnólogo:
1) Secretariado: R$ 958,98
2) Mecânica: R$ 906,03
3) Construção Civil: R$ 896,95
4) Mecatrônica Industrial: R$ 831,89
5) Processamento de Dados: R$ 791,03
6) Comércio Exterior: R$ 788,79
7) Gestão Ambiental: R$ 772,46
8) Tecnologia em Alimentos: R$ 765,00
9) Sistemas de Informação: R$ 655,00
10) Redes de Computadores: R$ 627,00

“O estudante precisa respeitar suas aptidões. Com isso, será um bom profissional e certamente terá reconhecimento financeiro em qualquer área”, afirma Eva Buscoff, analista de RH do Centro de Desenvolvimento Profissional - Cedep, recomendando não escolher a carreira por possuir maior valor de remuneração.“Busquei um estágio pela vontade de agregar o conteúdo aprendido durante as aulas”, afirma Rafael Prazeres, Analista de Vendas da empresa Total IP Telecomunicações.

Dica do Nube: coloque um valor mais baixo no seu cadastro. Desse modo, você não está desvalorizando seu potencial e sim se abrindo para mais oportunidades. Lembre-se: estágio é um ato educativo utilizado e oferece oportunidade de treinamento e aprendizado.

Prepare seu roteiro

Aproveite as férias para se divertir assistindo a algumas apresentações teatrais. Veja nossas dicas!

(Escrito por Fernanda Martinelli para o Portal Nube)


Você já parou para observar o mundo ao seu redor? Possui amigos bons contadores de histórias? Os melhores momentos de nossa vida são traduzidos na arte de fazer teatro. Quer assistir? Saiba com o Nube.

Coreografado pelo premiado mineiro Mário Nascimento, o espetáculo “Cabanagem”, realizado pelo Corpo de Dança do Amazonas, deve viajar por pelo menos 17 cidades no país. É baseado na histórica tomada do poder por movimentos populares de 1835 a 1840 na província do Grão-Pará. A estreia será em Fortaleza, dia 27 de abril, e terminará apenas em dezembro. Segundo a diretora artística do CDA, Monique Andrade, estão nesse roteiro São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Velho, Florianópolis e Porto Alegre.

Dica para Manaus: no próximo fim de semana, dias 8 e 9, o Teatro Manauara será o espaço da apresentação de um dos maiores clássicos modernos infantis: “As férias da família Shrek”, com o ogro mais irreverente e adorado do planeta. O espetáculo começa às 19h e os ingressos custam R$ 30 (meia-entrada).Com produção da Cia. de Teatro Metamorfose, a peça é uma comédia para toda a família. A abertura ocorrerá com duas horas de antecedência e no Foyer haverá uma programação infantil, com desfile, brincadeiras do Spikilik e outras surpresas.

Devido ao grande sucesso de bilheteria no Teatro Artur Azevedo na Mooca, a peça “Amigos Ausentes” agora inicia uma nova temporada no Teatro Augusta, em São Paulo. Com direção de Nilton Bicudo e texto de Alan Ayckbourn, a temporada inicia em 12 de janeiro e vai até 11 de fevereiro. A comédia pode ser vista as quartas e quintas, 21h, ou sextas às 21:30h, com ingresso de R$ 30 e R$ 15 (meia). É recomendada a partir dos 12 anos.

De acordo com Wagner Bezerra, do setor de treinamento e seleção do Nube,Mesmo nos momentos de lazer, enriquecemos nossa cultura assistindo a uma boa peça”. Segundo ele, “até as produzidas para darmos boas risadas nos agregam algo, pois satirizam o cotidiano e as relações humanas e nos levam a questionar nossa vida por meio dos personagens”. E complementa: “candidatos com teatro em sua bagagem cultural chamam a atenção do entrevistador, ainda mais se a empresa deseja alguém criativo e pensante”.

