quinta-feira, 30 de julho de 2009

Dexter - O Lado Sombrio de Todos Nós

Ultimamente, há um seriado que tem tomado parte do meu tempo, me conquistando aos poucos... Indicado por uma pessoa muito especial, fui descobrir o porquê de possuir a referência de ser tão "bom".

Após ler o primeiro livro, fui em busca do seriado. Incrível: me surpreendi. Não que menospreze filmes, mas grande parte das obras que assistimos, convenhamos que deixam a desejar, comparadas aos livros antes publicados. Mas esta, não. A história modifica-se um pouco...(totalmente), mas não em sua essência... Ela ganha mais vida, com novos casos, momentos que nos surpreendem e que não fazem parte do livro. Foi incrível o pensamento do diretor ao elaborar tal trama, por sua ousadia ao aumentar a história, e o melhor: acertar !

Hoje, queridos leitores, indico a vocês: Dexter . Não sou de assistir seriados, e, para ser mais exata, este é o primeiro que me causou curiosidade de modo a assistir a segunda temporada - e que por sinal,está incrível. Para os que não conhecem a história, abordarei um pouco sobre ela:

Dexter pode ser encarado como um serial killer, porém, no seriado, a história faz questão de nos mostrar que ele é diferente. Todo justiceiro é meio psicopata, mas o papel do ator Michael C. Hall é um justiceiro apenas por acidente... ( quem quiser saber mais um pouco, continue lendo este parágrafo...caso contrário, aconselho pular para o próximo, pois não quero ser estraga-prazeres ... ) Prosseguindo: Adotado por um policial que acabou percebendo alguns anos depois o rumo que menino tomaria, foi forçado pelo pai adotivo a assumir um código moral bastante rígido, e examinar muito bem se suas potenciais vítimas mereceriam ou não algumas horas de tortura seguida por morte. O personagem talvez não fosse tão simpático sem o talento de Hall, mas acaba virando, no final das contas, uma mistura de Batman com serial killer. A gente torce por ele. É um Batman sádico, com sede de sangue... mas que você não teria problemas em ter como vizinho.


Esta é uma grande série que dá para perceber seu planejamento em um grande bloco, com continuidade impecável. Sem enrolação, tudo direitinho, nos mínimos detalhes. Tem seus defeitos, mas as virtudes são tão grandes que ao final dos 12 episódios da temporada a sensação de satisfação é tamanha que te deixa com um sorriso no rosto. Quer dizer, me deixou.

O fato da série ser tão coesa se dá ao fato de ter sido planejada como adaptação de um livro. Cada livro da série Dexter vai ser uma temporada, e essa é uma ótima idéia. O tempo de duração é exatamente na medida para a adaptação de um livro de tamanho médio, e funcionou muito bem...se fosse um filme de duas horas, com certeza o resultado não seria tão bom.

A narração em off é espetacular, e nos momentos em que ficamos mais próximos de Dexter - e sua extrema fragilidade - a série brilha. Em nota, ponho alguns pensamentos do personagem, para que tenham noção de quão carismático ele acaba se tornando.

Ah, uma observação..aos que vão assistir, notem o personagem Rudy...ou Biney...ah, deixa pra lá ...hahahaha...algumas pessoas sabem do que eu me refiro . (né, Biney?^^)


“Eu gosto de fingir que sou sozinho, completamente sozinho… Não existem segredos na vida. Apenas verdades escondidas, que ficam sob a superfície. E há anos estou flutuando na superfície da minha vida.”

“Não sei o que me fez ser o que eu sou. O que quer que tenha sido, deixou um vazio em seu lugar.”

“Todos escondem quem são pelo menos por parte do tempo. Às vezes, você enterra essa parte de si mesmo tão fundo, que precisa ser lembrado de que ela está lá. E, às vezes, você só quer esquecer quem você é de verdade.”

“Meu novo amigo pensou que eu não seria capaz de resistir à presa que ele deixou pra mim, mas eu resisti. Eu não sou o monstro que todos querem que eu seja. Não sou homem nem animal. Sou algo inteiramente novo. Sou algo com as minhas próprias regras.”

“Se os olhos são a janela da alma, a mágoa é a porta. Enquanto ela estiver fechada, é a barreira entre o saber e o não saber. Fuja, e ela continuará fechada para sempre. Abra e atravesse, e a dor se tornará verdadeira.”

“Não costumo compartilhar meus problemas com ninguém. Sigilo. Independência. Sempre consigo ver os problemas dos outros mais claramente que os meus.”


Pode-se notar este lado sombrio do personagem, mas ao mesmo tempo acabamos nos identificando com algmas falas e situações. É VICIANTE. Nos atrai - bom, pelos menos a mim..e ao meu namorado..e a minha mãe, que comigo assiste... e a alguns amigos... ASSISTAM VOCÊS !


Ps: Não estou ganhando comissão alguma, a indicação é por livre e espontânea vontade, com desejo de que apreciem o que é bom e bem elaborado.

Divirtam-se.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Prezados Brasileiros: Ganhamos Mais um "Jornalista"...

Na última terça-feira (07/07/09), nosso presidente estreou uma coluna , designada “O Presidente Responde”, e distribuída para 94 jornais impressos e abrangendo 65 municípios do país. Além de responder a três perguntas enviadas por leitores dos veículos cadastrados, Lula colhe sugestões. Dentre as três perguntas a serem respondidas, o presidente, em sua estréia, abordou sobre os gastos relacionados aos Jogos Pan-Americanos de 2007, realizado no Rio de Janeiro. Em resposta a coluna - cuja publicação será semanal-, o Lula, nesta estréia afirmou que governo federal teve de arcar com compromissos de estados e municípios o que, segundo ele, não ocorrerá com a Copa de 2014.