sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Defendendo o Jornalista Com Meus Argumentos


Hoje, enquanto voltava da faculdade, e mesmo agora pouco fazendo trabalhos de variadas disciplinas (quase 2hs da manhã - sono) peguei-me pensando: Tolos os que pensam que o profissional que lida com a Imprensa possa ser um 'qualquer'. A questão é: se, no capitalismo tardio, a informação é estratégica ao ponto de mudar bilhares de pensamentos e manipular centenas de povos, quem serão seus mediadores? Os não-formados 'jornalistas de apartamento', que estudam livros e livros em casa e pressupõem capacidade de preencher NOSSA vaga? Enganados.
Neste ponto que quero chegar, pois é aí que o jornalismo assume função vital. E é por isso que estou interessada a discutir, altas horas da madrugada, este tema...conceitos e teorias não me deixam mentir. Com a convergência tecnológica, e a velocidade da informação com fluxos de velocidade cada vez mais acelerados, o profissional de imprensa precisa ter uma formação sólida e específica para assumir o papel de mediador. Em outras palavras, ele precisa ser um ESPECIALISTA.
É tal exemplo que eu adoro dizer: Ninguém gostaria de entrar em um hospital e ser atendido por um contador. Ou ser defendido no tribunal por um veterinário. Portanto, por que seria diferente com o jornalismo?
Em verdade, arrisco-me a dizer que, na atualidade, o profissional de mídia deve ser ainda mais especializado que um médico ou advogado. Da mesma forma, acredito que defensores da desregulamentação são os mesmos que lutam pelo controle do fluxo de informação nos megaconglomerados de mídia, e por isso não têm interesse que o espaço público seja mediado por profissionais coerentes e bem formados.

Em suma, para ser jornalista é preciso estudar jornalismo.

Agora...o que seguirei ? Não sei. Fotojornalismo?Ganhei um concurso. Assessoria?Estou atuando nisto. Escrever? É um dos meus fortes. Mas aonde entra a criatividade que penso ter? Na publicidade, que consigo resumir em 2 anos... no design, na editoração...e em variados cursos que seguramente farei. Um complementa o outro. Um só, não basta.

Este post foi mais um desabafo antes de pegar no sono. Amanhã é dia de compras...meu hábito inveterado.

BOA NOITE !

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Na Onda do Twitter

Resolvi aderir à moda do Twitter - não por vontade própria, mas por necessidade. Além de estar "por dentro" do que diz respeito à internet e suas criações, me vi tendo de fazer um twitter para assessoria de outra pessoa .
Mas não é que vicia? Entre uma "fuçadinha" e outra...eis que já coloquei fotos de template - o que pessoas da faculdade ficaram horas tentando e não conseguiram- e , diga-se de passagem, notei que isto será mais um artifício de forma a fazer-me perder tempo. Já não basta o orkut, o e-mail, o msn, e a necessidade de alimentar este blog?
Ehhh...é a tecnologia crescendo, e os profissionais de diversas áreas tendo de acompanhá-la. O Twitter nada mais é do que uma rede social que funciona como um microblogging, permitindo que usuários leiam e enviem atualizações de outros contatos. (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets").
Pelo que pude notar, neste serviço as atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial, RSS, SMS ou programa especializado. O serviço é grátis na internet, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefônica. é mole? Bom, não posso negar que foi algo bem bolado, mas também pode ser rotulado como 'perda de tempo'.
A não ser para artistas - e seus fãs- que queiram promover seu trabalho, anunciar shows, ou mesmo políticos, para que seus eleitores acompanhem o trabalho. Para anônimos, sei lá. Já existe tanta, TANTA coisa, que os mais leigos perdem-se de vez. A era digital está crescendo, e hoje em dia tudo é feito com base neste avanço. Sendo bem sincera, isto nada mais serve do que para alienar o povo, como forma de distração. E pelo visto, está dando certo!

E quanto ao avanço tecnológico e o jornalismo impresso? Qual futuro levará? Deixarei um pensamento no ar...mesmo porque este questionamento foi um trabalho para nota da faculdade, e prefiro não repassar minha teoria a ninguém...hehehe .Gosto da frase “O jornal vai dormir internet; a internet acorda jornal”. E isto é uma verdade... O jornal dorme internet pois absorve naturalmente, durante o dia, hardnews e features publicadas pelos veículos on-line. Ao passo que estes ainda não sabem como movimentar suas capas nas primeiras horas da manhã sem beber nas páginas dos impressos e suas investigações exclusivas.

ps: para os que tiverem interesse, o meu twitter é : http://twitter.com/nandaka

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

17/08/09 - Volta às Aulas ou Término das Férias ?