Nossa dica para os cariocas é o musical Paletó de Lamê - Os Grandes Sucessos (dos outros). Em cartaz até a data de 24 de fevereiro, a peça estará disponível às quartas e quintas, 21h30, no Teatro Municipal Café Pequeno. Com roteiro e direção de Sergio Módena, em parceria com Gustavo Wabner, os atores/cantores Erika Riba e Robson Camilo interpretam músicas populares e contam suas histórias particulares. Com isso, é traçado um perfil da década de 1970, momento de explosão de tais canções nas rádios brasileiras. O custo varia entre R$15 (meia) e R$30 (inteira), com idade a partir dos 18 anos.

Agora você não tem mais desculpa para ficar em casa de bobeira. Além disso, peças teatrais são um diferencial na hora de um processo seletivo.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Uma Luz Comunicadora

Já imaginou economizar em uma navegação na Internet por meio de lâmpadas?

(Escrito por Fernanda Martinelli para o Nube News)


John Pederson exibindo sua criação

Gostaria de receber acesso à Internet pelo simples fato de acender uma lâmpada e ainda economizar na conta de luz? Essa novidade está atualmente em prática nos EUA. O Nube apresenta um pouco mais sobre o projeto.

A tradicional comunicação por Wi-Fi foi trocada em seis prédios da prefeitura dos Estados Unidos por um novo transmissor de dados. Ao invés de ondas de rádio, o novo modelo utiliza apenas impulsos luminosos e é imperceptível aos nossos olhos. Ou seja, além de iluminar seus cômodos, você ainda ganha acesso à rede.

Conhecido como LVX, o sistema utiliza no lugar das iluminações convencionais, conjuntos de sensores e diversas lâmpadas de LED instaladas no teto, piscando com uma elevada freqüência, realizando a transmissão. Para tanto, os computadores recebem um aparelho fotossensível capaz de captar impulsos luminosos e convertê-los novamente em informação.

“Se a estabilidade e eficiência do sistema fossem comprovados seria um feliz consumidor desse novo sistema”, afirma Daniel da Silva, da área de desenvolvimento do Nube. E complementa: “cabos trazem muitos problemas logísticos. As redes sem fio atingiram certo nível de segurança e hoje se equiparam aos métodos convencionais. Ao usar o LVX, a redução de energia compensaria os gastos com a instalação e manutenção dos equipamentos”.

Além de prover o acesso dos computadores à rede, este procedimento garante uma iluminação muito mais eficiente e consome cerca de 36% da potência de um conjunto fluorescente. De acordo com seu inventor, John Pederson (foto), a primeira geração do produto é capaz de atingir velocidades de até três megabits por segundo.

Outra vantagem é o auxílio para a desobstrução das frequências de rádio, utilizadas em serviços como Wi-Fi, telefones sem fio, TVs e telefonia celular. O LVX começa a ser comercializado nos próximos dias.

Em 2011, segundo Pederson, a tecnologia será refinada para atingir velocidades maiores. A ideia é fechar parcerias com companhias de energia, vendendo sua invenção à assinantes de banda larga por rede elétrica.

De acordo com pesquisa da Petrobrás, em 2010 o Brasil bateu o recorde do consumo de energia elétrica, proveniente transformação de forças oferecidas pela natureza, atingindo cerca de 26,4% acima da média. Mesmo não fazendo uso desse método de redução de custos, contribua com o meio ambiente.

Faça sua parte!

Ansiedade

(Show case escrito por Fernanda Martinelli para o Portal de Notícias Nube)

Você tenta descobrir com antecedência as situações? Já se pegou pensando sobre o seu amanhã? Planeja dias antes qual roupa vestir? Costuma ter insônia por tentar prever as coisas? Uma coisa puxa a outra e a mistura complexa de preocupação, medo e apreensão é a causa formadora da ansiedade, afetando grande quantidade de pessoas em nosso século. “O futuro a Deus pertence”, como revela o dito popular. Contudo, o Nube separou conselhos para você lidar melhor com este “probleminha”.

