terça-feira, 29 de junho de 2010

A Tecnologia Aplicada em Fotografias

Com a avançada tecnologia, as mídias impressas expõem cada vez mais fotografias cujo processo inclui também sua edição. Outrora não era assim. As fotografias expressavam fielmente o que era reproduzido, ou seja, havia credibilidade por parte do observador. Até aonde os modernos programas de edição de imagens contribuem neste processo? Quais seriam os limites de interferência?

Atualmente, os programas de edição de imagens como o Adobe Photoshop, Corel Draw, The Gimp e PhotoFiltre , dentre outros, são bastante explorados não somente por profissionais de design e editorias em geral, mas por amadores que desejam dar melhor qualidade às suas fotos. As alterações vão desde brilho e contraste, passando por corte e ajuste de cores até modificações mais diretas e precisas, como melhoria de peles – como rugas, estrias, celulites e manchas-, maquiagem digital, mudança na cor dos olhos e até mesmo redução ou ampliação de partes do corpo.

A edição de imagens está cada vez mais clara em revistas como a “Playboy”, que segue a linhagem masculina e exibe mulheres nuas. As modelos, mesmo que possuam corpos perfeitos, sofrem este processo de editoria. Cada detalhe deve estar perfeitamente ajustado para que agrade a visão do cliente. Porém, muitos perderam a credibilidade, pois já não se sabe o que há de verdadeiro e o que é, em linguagem popular, uma “montagem”.

Contudo, não é somente em mídias impressas que há a edição de fotografias. Cada vez mais se nota nas redes sociais imagens editadas por parte de seus utilizadores. Sites de relacionamento como o Orkut, o Facebook e o Fotolog, que permitem a exposição de fotos pessoais por parte do usuário, são reais exemplos. Não precisa ser “expert” no assunto para saber que a imagem foi alterada. Não se assuste se aquela pessoa que possui espinhas, vive com olheiras e tem a pele amarela postar uma foto em seu álbum em que ela esteja com a pele lisa feito pêssego, branquinha feito leite e com bochechas coradas. Caro leitor, ela não necessariamente fez tratamento de pele ou foi ao dermatologista de um ia para o outro. Foi, sim, uma das muitas pessoas que se aproveitou destes programas de editoria.

Não pense que qualquer um está apto para tal tratamento, pois esses programas devem ser utilizados com cautela. Algumas imagens, muitas vezes editadas por amadores, acabam por fugir da realidade. O modelo torna-se um boneco de cera, perde as feições, ou torna-se um verdadeiro fantasma. Ou seja, fica pior do que a imagem original.

O número de pessoas que faz uso desses programas é cada vez mais crescente. O mercado de trabalho, tal como a mídia, seja ela eletrônica ou impressa, exige profissionais que entendam destes recursos. Por isso, sempre que possível, explore tais programas. Com o avanço tecnológico e a condução das notícias para portais da internet, é explícita a necessidade de indivíduos competentes para tais funções.

Já fez o download?

quinta-feira, 17 de junho de 2010

The End of Heartache.

O sentimento de amar por vezes não se basta. Precisamos nos adequar às normas deste mundo, e eu não consegui, até então, lidar muito bem com isto. E é por tal motivo que hoje me retiro. Faço-me ausente visto que algo desconhecido me espera: Deixar-me-ei abduzir por seres de outro mundo. Não marquei horários, mas sei que estão a caminho. Sei que estou a um passo de, sozinha, me descobrir.
Não levarei escudos, nem armas, nem negativismo. Quero entender o que com os olhos não consigo enxergar, pois nem sempre o tangível é toda a verdade. Vou buscar entender, descobrir o que há por trás das coisas e comparar com tudo o que já conheço. Tarefa difícil esta de olhar com o entendimento.
Chegou a hora; a minha hora. Não posso mais adiar, devo seguir a trilha que me leva ao entendimento, a compreensão. Não quero sofrimento, basta de tristeza. Eles são criados por nós, e nós que nos guiamos para tal caminho. Estamos neste mundo pois tudo é um teste, um eterno aprendizado, em que nada morre, tudo se transforma. E eu preciso me transformar para então ser merecedora de todas as alegrias que me esperam.
Desejo alcançar a verdadeira perfeição. Caso eu não consiga, chegarei o mais perto disto possível. Sem pressas, sem manobras, sem limites. Cuidarei do meu jardim para que um dia você possa plantar e colher.
Estou esperando o momento. Minha mente será meu guia, e serei apenas eu de companhia.
Seja em Saturno, Marte ou Urano, seguramente farei uma ótima viagem. Já estão me esperando. E você, me espera?

(Seek me) For comfort, (Call me) For solace
(I'll be waiting) For the end of my and your broken heart .

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ah, a vida.

Será que esse é o caminho certo?

E só o tempo poderá me mostrar o que é o certo e o errado. E caio novamente neste velho tema: o tempo. É inevitável. Este monstro, que a tudo devora, passa irremediavelmente.
Como dizem por aí, a vida é doce. Aceito então, um pedaço dela.
Mudei muito com o tempo e devo admitir que atualmente faço para pegar uma grande fatia dessa torta de limão que é, ao mesmo tempo, doce a amarga. Talvez tentem me tirar do caminho..alguns passarão, outros “passarinho”. A cada golpe que eu levar eu voarei mais alto, pois afinal, “o que não mata engorda.” E Mc Donalds, ahhh...esse engorda muito.
Espero um vento soprar junto ao inverno por entre meu cachecol, de leve tocando meus cabelos rentes ao rosto. Este frio desperta nos seres vivos, e porque não em mim, certa ventania, que sussurra aos quatro cantos “mova-se”; “transforme-se”; “seja” ; “viva”, e por mais que eu relute, esta é a ordem.
Esta é a hora em que toda disposição exige uma ação. Um caminho se abre em mil direções e seguir reto é a pior escolha... se pá, a melhor. Ma quem provará o contrário?
O tempo sempre pede essa mudança de cenário, de habito diário e isto é o que nos traz conhecimento, e quando nada mais tiveres para aprender é porque chegou a hora de mudar outra vez.