Esta é a questão.Não sabemos ao certo quais nossas expectativas...e eis que as férias prolongadas decorrentes desta gripe suína abundante chegou ao fim. Escolas públicas voltaram ao normal a partir da data de hoje, repondo o conteúdo perdido, e algumas com aulas também ministradas no período vespertino.
Redes particulares adotaram medidas mais ousadas como forma de prevenção: bebedouros foram substituídos por galões com copos descartáveis, gel desinfetante distribuído, bem como aparelhos de ar-condicionado foram desligados. Nesta segunda-feira, estudantes retornam ao convívio dos colegas em escolas e universidades de redes públicas e particulares.
Iniciar mais um semestre de aulas, em todos os anos, é um acontecimento singular. É uma mistura de farra, expectativa, preocupação, ansiedade... É o reencontro de colegas, novas amizades, novos professores, curiosidade sobre os estudos, promessas de estudar mais...
Aulas chatas, outras nem tanto. Professores exigentes, outros que quebram-galhos, colegas gente boa, outros insuportáveis. É assim com todo mundo, e estas podem ser preocupações menores. Afinal, quantas decisões, convicções existenciais, projetos de vida são moldados no período escolar. Vale lembrar que este é o grande ensaio da convivência social - seja o aluno universitário ou aluno do primário - , fazendo das diferenças uma riqueza e não um peso.
Quanto às minhas aulas, tenho algumas expectativas, algumas promessas de manter o foco, aconteça o que estiver acontecendo...mas quem não tem? Estou feliz por estar aonde estou, com o ensino que tenho, com brilhantes professores, e amigas incríveis (lê-se 'Larissa Peruccini'). Pontos estes que se tornam favoráveis quando na mente povoam pensamentos como 'provas', semanas corridas de estudo/trabalho, cansaço por não pregar os olhos durante muito tempo... A recompensa chega quando vemos o muito que batalhamos por estar aonde estamos...isto é o mais gratificante. A hora de correr atrás é agora. Temos saúde de sobra para isto..afinal, como diz meu pai, "esta é a idade". Pessoas que são algo na vida hoje, já passaram pelo que eu passei. Reclamaram, sim. Mas não se arrependem. Pois tudo isto passa voaaando...e sei que estou construindo meu futuro.

Boa aula pra todo mundo.

domingo, 16 de agosto de 2009

Você Sabe o Que é Ter um Amor, Meu Senhor ?

Esta noite, ao voltar de umas férias improvisadas na praia, eu me peguei pensando: Será que todos um dia saberão o verdadeiro gosto que se deve sentir ao amar ? Estarão todos realmente destinados a tal sentimento ?Amamos nossa família, nossos pais, irmãos, tios, primos, e porque não nossos queridos amigos. Mas quanto ao parceiro? Como descobrir se este é o par ideal? Como identificar o amor? E, afinal, sabemos nós amar? E este é o tema que desejo abordar...pois eu sim, encontrei.
Encontrei a pessoa na qual posso entregar todo o meu ser, tudo o que sou, e tudo o que quero ser. Pessoa esta que vejo no espelho, quando me olho. Pois não vejo mais a mim, e sim a ele. Ele sou eu - assim como eu sou ele.
Difícil é compreender para quem não sente. Difícil explicar quando palavras não expressam nem suprem a necessidade da imensidão a qual quero representar. Somente gostaria, neste singelo post, dizer o quanto estou feliz e realizada por ter um sentido para minha vida. Porque nada do que pensei ser na verdade era ou já foi algum dia; assim como nada do que imaginei ser, na verdade eu era. Pois agora sim, eu SOU. E o que sou, e o que virei a ser, devo a ele. A esta pessoa que representa razão, força, esplendor, carinho, paixão... amor. Representa o inteiro, e não a metade que eu seria sem tê-lo comigo. Representa o futuro. Mostra-me que nada do que pensei ser o amor, até então nada mais foi do que a vontade de amar, e de ser feliz. Pois o amor incondicional encontrei no hoje.
Não sei explicar a vocês. E desculpem-me fugir totalmente do real foco de meu blog, se é que alguma vez ele possuiu algum foco-padrão. Apenas é o desejo de libertar toda a felicidade que hoje sinto. Parece que minha missão foi cumprida. Encontrei uma verdadeira causa para dizer o motivo pelo qual vivo. Me sinto forte, sinto que tudo posso. Ao mesmo tempo sinto-me frágil, como se, sem ele, não fosse mais nada.
Com este post, desejo que vocês amem verdadeiramente, e que quando digam "meu amor", isto não seja mais um cumprimento de praxe, onde a gente fala 'tudo bem?', e sai andando sem nem mais olhar com quem se falou. Este erro não cometo mais. Às vezes penso que a boca que diz fácil "meu amor" simplesmente viciou, como se diz do cachimbo e a boca torta. "Meu amor..." - Estas palavras ressoam em alguns lábios vazios, ou mesmo em corações vadios que jamais sentiram o autêntico amor.

Mas não mais para mim - Eu te encontrei novamente, nesta vida. E espero que na próxima...e na próxima...pois não pararemos somente aqui.


Este post é pra você, Allan Maia - meu verdadeiro EU.