Quem dera tivéssemos uma bola de cristal, ou conseguíssemos prever nossos dias. A impaciência geralmente vem acompanhada de sensações físicas como falta de ar, palpitações ou dores no peito, mas isso é absolutamente normal.Entretanto, sua ausência nos tornaria pessoas inconstantes, pois apesar de nos atrapalhar por diversas vezes, é necessário. Thalita Abrantes, do setor de seleção do Nube, compartilha esse mesmo pensamento: “Minha inquietação prevalece para apresentações ao público, onde costumo sempre segurar um objeto na tentativa de me acalmar. Contudo, por conta desse nervosismo, acabo me preparando melhor”.

O desejo de ter a vida sob controle e querer tudo perfeito traz como conseqüência uma mente acelerada, tornando-nos seres irritados. Começamos então a ver o mundo de forma pessimista. Nossos pensamentos se tornam negativos com relação a tudo, como se perdêssemos o controle.

Se não interrompermos essa cadeia de pensamentos, tal estresse psíquico desencadeará um quadro de depressão mais grave. O grau máximo da ansiedade é o transtorno do pânico, causador da sensação de morte iminente, desmaio ou de enlouquecimento.

Não deixe esse sentimento prejudicar sua saúde. Há como controlá-lo sem descontar na comida, com hábitos saudáveis como a pratica de atividades físicas, leituras e relaxamento respiratório. Yoga, acupuntura, massagem e outras terapias alternativas também podem ser ótimos aliados.

Este sintoma pode ser tanto hereditário como adquirido. Crescer em ambientes familiares agressivos ou rígidos demais pode desenvolver tais transtornos. Se você é extremamente ansioso deve tomar muito cuidado, pois de acordo com um estudo publicado recentemente na revista médica Britânica New Scientist, 25% das pessoas com esse mal estão propensas a desenvolver algum tipo de câncer.

Lembre-se: "No final, tudo dá certo. Se não deu certo é porque não chegou ao final". (Mario Quintana)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Museus: um passeio virtual

Já pensou em conhecer alguns museus sem precisar sair de casa? Veja agora as dicas do Nube!

(Escrito por Fernanda Martinelli para o Nube News)


Quem nunca fez algum tipo de coleção? Bolas de gude, latas, figurinhas, selos, revistas, CD’s, bonecos, etc. Com esse mesmo intuito de colecionar surgiram os primeiros museus. Você gostaria de visitar algum desses locais sem sair do computador? Veja as dicas do Nube.

Tais exposições abrigam grandes coleções de objetos, arquivos históricos e artísticos, científicos, entre outros, com enorme valor cultural. Boa parte desses acervos ganhou maior importância pela necessidade das pessoas em saber sobre a cultura de nossos antepassados. O melhor de tudo: com o avanço da nossa tecnologia, atualmente conseguimos ir aos mais importantes locais com um simples clique de mouse.

Para Luan H. Andrade, do setor de desenvolvimento do Nube, esta é uma boa opção para quem não tem tempo disponível. “Embora eu prefira ver de perto cada obra, uso a Internet para ter noção do ambiente e depois combinar de ir junto com os amigos”. A apreciação de tais artes é fundamental e conta como diferencial na hora de um processo seletivo.

Ficou curioso? O Nube dá a dica de alguns links nacionais e internacionais:
Museu Imperial – Petrópolis;
Louvre- Paris;
British Museum - Londres;
Museum of Fine Arts- Boston/EUA;
Museu de Arte Moderna - RJ;
Museu Histórico Nacional - RJ;
Museu de Arte Moderna - SP .

O Masp, em São Paulo, tem disponível um vídeo panorâmico (360º) da Sala Renoir e de todo o espaço de exposição. Pode-se dar um zoom na imagem ou obra que se deseja ver mais de perto.

Pronto. Gostou? Continue de olho nas matérias do Nube e ganhe pontos em suas dinâmicas.